Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

(atualizado) Galícia Hoje entrevista Marcelo Branco - assessor do Presidente Lula para novas tecnologias!

Roberto Brenlla, o correspondente do BR-Linux na Galícia e península ibérica em geral, mandou este interessantíssimo trecho da entrevista especial de Dois de Abril com o brasileiro Marcelo Branco, promovido pela reportagem a assessor do Presidente da República para assuntos de novas tecnologias. Tem até vídeo!

Segue o trecho, no idioma galego original: "Marcelo D'Elia Branco, coñecido experto brasileiro en software libre, estivo estes días en Galiza, onde participou nas conferencias de XuventudeGalizaNet. D'Elia Branco, un prestixioso gurú da nova sociedade da información e ademais asesor do presidente do Brasil, Lula da Silva, en materia de novas tecnoloxías, falou para Vieiros..."

Saiba mais (vieiros.com).

Atualização: Marcelo Branco enviou ao BR-Linux cópia do esclarecimento que preparou para o site da Galícia que publicou o vídeo e a matéria acima. Na nota, Branco informa que não é assessor da Presidência da República do Brasil (embora tenha sido entre 2004 e 2005), mas sim consultor do governo da Catalunha. Veja abaixo a íntegra da nota, em espanhol.



Segue íntegra da nota recebida:


Estimados editores de lo Viveiros.net y Roberto Brenda correspondiente del BR Linux en Galicia y BR-Linux

Felicitaciones ao portal por la excelente cobertura del evento
Xuventude Galicia 2007 y por la calidad de las noticias publicadas en vuestro portal.

Solicito sólo una correción la una referencia errado a mi respeto.
Yo n soy asesor del Presidente Lula como fue veiculado por la materia citada.

http://www.vieiros.com/nova/57387/o-conecemento-e-libre-non-aceptedes-que-vos-chamen-criminais-por-compartir
"O coñecemento é libre, non aceptedes que vos chamen criminais por compartir"

Actualmente soy consultor de tecnología para la Sociedad de la
Información, trabajando para el Gobierno de la Generalitat de Catalunya, a través de la Secretaría des Telecomunicaciones y Sociedad de la Información (http://www10.gencat.net/dursi/AppJava/home.jsp?area=3 )
como asesor por la Estrategia de Software Libre en el gobierno y en el proyecto *Red Internacional de las Administraciones Públicas por el Software Libre* ( http://www.lafarga.org/xarxa) .

En lo año de 2004 hasta enero del 2005, fui Consultor de la Presidencia de la República de Brasil para la articulación de la Sociedad Civil en temas de la Sociedad de la Información. (anexo mi presentación).

Solicito una correción en vuestra página Web.

muchas gracias



--

Marcelo D'Elia Branco
http://marcelo.softwarelivre.org
Descarregue pela Internet o livro
"A Sociedade em Rede: Do conhecimento à Acção Política"

8è Fòrum Internacional de Programari Lliure de Porto Alegre
13, 14 i 15 d'abril http://fisl.softwarelivre.org/8.0/



Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de caio1982
Rir pra não chorar: A melhor parte é o trecho em galego! Hahah

"Marcelo D'Elia Branco, coñecido experto brasileiro en software libre [...], un prestixioso gurú da nova sociedade da información [...]"
Comentário de blaman
Expert? Aonde?: Concordo com a parte do rir para não chorar.
Já tive o desprazer de conhecer a figura, que no auge de toda sua expertise, me perguntou como configurava a internet no Ubuntu, e para um dos meninos que estavam no Stand de algum grande evento por ai, ele perguntou como ativar o Desktop 3D...

[] 's

Comentário de brenlla
Já no 2003 Marcel aclarava isso: Como podem olhar neste link:
http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/slcon/2003-December/000379.html

Marcelo desmente o mal entendido com o que vai sendo apresentado aquí na Espanha.

Sería bom que a mídia tomase boa nota antes de comprometer a ninguém.

Abraços,
--
Roberto Brenlla
http://www.agnix.org
http://brenlla.blogaliza.org

Comentário de Copernico Vespucio
Bom...: ...Perguntar é coisa de sábio, o ignorante se preocupa em esconder sua ignorância dos outros.

Mas realmente nunca vi esse Marcelo Branco mais gordo na vida. A posição de acessor tecnológico do Lula não deveria pertencer ao presidente do ITI?

E porque é que o brasileiro só tem acesso a material desse tipo acompanhando o que acontece lá fora?
Comentário de popolony2k
Coñecido ?????: "Marcelo D'Elia Branco, coñecido experto brasileiro en software libre, estivo estes días en Galiza...."

Quem ?????

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de IP FIX
Cervantes: Cervantes deve se revirar no túmulo.

Pobre!
Comentário de Google
conhecido?: Resultados 1 - 10 de aproximadamente 1.340.000 para marcelo branco (0,15 segundos)
http://www.google.com/search?q=marcelo+branco&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=com.ubuntu:en-US:official&client=firefox-a
Comentário de Copernico Vespucio
Caso esclarecido corretamente:

Estimados editores de lo Viveiros.net y Roberto Brenda correspondiente del BR Linux en Galicia y BR-Linux

Felicitaciones ao portal por la excelente cobertura del evento
Xuventude Galicia 2007 y por la calidad de las noticias publicadas en vuestro portal.

Solicito sólo una correción la una referencia errado a mi respeto.
Yo n soy asesor del Presidente Lula como fue veiculado por la materia citada.

http://www.vieiros.com/nova/57387/o-conecemento-e-libre-non-aceptedes-qu...
"O coñecemento é libre, non aceptedes que vos chamen criminais por compartir"


Então é por isso que eu nunca ouvi falar dele.

Muito acertada a atitude do Sr. Marcelo Branco ao procurar este portal para solicitar a retificação, de forma adequada e cortês. Ponto para ele.

Como suspeitava, suponho que a responsabilidade de acessoria tecnológica ao presidente da república deva realmente caber ao ITI, representados na figura de seu presidente, atualmente o Sr. Sérgio Amadeu.
Comentário de Prof
Corrigindo:
Assessoria e não aCessoria.

E, Sérgio Amadeu não é mais presidente do ITI faz mais de ano.


Comentário de Copernico Vespucio
2 erros reconhecidos:

Assessoria e não aCessoria.


Cruzes!!!! É verdade. Desculpem-me.


E, Sérgio Amadeu não é mais presidente do ITI faz mais de ano.


Sério? Não fiquei sabendo da substituição. todas as notícias do ITI que tenho lido ainda falam do Sérgio. Quem é o novo?
Comentário de Marx, Groucho Marx
Alguém se deu o trabalho de: Alguém se deu o trabalho de ver o video no site VIEIROS? Prestem bem atenção no que é dito pelo expert e guru.
Não vou tecer comentários para não influenciar.
Caso queiram, tenho uma transcrição do video.
Comentário de Marx, Groucho Marx
Transcrição.: Para que esperar... me foi enviado em uma lista. Assisti o video acompanhando a leitura. Está muito bem transcrito.
---------------
Entrevista a Marcelo D'Elia Branco
"O coñecemento é libre, non aceptedes que vos chamen criminais por compartir"

Estamos vivendo numa revolução tão profunda como foi a Revolução Industrial. Estão mudando as formas de relacionamento. A carreira corrida da Revolução Industrial produziu sociedades autoritárias, sociedades fascistas e sociedades democráticas.
Eu acho que a revolução digital hora em curso, necessáriamente, não vai produzir uma sociedade melhor. Pode produzir uma sociedade melhor ou pode produzir uma sociedade autoritária.
A diferença entre o software livre, a cultura livre e a liberdade do conhecimento e o mundo do software privativo são valores que podem nos conduzir, por um lado, por uma sociedade democrática ou por uma sociedade autoritária. Então, o papel do software livre na nova sociedade da informação, na revolução digital que estamos vivendo, é fundamental para a construção de uma sociedade democrática. O software privativo, o software aprisionado, não possibilita o desenvolvimento igual do conhecimento na sociedade da informação. Cada vez que a Galícia, o Brasil ou a Espanha compram uma licensa de um software privativo, do monopólio, por exemplo; não está produzindo um novo conhecimento, uma nova possibilidade de crescimento da sua população. Quando um governo, uma empresa privada, uma universidade faz uma opção pelo software livre, tá possibilitando o desenvolvimento pleno dessa tecnologia por parte de toda a sociedade. Portanto, a questão do software livre é um dos temas chaves pruma, prum futuro democrático na sociedade galega.
(corte de audio)
Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, fomos o primeiro poder público, primeiro governo, a se posicionar e a ter políticas favoráveis ao software livre. Em seguida veio Extremadura, vários lugares, Andaluzia, agora Galícia apostando forte no software livre.
O Brasil se posicionou como o pioneiro porque foi o primeiro estado nacional, através do Presidente Lula, a dar prioridade ao uso do software livre. Então, acho que no Brasil, nós não somos melhores nem piores que ninguém. Eu acredito que na Galícia não quer ser melhor e nem pior que ninguém. Quer ter a mesma oportunidade. E acho que nós conseguimos fazer com o software livre no Brasil, este pioneirismo, por darmos oportunidade a todos. Um desenvolvedor de software brasileiro ter a mesma possibilidade do que um desenvolvedor de softwares da Europa do Norte, dos Estados Unidos do Norte. Então acho que esta é a possibilidade. E acho que o pioneirismo no Brasil foi em colocar essa questão como uma questão não apenas tecnológica, mas como uma questão política. Em que os políticos, os nossos administradores públicos, tem a obrigação de se posicionar entre uma tecnologia que causa aprisionamento ou uma tecnologia que causa liberdade e desenvolvimento econômico. Então acho que são essas as questões. E acho que o Brasil lidera, porquê o Brasil foi o primeiro. E porque o Brasil, como governo nacional, tem uma política favorável ao software livre.
(corte de audio)
É fundamental. Existe uma discussão sobre a neutralidade tecnológica, isto é, os governos tem que ser neutros na tecnologia a ser escolhida para o seu uso. Isso é uma tonteria, isso é um absurdo. Um governo não é neutro quando escolhe a tecnologia energética, entre uma usina nuclear ou uma usina aeólica. Um governo não é neutro na hora de decidir uma política educacional, ele faz uma opção por uma política educacional.
Então esta idéia de que um governo tem que ser neutro tecnológicamente é uma imposição dos lobbies das grandes coorporações monopolistas do software. A neutralidade tecnológica significa que um governo vai continuar sem ter uma política para o setor industrial de tecnologia. Portanto é muito importante e fundamental que os governos, como o governo de Galícia está adotando nesse momento, que tenham uma política pública de desenvolvimento do software livre. Sabemos que na Europa os modelos de desenvolvimento econômico se dão basicamente por financiamento estatal, basicamente por políticas públicas. Aqui não há capital de risco, aqui não há investimento privado capaz de financiar o desenvolvimento. Depois da Segunda Guerra para cá, todo o desenvolvimento que houve na economia européia se deu a partir de posições governamentais. Portanto é fundamental que os governos se posicionem dentro das tecnologias, deixem de ser neutros e passem a adotar com prioridade uma política favorável ao uso de software livre. Eu acho que o governo da Galícia nesse momento está fazendo isso: está se posicionando ao lado de uma tecnologia que possa beneficiar a maioria de sua população.
(corte do audio)
Sim. O fenômeno do software livre, hoje é o do software livre, mas é um fenômeno que vai acontecer com todas as partes da economia. Nós estamos vivendo uma transição de um modelo de produção industrial, um modelo do passado, século XVII, século XIX e um pouco do século XX, para um modelo de produção em rede. O software livre é o primeiro caso de êxito de uma forma de produção de desenvolver software feita pelos mesmos criadores da Internet. Quem desenvolve software livre foram as mesmas pessoas que criaram a Internet. Então é natural que os criadores da tecnologia saibam usar ela melhor primeiro. Agora essa idéia de desenvolver de forma colaborativa é uma idéia que não é só do software livre, é uma idéia que vai estar para todos os setores econômicos, para todos os setores produtivos, para todas as formas de produção. Então é óbvio que essa revolução do software livre, essa vitória do software livre diante do software privativo que estamos acompanhando é uma vitória não de um modelo tecnológico, mas a vitória de uma nova forma de relacionamento, dos relacionamentos em rede. Então, é por isso que o software livre vai sobreviver, porque ele está já neste novo paradigma de relações sociais. E novas relações sociais em outras esferas, da economia, da política, das reinvindicações sociais, dos movimentos sociais, das empresas, vão entrar nessa forma de funcionamento. A forma de funcionamento em rede, a forma de funcionamento em cluster.
É por isso que não só o software livre vai ser vencedor daqui a dez anos, mas novas formas de produção que obedeçam a mesma lógica de produção e colaboração em rede vão ser as vencedoras em um futuro breve.

FONTE: Vídeo veiculado em: http://www.vieiros.com/nova/57387/o-conecemento-e-libre-non-aceptedes-que-vos-chamen-criminais-por-compartir
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004