“O Google é conhecido por apoiar (inclusive financeiramente) uma série de iniciativas da comunidade que interessam ao gigante das buscas, e na última semana ficamos sabendo de duas novas iniciativas suas neste sentido.
A primeira é a doação anual de US$ 20.000 para o projeto Samba. Segundo Andrew Tridgell, um dos fundadores do Samba, os recursos vão permitir que mais integrantes do projeto possam participar de eventos conjuntos de desenvolvimento.
Mas a mais interessante, por tratar diretamente da questão do licenciamento de conteúdo, é a doação de US$ 30.000 para a Creative Commons. Embora boa parte dos serviços do Google possam ser prestados simplesmente usando os direitos de livre uso de trechos de textos e obras, a disponibilização de licenças que explicitamente definam direitos de redistribuição com certeza é do interesse deles. E o subconjunto das licenças Creative Commons que podem ser classificadas como licenças livres é do interesse de todos nós.
Mas vale lembrar que o emérito decano dos criadores de licenças livres, Richard Stallman, considera inaceitáveis as licenças Creative Commons, e rejeita o Creative Commons como um todo.”