“A Garota Sem Fio comenta a pesquisa da ABES que concluiu que 73% dos compradores do "PC para Todos" trocam Linux pelo Windows em poucas semanas.
Ela comenta: "Surpresos? Ninguém, né? Qual seria o motivo dessa migração em massa? Pode-se cogitar várias e óbvias razões, mas o buraco é mais embaixo do que se pensa. Por que o Linux não decolou com essa iniciativa do PC popular? Estou fazendo uma pesquisa de campo que vai deixar todos (em especial os Linuxeiros) de boca aberta. Eu já fiquei de boca aberta com o que andei ouvindo por aí. Passei a coletar dados, depoimentos e entrevistas em áudio. Ao invés de ouvirmos especialistas em software livre derramando números e acusarem o software proprietário como o responsável pelo caos da humanidade, que tal ouvirmos o POVÃO mesmo? É o que estou fazendo. O resultado será um podcast especial de fim de ano sobre o Pinguim. Aguardem..."
A curiosidade pela pesquisa dela é grande. E fica desde já a sugestão para que grupos de usuários e outras agremiações de software livre promovam desde já suas próprias pesquisas também, para que possamos ter múltiplas conclusões expressando os diversos pontos de vista. De minha parte, eu acho que se comprasse qualquer um dos PCs para Todos analisados pela PC World e pela EasyLinux, eu também não ficaria com a instalação de Linux que vem neles - mas, no meu caso, eu trocaria por outro sabor de Linux.”
Mas ainda não dá para usar no meu trabalho, pois não há suporte ao Windows Mobile do meu PDA. Meu PDA é peça chave no meu trabalho, realizo atendimento em odontologia domiciliar e preciso dos prontuários na palma da mão.
Eu não sei mexer com linhas de comando, recompilar Kernel, entre outras coisas. Nem é meu objetivo... eu preciso me concentrar é no meu trabalho, me atualizar na minha profissão, preciso apenas de uma solução prática que me atenda!
Windows é sinonimo de PC.
Outro é que na sociedade de mercado, curso de Informática sempre ensinam marcas e não ferramentas. Ex. Ninguem faz curso de editor de textos e sim curso de Word. e assim vai.
assim, quando pegam um compitador vão procurar o Internet Explorer, o Nero, o Msn, e o Media Player. e não navegador de internet, programa de gravar cd/dvd, e tocador de midia.
para ver se isso é verdade, da um Mac pro pessoal, vão se perdr igual,
procurando o Nero, o IE etc.
é claro, uma distro bem organizada, com cara de Windows 98 ou XP,
ajuda.
e claro o PC-POPular, veio com baixos requisitos de hardware.
os motivos são muitos, mas isso não signifia que o mundo esta perdido.