Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

GNOME completa 10 anos nesta quarta-feira

Longa vida ao GNOME! "Queremos desenvolver um conjunto livre e completo de aplicativos e ferramentas desktop amigáveis, similar ao CDE e KDE mas baseado inteiramente em software livre". Estas foram as linhas iniciais do e-mail de Miguel de Icaza anunciando o GNU Network Object Model Environment, que todos nós conhecemos como GNOME, há exatamente 10 anos, em 15 de agosto de 1997.



O fato foi noticiado aqui no BR-Linux, na época - quando ainda havia uma forte razão ideológica para justificar o início do projeto, já que o KDE era fortemente dependente de um conjunto de bibliotecas proprietárias. Um dia ainda encontro os arquivos dos anos iniciais do site e publico para que possamos rever estes dias do passado ;-)

Saiba mais (osnews.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Sou_Troll!!!
acho muito interessante: acho muito interessante notar que o mesmo desenvolvedor que critica as bibliotecas proprietárias do KDE e quer um ambiente 100% livre há 10 anos agora desenvolve o Mono.

Sinceramente, não sei o que dizer desse sujeito.
Comentário de cajahyba
Não é necessáriamente ruim: Diga que ele e sua equipe estão fazendo um ótimo trabalho. Afinal, o .Net não é de todo uma má idéia. Miguel e sua equipe apenas permitem que aplicações que somente rodariam no SO proprietário rodem também no GNU/Linux.

Não devemos pensar que o .Net não irá crescer (ou crescerá pouco) no mercado. IMHO, eu agradeço por eles ajudarem a diminuir a distância entre a quantidade de aplicativos para MS Windows e os Unix Like.
Comentário de Icozinha
Quem falou de Mono aí no: Quem falou de Mono aí no meio? É GNOME! Tá certo que o Icaza já deu uma forçada de barra ali querendo reescrever o GNOME com o Mono ... o que o pessoal não gostou muito. ;)
Comentário de nemesis
por falar nisso, eis a outra: por falar nisso, eis a outra razão ideológica por trás do GNOME: ser um Desktop Environment moderno para Linux escrito na linguagem dos *nix -- C --, ao invés do C++ adotado pela M$ e pelo KDE. Lamentável que interesses excusos teimem em puxar sardinha para java, .net e outras máquinas virtuais...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de terramel
Nao confio de jeito nenhum: Nao confio de jeito nenhum no Icaza. Ele se vendeu e virou a putinha do Ballmer.

Porra! Icaza é nome de privada.... O.o

--
http://terramel.wordpress.com
Comentário de lucas_de_marchi
C++: Desde quando C++ não é uma linguagem *nix. Grande parte das ferramentas *nix são escritas em C++. O gnome e a gtk tem boa parte escrita em C, mas temos os wrappers das bibliotecas para C++, que usa "apenas" C++, ao contrário da QT do KDE, que extende a linguagem [http://sigslot.sourceforge.net], necessitando de um preprocessador (moc).
Comentário de Salvador Camino
Parabéns: Parabés ao gnome e a equipe de tradução por nos proporcionarem ele em português.
Comentário de nemesis
Stroustrup trabalhava para a: Stroustrup trabalhava para a Bell Labs ao lado dos pais do Unix, mas nessa época Unix já era C demais. A popularidade de C++ só foi alcançada quando a M$ passou a usá-la para suas APIs mais populares nos anos 90. e de lá pra cá só decaiu...

wrappers são chatos tanto em C++ quanto em python ou qualquer outra linguagem. Especialmente por quase nunca estarem atualizados com a implementação oficial em C...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de slithie
"escrito na linguagem dos: "escrito na linguagem dos *nix -- C --, ao invés do C++ adotado pela M$ e pelo KDE"

Não faz o mínimo sentido o que tu escreveu...

A API do Windows tanto win16 como win32 são escritas em C. não C++

A única coisa que a microsoft fez foi uma porcaria chamada MFC que é em C++ e que ela nem usa... e ja abandonou de vez e prol do .Net.




Comentário de nemesis
essa porcaria foi uma das: essa porcaria foi uma das maiores responsáveis pela popularização de C++ nos anos 90. Certamente a M$, como todos, começaram com C.

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de ZatrazZ
Só um ponto: o: Só um ponto: o metacompilador do Qt (moc) no final gera código C++ que é compilado em todos os compiladores suportados pela plataforma (ele não é uma extensão da linguagem) e ele não tem relação direta com o projeto que você 'linkou' (http://sigslot.sourceforge.net). No final ele usa mesmo "apenas" C++.
Comentário de Clésio Luiz
Parabéns: Eu pessoalmente uso e prefiro KDE, mas vejo méritos na proposta do Gnome de ser um gerenciador moderno e ser fácil de usar.

Mas como já disseram, é uma pena que o cara que deu o pontapé inicial no projeto agora ajude a MS de forma tão descarada.

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de popolony2k
Vc está falando ....: ...da MFC (M$ Foundation Classes) ??? Porque a Win API continua C puro.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Engano seu...: ...a MFC é a forma "orientada a objetos" da Win API e continua sendo desenvolvida.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de utopico
Parabéns: Parabéns!
Comentário de 1berto
"...da MFC (M$ Foundation: "...da MFC (M$ Foundation Classes) ??? Porque a Win API continua C puro." Aqui faço minhas suas palavras.
"...a MFC é a forma "orientada a objetos" da Win API e continua sendo desenvolvida." Aqui discordo ligeiramente, apesar de que
tem o direito de me jogar na fogueira, como a maioria faz qdo
digo o seguinte absurdo: C tb pode ser orientado a objetos, OO
eh filosofia e pode ser mais ou menos promovido por esta ou
aquela linguagem e mais ou menos usada por este ou aquele projeto
qualquer q seja a linguagem, sendo que obviamente eh muito mais
logico e facil usar uma linguagem com alto nivel de "promocao de OO" quando se decide programar com OO.
EM GERAL, EM GERAL, EM GERAL projetos de sucesso "de alto nivel"
usam mais OO e projetos de sucesso "de baixo nivel" usam menos
OO..,

Comentário de popolony2k
É verdade quanto a C poder ser orientado ...: ...a objetos, mas quando eu citei sobre a MFC ser orientada a objetos, digo ser orientada a objetos em uma linguagem realmente orientada a objetos (com os conceitos de herança, polimorfismo e outros da OO), como C++.

A Win32 API é um exemplo de que C pode ser orientado a objetos.


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004