Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançado o beta 6 do Gaim 2


“Saiu dia 19/01/2007 a versão 2.0.0 beta 6 do popular IM multiprotocolo. Como já é de costume esse release conserta bugs, melhora a interface e a estabilidade. Faz um ano, 2 meses e 11 dias que foi anunciada a versão 2.0.0 e continuamos na espera. Segundo o autor a versão final está na esquina (ele também disse isso há mais de um ano).

Você pode dar uma olhada no changelog acessando este link: http://gaim.sourceforge.net/ChangeLog ”


Enviado por Vinicius Menezes (vini·billΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de MaRx
Então os usuários: Então os usuários perguntam sobre a versão final e o criador diz:
Vai vê se tá lá na esquina!!

Acho que tá na hora do Gaim ser trocado.
Comentário de popolony2k
O Gaim ainda é bom....: ....e tem muitos desenvolvedores envolvidos em seu desenvolvimento (algo em torno de 25) e por isso é um dos projetos mais bem sucedidos do SourceForge e isso não podemos ignorar.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Guilherme
Concorrência: O problema do Gaim é a falta de concorrência.

Como é o único IM decente para Linux os desenvolvedores podem se dar ao luxo de lançar seis betas para uma mesma versão.
Comentário de Patola
O que eu não entendo.: Há um tempo atrás havia o projeto Gaim-VV, ou GAIM Voice and Video, que pretendia ser um fork do GAIM pra implementar webcam e videoconferência com MSN, Yahoo e outros protocolos, para então integrar-se de novo ao GAIM principal. Esse projeto atingiu suas metas, anunciaram fazer o merge com o GAIM, disseram que ia sair no GAIM 2.0 e... nada! Por quê? Quando vai haver webcam no GAIM, afinal? E coisas como personalização de emoticons...? Eu vejo o GAIM perdendo espaço ultimamente por falta de recursos.

Procurei no fórum do GAIM e não vi nada que explicasse isso.
Comentário de Clésio Luiz
Tem concorrência sim,: Tem concorrência sim, táááá... O Gaim está é ficando para trás dos outros, que já adicionaram suporte para câmera e estão tentando colocar som no protocolo MSN. Tenho um amigo que usa Gaim e ele anda meio frustrado com essa falta de recursos do Gaim (é que ele é altamente GTKzista :-) e eu adoro pegar no pé dele quando um programa Qt tem recursos que o equivalente GTK não tem :-))
O Kopete, aMSN e o Mercury já tem suporte a Webcam. Pelo que eu andei vendo na página do Gaim, o desenvolvedor não está com a menor pressa de adicionar isso ao Gaim.
Comentário de vdepizzol
Enquanto isso...: Enquanto o Gaim está sem novidade nenhuma, outros comunicadores em GTK+ estão correndo atrás do prejuízo.



--
Vinicius Depizzol

Comentário de hamacker
Sem entrar na discussão de: Sem entrar na discussão de falta de concorrentes, o número da versão é bem peculiar de cada time de programadores. O nome "alfa" foi usado por quase 10 anos no wine. Até hoje o MAME (emulador de fliperama) é beta, o Firefox depois da versão 2.0 lançou a versão 2.0.0.1 e assim por diante, versioning é bem peculiar de cada time de desenvolvedores.

Comentário de Grobsch
Uso o Gaim: --
Continua sendo o que uso... não conheço outro que se conecte a tantos protocolos... é uma pena que tantos estão adotando MSN ao invés de outros protocolos livres, isto talvez esteja diminuindo o uso do Gaim. Eu pessoalmente detesto o AMSN e O Mercury, mas gosto é gosto.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de alepaes
Kopete: Dê uma olhadinha no Kopete. Ele suporte uma pilha de protocolos e, na minha opinião, é muito mais bem acabado que o Gaim.
T+
--
Alexandre de Arruda Paes
Comentário de wagnerluis1982
O Kopete, assim como a: O Kopete, assim como a maioria dos softwares KDE, não funciona 100% no Gnome (que eu uso) e outros WM (acho).
Comentário de hamacker
Funcionar, funciona.: Funcionar, funciona.
Mas sobre qual é melhor é bem subjetivo, nas maquinas onde tenho o KDE instalado faço o contrário, instalo o GAIM nele.
Comentário de Rafael G
melhorou..: Vi esta noticia aqui e resolvi atualizar meu gaim (ainda estava com a versão 1.5) e to gostando do que estou vendo.. E nem compensa carregar umas libs do KDE só pra rodar o kopete em outro ambiente grafico (ainda mais quem tem um pc mais lerdo). O duro no gaim é a falta de suporte a conferencia via video e audio.. =/
Comentário de popolony2k
É verdade...pois: ...com 25 desenvolvedores extremamente ativos (vide atividade do GAIM no SourceForge.net) é dificil entender porque não tem video-conferência e audio.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de hamacker
deve ter um "ping da morte": deve ter um "ping da morte" no conceito CVS para artificializar o %atividade :)
Algo como :
find ./ -name *.c -exec touch {} \;

:)
Comentário de popolony2k
Só pode ser ....: ...isso !

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Morvan
Essa foi: ... cruel. Mas, falando sério, o Gaim tem a miríade de protocolos (o seu correlato parece ser, para Win, o Miranda) como grande diferencial. Mesmo que lhe faltem alguns recursos, isto garante, a meu ver, a sua massiva utilização.
Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de Hugo
Não é só commits que contam.: A % de atividade da SF leva em conta várias coisas além de commits no CVS, como downloads, webhit, etc.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.or

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004