Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Garota Sem Fio anuncia sua pesquisa com usuários do Computador para Todos


“A Garota Sem Fio comenta a pesquisa da ABES que concluiu que 73% dos compradores do "PC para Todos" trocam Linux pelo Windows em poucas semanas.

Ela comenta: "Surpresos? Ninguém, né? Qual seria o motivo dessa migração em massa? Pode-se cogitar várias e óbvias razões, mas o buraco é mais embaixo do que se pensa. Por que o Linux não decolou com essa iniciativa do PC popular? Estou fazendo uma pesquisa de campo que vai deixar todos (em especial os Linuxeiros) de boca aberta. Eu já fiquei de boca aberta com o que andei ouvindo por aí. Passei a coletar dados, depoimentos e entrevistas em áudio. Ao invés de ouvirmos especialistas em software livre derramando números e acusarem o software proprietário como o responsável pelo caos da humanidade, que tal ouvirmos o POVÃO mesmo? É o que estou fazendo. O resultado será um podcast especial de fim de ano sobre o Pinguim. Aguardem..."

A curiosidade pela pesquisa dela é grande. E fica desde já a sugestão para que grupos de usuários e outras agremiações de software livre promovam desde já suas próprias pesquisas também, para que possamos ter múltiplas conclusões expressando os diversos pontos de vista. De minha parte, eu acho que se comprasse qualquer um dos PCs para Todos analisados pela PC World e pela EasyLinux, eu também não ficaria com a instalação de Linux que vem neles - mas, no meu caso, eu trocaria por outro sabor de Linux.”


Enviado por Tatiana T - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de jobdrb
Motivos ...: Um dos primeiros é a chamada ubiqüidade do Windows,
Windows é sinonimo de PC.

Outro é que na sociedade de mercado, curso de Informática sempre ensinam marcas e não ferramentas. Ex. Ninguem faz curso de editor de textos e sim curso de Word. e assim vai.

assim, quando pegam um compitador vão procurar o Internet Explorer, o Nero, o Msn, e o Media Player. e não navegador de internet, programa de gravar cd/dvd, e tocador de midia.

para ver se isso é verdade, da um Mac pro pessoal, vão se perdr igual,
procurando o Nero, o IE etc.

é claro, uma distro bem organizada, com cara de Windows 98 ou XP,
ajuda.

e claro o PC-POPular, veio com baixos requisitos de hardware.

os motivos são muitos, mas isso não signifia que o mundo esta perdido.

Comentário de Dm7
Isso é um serviço e tanto!: Têm alguns pontos que considero determinantes para esse "fracasso". Parece simples, e por ser simples que dói mais ainda. Considero a minha visão como a de um leigo, dá a impressão que a maioria das empresas que participaram do PC popular estava preparada para vender, mas só dessa vez. Dinheiro rápido e barato. Como diz o comentário acima, tinha que ter tido a participação do POVÃO - fazer um programa de testes e acompanhamento, ouvir o resultado da experiência do POVÃO - antes mesmo do lançamento oficial desse programa. Mas os prazos correm, o governo até tinha "boas intenções" (nunca a livre interpretação coube tão bem numa afirmação!) , mas o péssimo planejamento e a falta de acompanhamento de perto por profissionais competentes, juntamente com a participação do POVÃO, fez o que fez, um péssimo resultado. Será que alguém que participou desse projeto vai ler essa notícia? Eu diria: trabalhem com competência, planejando o futuro e não apenas a conta bancária... no fundo acho que o governo deveria procurar mais os desenvolvedores e menos as empresas!
Comentário de manoel_lobo
E não é ?: "Ao invés de ouvirmos especialistas em software livre derramando números e acusarem o software proprietário como o responsável pelo caos da humanidade..."

E realmente não é o responsável pelo caos ? Principalmente um produto em especial, que tem o poder de transformar neurônios em músculos (não pense, robotize-se e clique!).

Quero dizer que o software livre estimula o usuário a pensar, os objetivos encontram os meios.

Há uns dias atrás instalei o OpenBSD (para estudar) no meu roteador, substituindo o Linux. Eu sabia que seria necessário ter as duas placas de rede funcionando, sabia que tinha que habilitar o roteamento e configurar o firewall de modo que permitisse os pacotes entrarem por uma interface e sairem pela outra, que o cabeçalho do endereço de origem tinha que ser alterado antes do pacote deixar o equipamento, etc... etc... etc...

Quero dizer que eu sabia qual era meu objetivo, e encontrei a solução perante as regras do "jogo".

Não adianta tapar o sol com a peneira, o sistema operacional que acompanha o "computador para todos" é realmente um outro ambiente, o usuário precisa fazer uso da curiosidade e do ceticismo, até que o mesmo se torne algo familiar e comum no seu cotidiano.

Quem sabe ? Seu futuro agradece!

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de Atari_314
Resposta para "[...] A Garota Sem Fio [...]": Eu estou rindo para não chorar.

Pelo visto Aristóteles de Estagira estava certo.
Bem fez o jovem Alexandre em ter ouvido seus ensinamentos.

Raciocínio muito complexo para os 73%?
Incrível como o velho Aristóteles até nisso acertou.

Evolução exige desenvolvimento.
Desenvolvimento exige esforço.
Esforço exige dedicação.

Querer que a Utopia caia do céu?
Infantil ilusão.

Comentário de Thiago Vieira
Metodologia: Gostaria de saber se junto ela vai divulgar a metodologia aplicada ? Margem de Erro ? Vai seguir algum padrão de institutos de pesquisa ? Qual ?

Sem essas informações ficará difícil da alguma credibilidade ao resultado ... qualquer que seja ele.



Comentário de David Ortenzi
Cuidado: Em resposta ao Thiago,

Que tal esperarmos a pesquisa da Garota Sem Fio ficar pronta para depois comentar? Não importando os métodos que ela escolheu para a pesquisa, é um outro ponto de vista, seja qual for o resultado. E, dada a grave situação em que se encontra o projeto Computador Para Todos em termos de distribuições Linux, creio que devemos prestar atenção a qualquer dado que for divulgado em relação aos usuários, para planejar (sim, acredito que devemos planejar o destino do Computador Para Todos, sugerir ao governo, ao invés de ficar só olhando de fora) qual o melhor rumo que o projeto deve tomar de agora em diante. O "povão" é o público-alvo do produto, deve ser ouvido, respeitado e entendido, sem olhares arrogantes. A arrogância não deve fazer parte do espírito da comunidade, senão seremos apenas mais do mesmo. Vamos esperar o resultado da pesquisa, e depois analisar, comentar e contribuir para que esse projeto siga um rumo melhor. Distribuições Linux não faltam, idéias também não. Bastam algumas vozes para fazermos uma certa pressão nos fabricantes. Esse projeto é do interesse de todos nós!
Comentário de Infovagner
Fracasso??????????????????????????: Como podem considerar fracasso se 1/4 dos compradores mantiveram seus computadores com Linux.

Para o Linux foi um sucesso pois saiu de zero e foi pra 25%.

Para a Microsoft foi muito ruim pois em pouco mais de um ano surgiram usuarios de Linux como nunca havia surgido antes na historia.

E há de se lembrar que o projeto esta no inicio e o governo Lula agora tem mais quatro anos para imprementa-lo e ir melhorando onde não ficou bom.

A tal Garota deveria é ir entrevistar o pessoal da Microsoft do Brasil pra ver se eles estão achando graça dos resultados deste programa que tem pouco mais de um ano e despejou quase 300.000 computadores produzidos no Brasil no mercado.

Vagner Augusto
Infovagner
Comentário de Fulano de tal
Só acho...: ... que dão demasiada importância ao que a 'garota sem fio' fala... Ela não vai revelar nada de novo, nada que um usuário de Linux razoavelmente esclarecido não saiba. E para quê esse celeuma todo?

A propósito, como está a experiência dela com o Ubuntu? No blog dela, ela disse que instalaria o dito num PC, no consultório dela. E como está a experiência? Disso ela não fala.

Enquanto isso, tem gente babando pelos (d)efeitos visuais do Vista... E eu com isso tudo aqui, com AiGLX. Ah, seres humanos, ô raça!
Comentário de Henrique Vicente.
Que tal deixarmos o blábláblá de lado?: Todos sabemos que esses computadores populares são uma bela porcaria.


Alguns chegam ao ponto de vim com 128MB, boa parte com 256MB. A configuração de software das distribuições mais famosas não ajuda muito (deixam as coisas por padrão, com efeitos ligados... Quando com uma memória dessa devia ter tudo limpo, álias, não deveria ter computador com menos de 512MB para usuário final. Tá na hora de deixarmos de nos preocupar com a porcaria do processador e dar pelo menos algum valor a memória)...

Muitas vezes colocam distribuições não END-user-friendly em processos como instalação, etc. E ainda devem deixar de instalar um Flash player e talvez até mesmo suporte a mp3 (infelizmente é um mal necessário) e formatos proprietários de vídeos, por exemplo.

Enquanto as empresas fornecerem produtos de má qualidade vai ser assim. Com certeza os que continuam são aqueles que pegam um Mandriva da vida em uma maquina com 512MB, por exemplo. Fora que possuindo pouca memória [e tendo problema por isso] quem leva a má fama é o software livre, não o fabricante...

PS: Linux é o cacete, é apenas um kernel. Para usuário final o que importa é o desktop environment. Que tal evitarmos de falar Linux e promover os softwares livres como um todo? Usuário de Linux eu? Nem, usuário de KDE mesmo :)
Comentário de Marcos Paim
Performace do Linux no Computador para Todos: Olá Pessoal,

Acho a iniciativa do projeto interessante. No meu entendimento, esse é mais um projeto que sofre os mesmos problemas de muitos projetos governamentais para a população, educação, entre outros.

Acredito que o principal problema é o da imposição, "de cima para baixo" sem esclarecimentos e sem mostrar os motivos das escolhas para quem vai pagar e usar o computador. Sim, o projeto foi discutido por quem entende de tecnologia, de governo e de negócios. Mas quem compra computadores ParaTodos não entende nada disso. Esse perfil não foi considerado na discussão, especialmente quanto aos objetivos do projeto após a venda. Tendo preço, teria consumo. E teve.

A percepção do mais barato, pela maioria da população, é de que é de qualidade inferior. As pessoas de baixa renda não querem um "computador com sistema para pobre", nem nada para pobre. Vejam o que acontece com o consumo de celulares.

Da forma que o projeto está posto, infelizmente, a percepção que fica para quem compra não sabe as diferenças entre os sistemas operacionais, é a do produto que é inferior ao outro.

O que está faltando?
Campanhas esclarecedoras justificando os motivos para a escolha do sistema e deixando claro que se o sujeito quer um sistema que "todo mundo tem" para fazer as mesmas coisas ele deve pagar. Se não for para tanto, basta mostrar uma tela de um computador com linux sendo usado por um ator em uma novela das 9h. A diferença apareceria no outro dia.

Enfim, falta o governo assumir um compromisso com o projeto, sem prejudicar as empresas que vendem/produzem software proprietário- afinal geram empregos, pagam impostos - e deixar claro para a população quais as opções que estão disponíveis.


Até breve,

Marcos Paim
Comentário de Bøbby®
A resposta é fácil !!!: • Por que os usuários trocaram o Linux pelo Windows?

- Pelo mesmo motivo que a maioria utiliza o software nos seus computadores ...
- Acomodação e segundo, pq a "licença" do Win custou R$10,00 para essa pessoa (ou para grande maioria) que trocou seu PC com Linux por Windows.

- Agora o futuro... o Vista se continuar com a ídeia de segurança anti-cópias e atualizações mediante verificação de licença, queria ver se esse usuário iria substituir por ele ... ???

É de se pensar ...

Bøbby®

( aliás o Kurumin 7 é mto bom =D )

Comentário de Paulo Pontes
o pior cego...: todo mundo muda para o windows pelos mesmos motivos que muita gente depois de experimentar mac nunca mais vai para o windows...
1 - é mais fácil
Não adianta falar que o linux é fácil, que os usuários só estão mais acostumados com o "jeito windows de ser". para o usuário iniciante (e médio) tudo requer uma pesquisa em algum fórum ou página para descobrir como fazer enquanto que a preocupação com usabilidade nos aplicativos windows é muito mais evidente.

2- antes do trabalho, trabalho!
num mac, vc bota ele na tomada e usa, num windows vc instala os drivers e os programas e usa, no linux vc baixa, instala, baixa pacotes, ./make, ./install ./man cmo_diabos_se_faz_xpto?, pesquisa em 24 foruns, 20 sites e pergunta para aquele colega de faculdade que só usa camisa com pinguins para saber como reconhecer hardware xyz e rodar o programa que vc quer... uma semana depois vc tem a sua máquina pronta para usar e um papel com dúzias de comandos herméricos para usar "just in case"


Dito isso, tenho que falar que o Ubuntu é a primeira distro que está (quase) usável. Usável quer dizer "vc pode colocar para a sua SECRETÁRIA usar, e não só a galera de TI)
Comentário de Paulo Pontes
capitalismo: se um produto não vende, não adianta culpar os clientes, o produto não os atende.
Comentário de CrystalGirl
Motivos.: Precisa pensar muito pra descobrir o porque isso acontece? Trabalho numa softerhouse e há poucos dias atrás comecei uma discussão por ouvir a seguinte história: um cliente ligou pra cá pedindo ajuda para instalar o micro recém comprado em uma loja de eletrodomésticos. Ao constatar q o micro vinha com Linux da loja, o rapaz do suporte afirmou: "O senhor só vai conseguir usar se eu formatar e instalar o windows." Justificativa para dizer isso?? "O cara não sabe nada de informática. Windows é mais fácil."
Acredito que o projeto de vender computadores com Linux para o povo é fantástico. Só que enquanto os os caras que "sacam tudo de informática" não aprenderem a usar o Linux [independente da distribuição] o pessoal continuará usando o Windows piratão. Para as pessoas que só querem abrir o orkut e usar um programa de edição de textos, não faz diferença qual sistema está sendo usado. Quem não sabe nada de informática terá a mesma dificuldade para usar o Linux ou o Windows. Só que não adianta bombardearmos essas pessoas com as vantagens do Linux se quando eles ligam pro suporte ouvem que Linux não é pra eles.
Comentário de Hélvio Mota
Curiosidade...: Só por curiosidade, pro Ubuntu ficar usável falta o quê?


Hélvio Mota
Linux User #141855
"Linux is just like an indian tent: no Gates, no Windows and an Apache inside..."
Comentário de The Darkness
Um problema que não tem: Um problema que não tem sido falado, mas é o causador de muitos outros é que as empresas que vendem o "Computador para Todos" são empresas de hardware.
Eles não estão nem aí - na maioria - para que SO o usuário vai usar na máquina, eles querem vender mais.

E foi isso que causou muitos dos problemas que tem sido levantados.

Enquanto o governo não aumentar a fiscalização para que a qualidade do produto como um todo seja uma prioridade, pouca coisa de bom vai ser conseguida.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de acvsilva
GOSTARIA DE DAR MINHA EXPERIÊNCIA...: Trabalho em um hospital público conveniado com o SUS e tive um problema sério no início de 2005: meus colegas pintavam e bordavam com o pc de minha sala para as mais diversas finalidades, justamente o que eu uso para fazer especificaçõers técnicas para licitações, documentos diversos que influenciam diretamente an vida do funcionário, documentos oficiais para o usuário etc.

Imaginem tudo isto indo pro ralo porque algum engracadinho fez m...

Em 6 meses foram TRÊS detonações do windows que foram resolvidas com backup em um pendrive que "doei"...

Qual minha solução para não ter de responder junto ao tribunal de contas do estado por um documento que "deixou de existir" ???

Mudei para o linux. Instalei o mandriva 2005 e não tive mais problemas.

Mas os demias reclamaram que:

a) não sabiam mexer - mas já não o sabiam no windows também

b) tinham dificuldade com associação ícones-função; resolvi isto botando "edite seu texto" etc...

c) demais dúvidas: como procuro um arquivo??? Respondia: do jeito que vc já sabe fazer... Mostrava uma vez e depois ia sem problemas!

d) a única dificuldade foi entender a organização dos diretórios /home/publico mas deu para ir legal.

e) botei ícone do cd e pendrive no desktop e foi tudo legal.

Mas o mais importante foi um neurologista que queria usar meu pc para imprimir seus laudos e apenas fiz um link de sua pasta no desktop.

Ele imprimia com os mesmo comandos do windows e só prcisei mostrar onde estava o editor de texto; clicava num arquivo qualquer já pronto e o editava para sua necessidade. NÃO ENSINEI MAIS NADA... E ele o usa até hoje sem problemas!!!

Minha secretária já usa o kscd para ouvir suas músicas. O gosto não é lá essas coisas mas aí já é querer demai...

Para terminar, os fuçadores continuam tão enxeridos quanto antes mas já não podem fazer nenhum dano no computador e meus trabalhos estão seguros e bacapedos continuamente.
Comentário de acvsilva
GOSTARIA DE DAR MINHA EXPERIENCIA II: O Diretor Técnico do mesmo hospital instalou o kurumin no seu pc e a única pergunta que me fez foi como fazer o pendrive aparecer no desktop. Expliquei sobre o clocaki verbalmente e 02 meses depois ele me disse que faz tudo normalmente na www, imprime etc...

Emprestei o livro do Morimoto sobre servidores e deu uma boa ajuda...

Tá certo que foi um suporte além do normal mas ele me disse que o usa apenas para aprender sobre osistema.

As demais funções foram configuradas automaticamente com os utilitários do kurumin...

==============================================================

Meu filho mais velho usa windows e de vez em quando vejo seu nick aqui no mandriva para usar o Gaim, sem nunca ter dado alguma explicação a mais de como fazia para inserir o nick e como usá-lo com proxy squid na rede doméstica. E isto foi há um ano atrás...

Ele usa o openoffice, imprime etc sem problemas... Não precisei ficar dando idéias...

A única coisa que vou fazer agora e dar-lhe mais embasamento para poder fazer concurso público e saber manusear um desktop linux case seja aprovado. Mas aí é com um objetivo pré-determinado.

São três experiências que passei que não são um estouro mas podem dar certo quando bem orientadas e olhem que não fiz quase nada, como já citei.

Abraços!


Comentário de Thiago Vieira
"Que tal esperarmos a: "Que tal esperarmos a pesquisa da Garota Sem Fio ficar pronta para depois comentar?"

Não estou comentando a pesquisa ... estou comentando a notícia de que uma pesquisa será feita. São coisas bem diferentes.

Apenas quis deixei um alerta ... dêem as pesquisas o valor que elas merecem ... algo como “dar a César o que é de César”.
Comentário de popolony2k
Outra pergunta ....: ....desde quando vc não usa Linux ?????


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de popolony2k
O melhor comentário !! Parabéns !!: Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Screwball
Quem é essa fulana?: Nunca ouvi falar.

Alguém sabe dizer qual o gabarito dela para realizar essa tal pesquisa?
Ela tem algum conhecimento ou formação em TI?

Queria mais informações...


PS: acabo de dar uma olhada no tal blog. Encontrei isso: "Observação: o Podsemfio dessa semana vai atrasar um pouco porque meus 2 entrevistados furaram comigo ontem... mas hoje, até o fim da tarde, ele estará disponível."

2 entrevistados? Espero que ela tenha entrevistado muito mais gente pra querer falar em "pesquisa".
Comentário de Oksigeno
Nicho de mercado: Eu não conheço a realidade brasileira pois sou português, mas será que o maior problema não será falta de técnicos Linux nas lojas de informática? Se eu comprasse um computador com Linux todo desconfigurado e visse um anuncio na loja da esquina "CALIBRE AQUI SUA MÁQUINA LINUX E ELA FICARÁ FUNFANDO QUE NEM UM AVIÃO", entrasse e visse um ecrã bem grande com XGL, Superkaramba e tal eu quereria mudar pra Microbosta? Depois de tudo configurado aí Linux é tão fácil como Windows, para qualquer leigo.
Comentário de Lincoln Lisboa Lafaiete Lamberti
Quem é você?: "Essa fulana" passa tanto tempo pesquisando e publicando informações sobre tecnologia móvel que eu nem sei onde ela arranja tempo para trabalhar. O negócio dela é mobilidade. Ela já foi fã de Palm, passou para Pocket PC (porque funciona melhor mesmo) e atualmente anda encantada com a plataforma Symbian. Ela é apartidária, nunca deu pinta de puxar brasa pra sardinha de ninguém e já experimentou Linux com toda boa vontade. Reprovou-o e explicou muito bem por quê. Ela tem um público leitor e ouvinte gigantesco, fama internacional e muita credibilidade. Muita gente importante e não importante presta atenção no que ela diz, e com muita justificativa. Ela constrói uma reputação muito sólida da forma mais árdua e hosta possível.

A iniciativa dela é genial. Danem-se os "especialistas". Vamos ouvir o povão. A comunidade Linux está, obviamente, se borrando de medo porque já sabe o que vai acontecer e sabe da credibilidade da Bia. Vai ser bem patético ver os talibans do SL acusando a Bia de FUD. A pesquisa dela tem tudo para enterrar uma adaga das mais longas e afiadas no orgulho do linuxismo xiita.
Comentário de brain
eu não: Eu não estou me borrando de medo. Pelo contrário, compartilho do interesse em ver mais pesquisas mostrando o que aconteceu com os usuários do Computador para Todos, e essa da Garota Sem Fio parece bem interessante, ainda que de fato tenha bastante potencial de iluminar de forma negativa o software livre - mesmo que incidentalmente, talvez.
Comentário de popolony2k
Iluminar de forma negativa ??: "...Garota Sem Fio parece bem interessante, ainda que de fato tenha bastante potencial de iluminar de forma negativa o software livre - mesmo que incidentalmente, talvez."

Na verdade quem ilumina de forma negativa é a própria comunidade....mas com a crítica vem a perfeição.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Dm7
É verdade. Talvez esse: É verdade. Talvez esse Linux tenha que vir especialmente "preparado" para dar o menos de dor de cabeça possível ao usuário que está comprando o primeiro computador. Um sistema altamente configurável não pode ser entregue a leigos sem estar devidamente blindado contra "acidentes" de uso.

Comentário de Dm7
Talibans? FUD? Xiita?: Talibans? FUD? Xiita? Desculpe, mas eu não sou isso aí não! Acho que você está com a visão um pouco distorcida a respeito desse assunto. Não que isso que vc disse possa existir, mas de forma alguma acredito que representa a realidade da maioria. O que de fato o "linuxismo" tem a dizer a respeito desse assunto? Talvez, "Obrigado, é isso mesmo que queremos, feedback para melhorarmos o nosso sistema!". Afinal de contas, não está no feedback uma das bases fundamentais do código aberto? De que forma pode existir nisso FUD, xiitismo ou "talibanismo"? Estamos falando do mesmo sistema mesmo?
Comentário de Hélvio Mota
Uau!: Foi apenas uma pergunta. Não mordam a jaula...


Hélvio Mota
Linux User #141855
"Linux is just like an indian tent: no Gates, no Windows and an Apache inside..."
Comentário de Manoel Pinho
Erros no Computador para Todos: Como já foi falado várias vezes, há diversos erros na condução do projeto Computador para Todos como:

1- Não há nenhum controle de qualidade mínimo para o hardware (se é adequado mesmo para usar com o linux) e para o software (se tudo funciona de cara na distribuição instalada, se o particionamento está correto e adequado, etc).

2- Não obrigam os fabricantes a incluir um manual de operação (mesmo que em forma eletrônica) e/ou um curso multimídia do equipamento e com uma introdução didática do linux e dos vinte e poucos softwares incluídos.

3- Não obrigam as distribuições usadas terem um mínimo de atualizações durante um certo período de tempo e a fornecerem meios para suporte gratuito de forma comunitária (isto é, fóruns e listas de discussão onde os próprios usuários possam ajudar uns aos outros)

4- Os fabricantes estão encarando o linux como "bota qualquer coisa e de qualquer jeito para aproveitarmos o financiamento do governo". Eles na realidade sempre tiveram essa mentalidade mesmo com o Windows. Experimente acionar o suporte M$ no caso de um windows OEM; eles vão mandar você falar com o fabricante do micro, que por sua vez não vai te ajudar nada. Quem diz que compra windows OEM por causa do suporte está de brincadeira.

5- Os "proficionais" de informática que se prestam a botar windows XPirata nestes micros por algumas poucas dezenas de reais fazem isso porque não têm mesmo conhecimentos de linux e então optam pelo caminho mais fácil e seguro para eles mesmos. O cliente que se dane. Em vez de tentar consertar manualmente alguma deficiência no linux que veio nos micros ou mesmo instalar uma outra distribuição, sacam da gaveta aquele CD-R de XP Professional Corporate BR SP2 que usam há vários anos e colocam nos micros. Não querem nem saber se vai ficar também uma carroça ou se a instalação vai durar poucos meses na mão dos usuários leigos que não atualizam nada mesmo e clicam em tudo que vêem.


O usuário leigo que compra não é o culpado. Ele só quer algo que funcione. Como os fabricantes de micro fingem que entregam um micro com linux funcional, o governo não cobra qualidade e não fiscaliza e os "téquinicus" da esquina e os primos e sobrinhos só sabem usar windows por pura inércia mental, o resultado era previsível mesmo.

Mas ainda assim acho muito melhor termos um programa como está do que vermos milhares de micros com Windows XP Starter Miserable Edition financiados oficialmente, capado artificialmente e alienando mais ainda o povo, legalizando o monopólio e arrancando mais de R$ 100 do pobre povo que está comprando o micro em parcelas a perder de vista.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Bia Kunze
Respondendo às críticas: Respondendo a todos...

Eu já publiquei um review sobre o Ubuntu. E nunca falei que instalaria nada em PC no meu consultório, nem tenho PC lá, uso notebook para meu trabalho.

O Ubuntu continua num PC antigo, aqui em casa. Quando recebo parentes ou amigos, eles usam à vontade. Para as tarefas de navegação, IMs, imagens, música e vídeos, que é o que eles usam, o Ubuntu as faz com maestria. Gosto muito do Ubuntu. Mas ainda não dá para usar no meu trabalho, pois não há suporte ao Windows Mobile do meu PDA. Meu PDA é peça chave no meu trabalho, realizo atendimento em odontologia domiciliar e preciso dos prontuários na palma da mão.

Eu não sei mexer com linhas de comando, recompilar Kernel, entre outras coisas. Nem é meu objetivo... eu preciso me concentrar é no meu trabalho, me atualizar na minha profissão, preciso apenas de uma solução prática que me atenda!

Duvido que alguém que compre o PC popular em 36x nas Casas Bahia saiba mexer em linhas de comando. Ou procurar drivers na internet. Mas para o básico, o Ubuntu faz bem, supre as necessidades de uma família simples. Akém disso, é bonito, de visual atraente. Pronto!

Gente, não farei nenhuma pesquisa científica. Não sou popstar, sou apenas uma blogueira e podcaster. A idéia veio quando ouvi, acidentalmente, um vendedor de uma loja do Ponto Frio instruindo um cliente que o PC da loja não vinha com Windows, mas poderia indicar alguém que vendia CDs não só com Windows, mas também do Office e outros programas, e que custavam em torno de R$ 15... que tinha até motoboy para entregar...

Não tenho formação em TI. Nem quero. Sou uma profissional da área de saúde, agora estudando jornalismo. Quero que as pessoas comuns pelo menos aprendam que existe uma opção boa e segura aos windows piratões cheios de spywares.

O que será minha pesquisa? Simplesmente irei nos principais varejistas e lojas de informática atrás de um PC popular, como cliente potencial, e pedirei para eles me instruírem. Para o papo não ficar tendencioso, já combinei com um colega de faculdade leigo a me acompanhar, para ver o que ele acha das informações fornecidas.

Se querem me criticar, ou aos meus critérios, fiquem à vontade... mas primeiro vejam meu trabalho, meu blog... me conheçam antes de julgar... é só o que peço.

Tenho muitos amigos "open-sourceiros" com quem "brigo" ferozmente, mas no fim do dia todos estamos na mesma mesa de bar, papeando. São discussões saudáveis. Aprendo muito com eles. Espero que eu possa ensinar um pouquinho também. Não dou pitaco em maus desenvolvedores porque não entendo disso, mas dou pitaco em maus comunicadores, que não sabem vender seu peixe ou difundir o software livre... porque é em comunicação que eu trabalho!

Eu quero divulgar o software livre na mídia leiga. Sou comentarista da CBN, e pretendo em breve alçar vôos maiores, tendo um espaço único para "saúde digital". Não existe iniciativa dessas na TV ou no rádio. Pretendo começar. Vamos educar o usuário comum, que só conhece Orkut e MSN, e cai em phishing scams como patinhos, não têm noções de mínimas de segurança... que são seguramente 90% dos internautas desse país!

Desculpem o comentário longo... e obrigada pelo espaço!
Comentário de manoel_lobo
Boi de piranha.: É de fato conhecido que o 'XP Starter Edition' foi concebido com o objetivo de atuar como boi de piranha, algo que é sacrificado em benefício aos demais (demais versões do sistema).

O produto é demasiadamente limitado, tão descartável quanto um papel higiênico usado, após limpar os restos dos excrementos sólidos humanos (em outras palavras...).

Por um valor muito menor que o pior produto proposital (além da falta de competência) da concorrente, temos vários sistemas completos, uns focados em desktop, outros focados em servidores e outros para equipamentos "enlatados", que não geram dependência de fornecedor e são perfeitamente auditáveis.

Empresas fabricantes/montadoras do "Computador para Todos", estão com a faca e o queijo na mão, resta fazer bom uso das ferramentas e da oportunidade.

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de Lincoln Lisboa Lafaiete Lamberti
Novato?: Você está surpreso(a)? Você deve ser novo(a) no BR-Linux.
Comentário de Lincoln Lisboa Lafaiete Lamberti
É dando que se recebe bordoada: Não viaja, Manoel. Suporte gratuito de forma comunitária é uma droga. Um dos principais motivos de eu estar perdendo meu entusiasmo pelo Linux é justamente eu estar farto de ter que rastejar em fóruns e listas de discussão (onde os próprios usuários possam se destratar uns aos outros). Perdi a conta das vezes em que fui tratado como lixo por algum moleque que só usa jeans e camiseta de algodão preta, como se ele fosse um ser supremo (deve ser mesmo em algum RPG que joga no sábado à noite) e eu fosse algum ladrão de galinhas insultando um delegado.

E eu nem reclamo. Suporte de graça é isso aí mesmo.

Não sei se o suporte da Microsoft funciona, mas com Windows as coisas funcionam. Quando eu usava Windows, raramente precisava de ajuda e só o Google já resolvia.
Comentário de manoel_lobo
Piada...: O suporte da M$ é uma piada, não perca seu tempo (nem seu dinheiro) ligando, vai ouvir um belo "reinstale" (aconteceu comigo).

Windows é um belo exemplo de promiscuidade, "tudo funciona às mil maravilhas". Formatar HD e reinstalar Sistema Operacional virou uma tarefa corriqueira e banal, o programa mais importante (depois do BIOS) é justamente o primeiro a se deteriorar.

Ganhar dinheiro é fácil, árduo é produzir algo de qualidade.

Linuxes e BSDs possuem colhões de aço, já o Windows...

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de bebeto_maya
Bia, nem todos são iguais.: __Bia, como disse no seu site, ou belo blog, minha opinião é exatamente igual a sua. Infelizmente surgem extremistas dos dois lados...Que comparam o CRACKER que detonou sua conta de e-mail com toda uma comunidade de trabalhadores esforçados...A maioria dos Linuxers criticou o programa, mas é sempre mais fácil para alguns tachar os fãs do Linux de terroristas, porque não aceitam mentira ou de "fanboys" estremistas, porque usam a palavra GNU/Linux, como se fosse algo impronunciável.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de popolony2k
Eu comprei um micro em 24 vezes para recompilar o kernel....: ....lá por 1995 (ô tempos difíceis). Era um Pentium 166 MMX que após 3 meses de Win95, coloquei o Slackware e depois de mais 3 meses consegui deixar tudo funcionando, inclusive uma placa SCSI da qual recebi um driver (para compilar) de uma pessoa que trabalhava na NASA na época.

Como eu disse...ô tempos difíceis.

Quanto a sua afirmação sobre baixar drivers na internet, hoje isso é coisa do passado no Linux, o seu UBUNTU, o meu Fedora, o (arghhhhhhhh) SUSE já reconhecem tudo sem intervenção do usuário.....exceto o raio do Wireless é claro !! E lhe afirmo com toda a certeza, isso nem o WIndows faz.....principalmente em notebooks.

Quanto a sua pesquisa, é importante sim que seja feita, e até pela forma como você a descreveu, sua pesquisa não é algo definitivo e com critérios impecáveis, são apenas os seus critérios escolhidos para esse momento, talvez até pela pouca experiencia no ramo de pesquisas, mas quem sabe não está nascendo aqui um instituto de pesquisa não tendencioso como são TODOS os outros do nosso País ???!!!

Ahhh. A propósito, o Pentium 166MMX de 1995, continua aqui, firme e forte, mas rodando um FreeBSD, feio que dói, mas que nerds como eu ficam satisfeitos com ele.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de popolony2k
E quando vc pegava um virus......: ....era só reinstalar tudo de novo né queridinho !!

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Dm7
FUD?: Não, obrigado!
Comentário de Severino
Jornalistas...: O Linux está literalmente ferrado aqui no Brasil, quando essa forma de vida, também conhecida por jornalista, começa a escrever, danou-se...se trata de um macaco com papel e lápis na mão e doidinho para destruir algo...
Vocês me acham um radical ? Um extremista ? Vão me moderar negativamente by default ?
Guardem nas suas mentes o que acabei de escrever e aguardem o que essa dona vai aprontar.
Comentário de popolony2k
MINHA EXPERIENCIA III: Instalei o Linux lá por 1993/94 e desde então ouço muitos por aí falar sobre a internet ser perigosa e insegura, mas realmente não sei do que estão falando !!!!

Deve ser alguma lenda urbana !!

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de jeanck
Comentário Construtivo: "[...] não farei nenhuma pesquisa científica [...]"

"[...] Não tenho formação em TI. Nem quero. [...]"

Se estes são fatos, porque você alegou?

"[...] Pode-se cogitar várias e óbvias razões, mas o buraco é mais embaixo do que se pensa. Por que o Linux não decolou com essa iniciativa do PC popular? Estou fazendo uma pesquisa de campo que vai deixar todos (em especial os Linuxeiros) de boca aberta. [...]"

"Linuxeiros" como você diz, não são alienígenas envoltos em seu próprio mistério tecnológico.

Todos lutam muito para mudar uma realidade monopolizada e explorada.
Investem seu tempo aperfeiçoando e criando.
Batalhando pelo que acreditam ser melhor para todos.

Se atacar a iniciativa linux não era sua intenção, ficou muito difícil não compreender desse ponto de vista.

Não basta criar a máquina perfeita, as pessoas tem que querer aprender como operá-la.

Se não houve interesse, viva a ignorância e que ela impere sobre nós.

--
Jean Cazorla Karpinski
jeanck@jeanck.com.br
www.jeanck.com.br
Comentário de vmedina
Contrate um consultor, oras.:
Mas ainda não dá para usar no meu trabalho, pois não há suporte ao Windows Mobile do meu PDA. Meu PDA é peça chave no meu trabalho, realizo atendimento em odontologia domiciliar e preciso dos prontuários na palma da mão.

Eu não sei mexer com linhas de comando, recompilar Kernel, entre outras coisas. Nem é meu objetivo... eu preciso me concentrar é no meu trabalho, me atualizar na minha profissão, preciso apenas de uma solução prática que me atenda!


OK! Que tal contratar uma empresa, ou um consultor para tanto?

Tem gente que trabalha com Linux sabe, eles dão uma solução prática em pouco tempo, de forma muito simples. Afinal, já que é para o seu trabalho, nada melhor que contratar uma consultoria em TI. :)

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de popolony2k
Contratar um profissional de TI ????: Não !!!!!!! Não pode, tem que ser igual o Ruindows, instala um pirata e pronto, tá valendo !

Area de TI tem que ser tudo grátis !

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de manoel_lobo
Alguns "gerentes de TI": Alguns "gerentes de TI" acham que comprando o software líder de mercado/padrão da indústria e equipamentos de marca (aqueles bem salgados), vão ter um bode espiatório para reclamar e pôr a culpa em caso de problemas.

Afinal de contas... M$ + Dell/IBM/HP não dá problema, estou certo ?


--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de [Rodrigo]
Se está funcionando, pra que um consultor?: Se a máquina dela rodando windows está funcionando bem, e para a função que ela tem supre as necessidades, pra que investir dinheiro em um consultor e mudar o SO?
O linux é bom? claro, se eu não achasse isso não estaria em um blog cujo tema é linux e software livre, mas se outras soluções estão funcionando bem acho besteira investir dinheiro só pra falar "eu uso linux", deixa de ser bom senso e se torna idealismo puro, sem logica, que serve pra algumas pessoas mas não deve ser imposta.
(PS- nem tudo em TI se resume a pirataria, micros de "marca" possuem cópia original do linux, não sei qual o caso dela, mas com certeza vai chegar um "gênio" falando "use o XPiratão então")
Comentário de hamacker
Não sei se o suporte da: Não sei se o suporte da Microsoft funciona, mas com Windows as coisas funcionam. Quando eu usava Windows, raramente precisava de ajuda e só o Google já resolvia.

Mas provavelmente precisou de ajuda no inicio, não ?
Saber usar o Windows não é um processo herdado em nosso DNA.

Eu tenho uma teoria sobre isso : Cada vez mais as pessoas são imediatistas e não tem tempo para resultados mais longos : regimes milagrosos, cirurgias plasticas, falta de tempo, ...

Se dessem curso de linux gratis nesse "Computador para todos", uma massa grande iria faltar ou ignorar ao curso. Eu por exemplo, antes lia o manual com atenção, agora só leio o manual quando as coisas não funcionam.

A proposito, o suporte da Microsoft não funciona. Se voce precisa de suporte de verdade tem que contratar outra empresa.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004