“Depois das recentes notícias sobre problemas nos bastidores do Gentoo, passei a acompanhar os acontecimentos com atenção, pois sem dúvida é uma distribuição popular e diferenciada. E novidades não faltaram!
Primeiro as notícias oficiais: o projeto Gentoo confirmou que a Gentoo Foundation perdeu seu status legal, devido à inação dos responsáveis; propôs que a newsletter do projeto passe a ser mensal, sendo que a newsletter semanal não tem sido publicada, e esta pode ser uma solução viável; e anunciou que o Gentoo 2007.1 foi cancelado, embora muitos já tivessem percebido que no ano passado só houve uma versão (2007.0), ao contrário de anos anteriores. Segundo o texto, os trabalhos para lançar o 2007.1 começaram normalmente, mas outras tarefas importantes e os reduzidos recursos humanos disponíveis acabaram levando à decisão de cancelar a versão e passar a se dedicar ao 2008.0. Esta decisão foi tomada perto do Natal do ano passado, e foi publicada no site apenas em 12 de janeiro.
Em paralelo, Daniel Robbins, o controverso fundador do projeto, publicou mais detalhes, sempre sob o seu próprio ponto de vista. Ele informa que todos os atuais responsáveis legais pela Gentoo Foundation se afastaram dela, exceto Grant Goodyear, com quem ele conseguiu contato após algum esforço, mas ainda não teve resposta em relação a suas propostas envolvendo voltar a ser o presidente da instituição. Ele aproveita para sumarizar os problemas que vê hoje nos bastidores do Gentoo, incluindo questões relacionadas a comunicação, transparência e outras.
Para completar, Brian Profitt, usuário do Gentoo e editor do LinuxToday, escreveu em seu blog sobre seu contato com Robbins, insucesso em conseguir comunicação com os responsáveis legais pela (por enquanto extinta) Gentoo Foundation, e sua opinião sobre o que deveria ser feito.
Procurei notícias sobre o assunto nos sites nacionais da comunidade Gentoo, mas acho que não soube ir aos lugares certos. Se alguém puder oferecer links em português nos comentários, acho que será interessante.”
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware