Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Gil, o ministro hacker, tem uma solução para reduzir violência em favelas


“Que outro país tem um ministro de Estado que se declara hacker e é autor de uma obra sobre a Internet? E agora ele tem até uma solução para reduzir a violência urbana. Segundo o Terra, "O ministro da Cultura, Gilberto Gil, afirmou, na noite desta segunda-feira, que a Internet está contribuindo para a redução da violência nas favelas do Rio de Janeiro."


"Tropa de Elite, osso duro de roer ..."


"O ministro contou ainda que tomou conhecimento de um casal de namorados que só se conheceu por causa da Internet, pois os dois moravam em comunidades dominadas por traficantes rivais."

Segundo a reportagem, Gil explicou que o surgimento de dezenas de lan houses em áreas carentes atrai os jovens e os afasta do tráfico de drogas. As declarações foram feitas após um debate sobre novas tecnologias no Circo Voador, no centro do Rio de Janeiro.

Ele disse ainda que as lan houses estão facilitando a comunicação entre moradores de áreas dominadas por facções criminosas diferentes. "As lan houses estão quebrando essa lógica porque as pessoas estão utilizando a privacidade que é proporcionada, passando por cima de todas as barreiras", afirmou.”


Enviado por Helge Panzer Kampfwagen - referência (tecnologia.terra.com.br)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Beco
Isso!: Muito bom, continue assim, ministro. O homem é um HACKER!!!!!!!!
Comentário de silveira
Fenômeno: É realmente um fenômeno interessante.
Eu conheço vários casais que se conheceram pela internet, mas não moravam em favelas isoladas pelo tráfico. Hoje alguns estão até casados.
As Lan houses em periferias é um fenômeno inegável e portanto deve ser estudado.

--
Silveira Neto
silveiraneto.net
eupodiatamatando.com
Comentário de suxsys
Inegavel...: Devemos reconhecer que a tecnologia abre as fronteiras do mundo para os problemas sociais. O conhecimento (se bem utilizado) adquirido pela internet remete a quebra dos limites geograficos e problemas encontrados por pessoas carentes, é sim uma forma de desenvolvimento cultural, falta agora saber se vão investir nisso ou apenas deixar crianças roubando pelo computador (GTA e etc) ou se aperfeiçoando.

Tudo depende de como pretendem trabalhar com essa otima ferramenta, alias, sempre foi esse o problema. =P

// Penso, logo comento //
Comentário de Anômalo
Controle ao tráfego:
"As lan houses estão quebrando essa lógica porque as pessoas estão utilizando a privacidade que é proporcionada, passando por cima de todas as barreiras", afirmou.


Privacidade? Em breve quem controla o tráfico de drogas vai controlar o tráfego de rede também.
Comentário de bode
De uns tempos pra cá: De uns tempos pra cá computador virou "a solução de todos os males" no Brasil... O índice de assaltos é alto? Computador popular! Tráfico usando crianças? Vamos dar computador pra elas... PQP!

Lanhouse como solução da violência? Sei. Com a gurizada jogando GTA e Counter Strike quase que 24h/dia. Sei...

É triste ver que o mais básico do básico, que é uma escola decente com livros e cadernos (sim LIVROS E CADERNOS) professores capacitados e condições mínimas do aluno poder ir para a escola com segurança ninguém se mete a besta para garantir. Ao invés disto ficam torrando dinheiro com projetos que não passam de projetos e nunca se concretizam.

Eu fui educado da maneira tradicional e acho que é assim que deve ser. Custa menos e garante mais. O que vier a mais, é um "extra" e não poderia ser visto como o principal.

Declarar que Lan House afasta do tráfico de drogas foi a piada do século! Vai ver foi fruto de alguma sequela...
Comentário de Clésio Luiz
Eu concordo com vc em parte: Falta sim infra-extrutura nas escolas e condições básicas de ensino. Mas o ministro tem razão quando diz que lan-houses ajudam a afastar os jovens das drogas. Jogar CS pode não ser a coisa mais edificante do mundo, mas não tem comparação com crianças passando o dia na rua expostas à balas perdidas e recrutamento para o tráfico. Fora que, gastando dinheiro com CS e internet sobra menos tempo/dinheiro para o jovem se tornar um consumidor de crack e maconha.

Eu conheci a maioria dos meus amigos atuais em locadoras de videogame. Temos uma amizade que já dura mais de 15 anos. O ambiente desses locais é relativamente bom, pois lá dentro não tem ninguém te oferecendo um "burrinho" (cigarro de maconha).

O maior problema na educação de crianças, na minha opinião, é que 99% dos pais relegam a educação dos filhos à escola e a tv/computador. Obviamente que a coisa não é por aí, pois esses "professores"(os amiguinhos de escola e os programas de tv) ensinam o contrário do que os pais acham que os filhos devem aprender. Só quando a maioria dos pais pararem de ser negligentes com a educação dos filhos é que a coisa vai andar.

"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de Paulo Pontes
Sim, O ideal seria a: Sim, O ideal seria a gurizada estar praticando esportes e estudando. mas em uma lanhouse se ele não está fazendo nada construtivo, pelo menos não está sendo aliciado pelo tráfico.


Comentário de tudobem
Tudo bem, mas...: Olá,

Tudo bem, mas quem é aliciado pelo tráfico não tem dinheiro para ir em Lanhouse. A menos que vendam drogas para pagar a Lanhouse.

Me parece meio irreal. Esses meninos e meninas carentes nem conseguiram entrar em uma Lan House.

E uma pergunta: Será que as Lanhouses conseguem sobreviver bem em uma favela ou bairro pobre? Seria um ótimo alvo para asaltos.

Em que mundo voces vivem?
Comentário de edempoa
Pode parecer preconceituoso,: Pode parecer preconceituoso, mas eu simplesmente DUVIDO que quem acha que uma lan house não tenha poder de impedir que as pessoas sejam levadas para o tráfego conhece a realidade das periferias das grandes metrópoles de uma forma mais direta do que a tela da televisão.
Comentário de edempoa
Agora falando das coisas: Agora falando das coisas não-tão-sérias:

1- O mais interessante é ter específicamente um Ministro da CULTURA Hacker;

2- Poucas pessoas neste país teriam mais embasamento para falar dos fatores que levam alguém a usar drogas do que o Sr. Ministro, então não vou ousar discordar dele huahuaha
Comentário de Dyego Sousa
O que você sugere?: Que deixe de prosseguir com a inclusão digital por uma possível interferência do tráfico, que pode ser combatida?
Comentário de alsampaio
Oportunidade: Quando penso em Internet, logo me vêm à cabeça uma palavra: Oportunidade.

Quantos aqui não tiveram suas vidas revolucionadas pela internet pois tiveram à sua disposição, com um clique, a toneladas de informação e novas possibilidades para aprender e fazer o que de outra forma não seria possível?

De nada adianta argumentar que o dinheiro poderia ser gasto com livros educacionais, pois de nada serviria. De nada adianta fazer escola sem ter a possibilidade de acessar informações através de uma biblioteca ou por computadores. De nada adianta dar educação sem dar oportunidades.

Em tempos onde há tanta demanda no mercado por mão-de-obra especializada em tecnologia, que outra coisa melhor para investir que não o acesso da população à informática?

É o passo certo a ser dado, ao meu ver.
Comentário de alsampaio
Oportunidade: Quando penso em Internet, logo me vêm à cabeça uma palavra: Oportunidade.

Quantos aqui não tiveram suas vidas revolucionadas pela internet pois tiveram à sua disposição, com um clique, a toneladas de informação e novas possibilidades para aprender e fazer o que de outra forma não seria possível?

De nada adianta argumentar que o dinheiro poderia ser gasto com livros educacionais, pois de nada serviria. De nada adianta fazer escola sem ter a possibilidade de acessar informações através de uma biblioteca ou por computadores. De nada adianta dar educação sem dar oportunidades.

Em tempos onde há tanta demanda no mercado por mão-de-obra especializada em tecnologia, que outra coisa melhor para investir que não o acesso da população à informática?

É o passo certo a ser dado, ao meu ver.
Comentário de MaxRaven
Vou atravessar o samba do GG: Olha, eu conheço bem o quadro de lan houses em locais de risco, tanto é que tive de sair da capital para voltar a morar no interior. Adivinhem quem é o socio-majoritario de muitas dessas lans? O traficante.
Adivinhem qual a maior fonte de lucros desses estabelimentos? As drogas. Inclusive carros com giroflex sempre passam por por esses locais, cumprimentam os donos do estabelecimento e saem com as mãos cheias.
Estou generalizando? Em partes, pois só conheci 3 que se encaixam neste perfil e em todas ocorre isso, duas delas, inclusive, são do mesmo dono.

Outra coisa, o Gil fala muito, mas faz pouco, inclusive na area dele, onde está o IPHAN para preservar os predios historicos que pertencem ao proprio governo? Nem falo dos particulares, que dependem do dinheiro dos proprios donos para manter a preservação. Onde está o Bolsa-Familia Cultural prometido por ele, que englobaria livros e outros produtos culturais para familias atendidas pelo programa principal?

Me desculpem, mas o ministro está mais para cracker do que para hacker, só dar uma olhada nos gastos do gabinete, o cartão de credito do ministerio (a.k.a Alegria, Alegria) tem sempre uns gastos estranhos, pouco convencionais. Sem contar a viagens oficiais, em que coincidentemente o Ministro vira musico e acaba levando uns dolares para sua conta pessoal.
Mas quem sou eu para falar da atuação do ministro GG, melhor perguntar para quem realmente faz cultura no Brasil, Paulo Autran tinha muito a falar, e falou, pena que não está entre nós para falar mais e mais.
http://www.maxraven.info

Comentário de alsampaio
Oportunidade: Quando penso em Internet, logo me vêm à cabeça uma palavra: Oportunidade.

Quantos aqui não tiveram suas vidas revolucionadas pela internet pois tiveram à sua disposição, com um clique, a toneladas de informação e novas possibilidades para aprender e fazer o que de outra forma não seria possível?

De nada adianta argumentar que o dinheiro poderia ser gasto com livros educacionais, pois de nada serviria. De nada adianta fazer escola sem ter a possibilidade de acessar informações através de uma biblioteca ou por computadores. De nada adianta dar educação sem dar oportunidades.

Em tempos onde há tanta demanda no mercado por mão-de-obra especializada em tecnologia, que outra coisa melhor para investir que não o acesso da população à informática?

É o passo certo a ser dado, ao meu ver.
Comentário de Sérgio Sakakibara
maconha e solução para reduzir violência em favelas: O Cantor Ministro afirmou em entrevista à Folha que deixou de fumar maconha aos 50 anos.

http://www.gilbertogil.com.br/sec_news.php?page=13&id=78&language_id=1

Foi quando começou a fazer política, caminho que nunca deveria ter trilhado. Fui um dos 10.000 votos que êle fez como vereador em Salvador. E foi só o que êle fez, 10.000 votos, e mais nada como vereador.

Como Ministro cantou bastante, inclusive em eventos oficiais, vendeu muitos discos, e fez, e falou muita besteira, esta foi mais uma.
Fraseado criativo, daria um bom "rap de roda" mas jamais uma política de inclusão social, como o colega falou anteriormente, computador não é panacéia, não serve como utopia "pós queda do muro de Berlim",
pós governo Lula.

Erik Felinto tem bons artigos a respeito deste iluminismo cibernético.

Como administrador cultural perdu uma bela oportunidade de reformar a Lei Rouanet, foi servil aos Centros Culturais dos bancos públicos e privados e aos grandes oligopólios da cultura.

Os Pontos da Cultura, merecem, como as ONGs uma fiscalização urgente, a UNE (leia-se PC do B) aparelhou umas quantas.

Nosso bom cantor deveria voltar a fazer musica de uma vez, este é o chão dele.

Comentário de nascimento
Casais se conhecendo pela net...: Este casal da foto se conheceu pela net também ??
Igualdade e liberdade viva !

C.N.
Comentário de deysonthome
O traficante pode ser sócio: O traficante pode ser sócio da lan house...........Ele manda colocar lan house no morro para poder negociar droga usando pc da lan house.....


Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de Anômalo
Sem sugestões: Que continuem com a inclusão digital. Só não achei válido o comentário sobre privacidade.
Comentário de Arthur
Falou e disse!: Falou e disse!
Realmente lan houses não são dos melhores lugares para uma criança aprender, porque simplesmente o lugar para isso é PRIMEIRAMENTE a escola, que neste país deve ser uma das últimas coisas que passa pela cabeça dos (des)governantes. Deixam a educação pública a cada dia mais sucateada e agora vêm com esta conversa de Internet pra cá, computadores pra lá, como se um OLPC da vida fosse fazer algum milagre com a educação... A educação neste país só vai melhorar alguma coisa, e só existirá uma base para se investir em projetos como o OLPC quando pelo menos o básico for oferecido para o povo, senão, na minha opinião, fica-se só na conversa.
O bom mesmo seriam escolas que pelo menos dessem O MÍNIMO de condições para os alunos estudarem de verdade, e não só condições para estudarem, mas também que quando terminassem seus estudos tivessem condição de levar uma vida digna trabalhando honestamente, coisa muito difícil neste país hoje em dia...
Comentário de hamacker
Nao concordo.O melhor lugar: Nao concordo.
O melhor lugar para a criança aprender é em casa, DEPOIS a escola. Foi na escola que aprendí que tinha um jogo proibido para Atari (x-man), foi na escola que fui abordado por gays-pervertidos, foi na escola que me ofereçeram drogas, foi na escola que quase repetí a 7a serie por matar aula para jogar flipperama (maldito choplifter e tiger helli). A época da escola (anos 8x) também foram memoráveis, mas se não fosse a educação de casa já teria me perdido a muito tempo.

A escola é boa para ensinar matematica, portugues e estudos sociais, mas não vai ser ela, nem lanhouse, ministro e o que estiver para vir que vai ensinar seu filho a não ser traficante, usar drogas, botar fogo em mendigos e as coisas odiosas que vemos por aí. A responsabilidade é dos pais, se não quer essa responsabilidade, tampouco tenham filhos.

Deviam incluir na grade curricular das escolas a árdua tarefa de pai e mãe, quem sabe a próxima geração seja mais responsável porque a hodierna tá um caos.
Comentário de thotypous
Tor: Para isso existe o Tor!
Comentário de Atraído
Atraído pelo computador: Não precisamor ir longe para ver "O mito do computador" ajudar as pessoas a se superarem. Eu posso dizer que nasci em uma família "quase estável", numa cidade pacata do interior cearense. De alguma forma comecei a beber aos 16 anos, quase fico viciado...Até que aos 18 anos ganhei um computador. Fiquem tão fascinado pela aquela máquina que esqueci os motivos que me atraiam às ruas, aos bares...só não esqueci das mulheres (heheheheheheheh).

Sério, o computador abre possibilidades que pode ser desde a atração direta por compreender a máquina até as possibilidades de comunicação multimedia e imediatas. Sem falar que a necessidade de saber ler para utilizar o computador vai motivar muito mais pessoas a aprenderem ler (já que muitas vezes a escola não sabe cativar os alunos).

É claro, podemos usar os computadores para mal, mas aí que entram o bom senso dos adultos para orientarem a garotada nessa jornada maravilhosa de exploração e conhecimento. Ah, os adultos que insistem em ficar longe dos computadores precisam sim aprender a utilizá-lo, isso até mesmo para levarem suas experiências em relações reais para relações pessoais.

Bom, quanto às críticas destrutivas ao ministro em alguns comentários, na verdade, às vezes eles são úteis. Por isso, continuem criticando (inclusive com críticas destrutivas moderadas) e ajudando a levar o debate para outros lugares que não apenas esse espaço.

T+










BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004