Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Gerenciador de arquivos Thunar

O Thunar é uma boa opção para quem precisa de um gerenciador de arquivos leve e de fácil uso. Já experimentei vários gerenciadores de arquivos no Linux, e até então, nenhum deles tinha satisfeito minhas necessidades. O Nautilus e Konqueror, apesar dos muitos recursos que possuem, são pesados para a hardware limitado que tenho em casa. O ROX-filer e o Xffm são leves, porem suas interfaces são confusas e pouco ergonômicas.  



Resolvi experimentar o Thunar, o gerenciador de arquivos da próxima versão do XFCE. O Thunar ainda está na versão 0.3.0 beta. Em duas semanas de uso, não me deparei com nenhum bug, o que me leva a crer que a versão final será bastante estável. Não cheguei a fazer um benchmark, porem ele usa bem menos memória que o Konqueror e o Nautilus, e sua velocidade tem agradado bastante. Sua interface é parecida com a do Nautilus, o que a meu ver é um ponto positivo.  

Se alguém quiser tentar o Thunar, segue um passo a passo de como instalá-lo no Xubuntu a partir dos seus fontes. Não garanto, mas é provável que este script funcione nos outros sabores do Ubuntu.  



wget http://thunar.xfce.org/download/releases/beta1/Thunar-0.3.0beta1.tar.bz2
wget http://thunar.xfce.org/download/releases/beta1/exo-0.3.1.6beta1.tar.bz2
sudo apt-get install libexo0.3-0 libexo0.3-dev
tar xfj exo-0.3.1.6beta1.tar.bz2
cd exo-0.3.1.6beta1
./configure --prefix='/opt/xfce' ; make ; sudo make install
cd ..
tar xfj Thunar-0.3.0beta1.tar.bz2
export PKG_CONFIG_PATH='/opt/xfce/lib/pkgconfig:$PKG_CONFIG_PATH'
cd Thunar-0.3.0beta1
sudo apt-get install libxml-parser-perl
./configure --prefix='/opt/xfce' ; make ; sudo make install
/opt/xfce/bin/thunar


A nota foi enviada por Gustavo Araujo Bittencourt (gbittenΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de boi
Era o que faltava: Um bom gerenciador de arquivos era apenas o que faltava ao XFCE. Ele vem evoluindo bastante e é uma ótima alternativa ao KDE e ao Gnome. O Zenwalk (antigo Minislack) já vem com o XFCE 4.3, versão beta que já inclui o Thunar.
Comentário de puelocesar
Você não precisa compilar: Você não precisa compilar apartir do código fonte! O Xubuntu 6.06 já vem com o Thunar!

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de Thiago Sanches
humm...: parece ser dahora... gera thumbnail de imagem e video?

Comentário de Gustavo Bittencourt
RES: humm...:
parece ser dahora... gera thumbnail de imagem e video?

De imagem sim, de vídeo não.
Comentário de Gustavo Bittencourt
RES: Você não precisa compilar:
Você não precisa compilar apartir do código fonte! O Xubuntu 6.06 já vem com o Thunar!


É verdade, mas preferi não instalar nenhum pacote beta. Optei pela instalação no diretório "/opt", pois quando o 6.06 for lançado, eu simplesmente removerei o diretório e reinstalarei o Thunar a partir do apt-get.
Comentário de Antonio Carlos
thunar: o que o linux precisa urgentemente é de um gerenciador de janelas e "criador de ícones" para desktop que sejam compatíveis com todas as interfaces leves e use as bibliotecas mais comuns para sua criação. O "idesk" é bom para pôr ícones no desktop mas um parto para configurá-lo. Já o konqueror e o nautilus, se vc precisa instalar o kde/gnome quase todo para usá-lo, então fique com uma destas.

espero que este seja o fim da novela de um GJ bom para as interfaces leves.

Comentário de Wilfredo
gerenciadores de arquivos: Já experimentei vários gestores de arquivos. Usei efetivamente o xwc/xfe quando tinha o Conectiva no computador, e usei por algum tempo o Endeavour2 num computador com Mandrake. Ambos são leves, e se encaixam bem ao pefil dos usuários do gestor de janelas IceWM. Seriam boas alternativas se já viessem como parte de um ambiente integrado, com as associações de arquivos a programas adequadas.

Acredito que o Thunar poderá suprir a lacuna de um gestor de arquivos fácil de usar e configurar, e integrado a um ambiente, no caso o Xubuntu-desktop.
Comentário de Rafael Reuber
Thunar: Olá amigo. Testei hoje o novo Xfce (4.4 BETA1). Está muito bom, teve melhorias muito significativas. Só não me empolguei muito com a novidade dele suportar ícones no desktop. O Thunar é muito bom e leve como você realmente diz. É impressão minha ou essa nova versão teve um ganho em desempeno?
Comentário de hamacker
O XFCE promete muito e por: O XFCE promete muito e por enquanto está cumprindo.
Ele é quase um clone do gnome, porém com bibliotecas compartilhadas e centralizados consegue consumir menos RAM. Um plugin que consome menos no gnome é o applet de relogio que consome 18M, imagine os outros... Já no XFCE, os plugins sao bem leves.
Ainda bem que resolveram mexer no gerenciador de arquivos dele, era um pouco confuso. Mas nada se compara a ter que usar o idesk para colocar icones, nao que eu goste dos icones na tela, mas pelos menos alguns sao necessarios. Será que ainda vai necessitar do iDesk ?
Comentário de Anderson Jackson Silva
Associação de Arquivos: Estou tendo problema com associação dos arquivos...
ele me da uma lista muito pequena e quando tento colocar o comando (ele da opção), ele informa que nao foi encontrado..
alguma dica?

Valeu
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004