“
BOSTON, MA - 13 de Junho de 2006 - A Fundação Gnome está oferecendo USD$9000 para estudantes mulheres como meio de promover a participação de mulheres no desenvolvimento do GNOME. O dinheiro é originado da participação do GNOME no programa do Google 'Summer of Code' (code.google.com/soc/), para o qual desenvolvedores do GNOME serão mentores de 20 estudantes que trabalharão durante o verão do hemisfério norte em projetos relacionados ao GNOME. Este ano o GNOME recebeu 181 propostas para o programa do Google, nenhum deles de mulheres. Por este motivo, a Fundação GNOME escolheu reinvestir o dinheiro proveniente da contribuição do Google em um novo programa com o intuito de aumentar a participação das mulheres no GNOME. O programa não tem vínculo oficial com o Google.
'O Software Livre se orgulha por ser aberto a qualquer pessoa bom boas idéias, mas hoje menos de 2% dos desenvolvedores são mulheres. Nós, como uma comunidade, precisamos trabalhar ativamente para mudar esta estatística, e programas como este são necessários para que isso seja possível.' diz Hanna Wallach, uma desenvolvedora do GNOME envolvida em diversos projetos para incentivar mulheres a participar do desenvolvimento de Software Livre.
O Women's Summer Outreach Program está agora com suas incrições abertas para estudantes mulheres. As estudantes aceitas receberão USD$3000 para se dedicarem ao GNOME por um período de 2 meses. Uma lista de projetos pode ser consultada em www.gnome.org/projects/wsop/, e novos projetos também são encorajados. Os projetos devem ser diretamente relacionados ao GNOME, ou indiretamente via projetos como Gstreamer ou Abiword. Cada estudante terá um mentor durante o período do programa.
Vincent Untz, membro do board da Fundação GNOME e coordenador do time do GNOME para o 'Summer of Code' do Google, explica: 'Muitas mulheres têm o conhecimento necessário para contribuir para projetos de Software Livre mas não vêem uma oportunidade de começar. Com este programa, não somente queremos dar maior visibilidade a questão, mas também esperamos que esta oportunidade ajude mais mulheres a se envolverem no desenvolvimento do GNOME a longo prazo.'
As propostas devem ser enviadas através de formulário online em www.gnome.org/projects/wsop/. Mais informações sobre como propor trabalhos podem ser encontradas no mesmo endereço. ” A nota foi enviada por Fernanda G Weiden (fernandaΘsoftwarelivre·org), que acrescentou este
link da fonte para maiores detalhes.
O jeitinho artíficial pra aumentar a calobaraçào das mulheres !!
Bom, hoje em dia vemos todas essas politicas de cotas, mais uma pra me desgostar !