Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Terra: Diretor da Linux Foundation aconselha usuários a 'respeitar a Microsoft'

No artigo "Linux Foundation's first commandment: respect Microsoft", o ITWire usa palavras duras para responder a Jim Zemlin e seu estranho discurso descrito abaixo - que provoca dúvidas sobre suas prioridades e sua adequação à posição que ocupa. Impossível sumarizar neste espaço, mas recomendo a leitura desta resposta.

Segue o texto publicado pelo Terra/Magnet, enviado pelo leitor Wendell:


“O diretor executivo da Linux Foundation, organização que fomenta o desenvolvimento do Linux, aconselhou os usuários e desenvolvedores do sistema operacional de código aberto a pararem de fazer piadas sobre a Microsoft. Segundo ele, não há como brigar com o Windows e, se o Linux quiser se estabelecer, deverá respeitar o oponente. A declaração foi dada no evento LinuxWorld, que aconteceu em San Francisco, na Califórnia. (...)



O conselho à comunidade parece um tanto fora de lugar, especialmente vindo de Zemlin. De acordo com os colunistas de código compartilhado da ZDNet, Dana Blankenhorn e Paula Rooneyde, ele foi o porta-voz de um ultimato direto contra a Microsoft. Em maio deste ano, o executivo lançou contra a empresa um desafio do tipo "mexa com um de nós e provocará a todos", com relação à ameaça da companhia de processar usuários de Linux pela quebra de supostas patentes.

As afirmações de Zamlin não foram muito bem recebidas por boa parte dos linuxistas e mesmo da imprensa especializada. No site Slashdot, um dos editores comentou, com agudeza, que "a Microsoft realmente se sai muito bem em várias áreas, como no marketing de seu sistema operacional e na sua folha corrida de arruinar a concorrência".”


Enviado por Wendell (thluxxΘgmail·com) - referência (tecnologia.terra.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bruno Gonçalves
Virou moda?: Agora virou moda defender a Microsoft?

--
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br

Comentário de Tiago dos Santos
Ele tem razão...: Ele tem razão, de certa forma, pelo menos. Antes de me atirarem pedras, deixe-me explicar.

Vamos analisar em termos de sistema operacional. Não gosto de windows, uso-o somente no trabalho por não ter escapatória, em casa somente uso linux, para tudo. O motivo de eu achar que ele tem razão é que o windows é um padrão de mercado nos dias de hoje, temos que respeitar isso e o fato de que é realmente mais fácil realizar algumas tarefas em windows do que no linux.

Podemos não gostar, mas o linux só está no nível de usabilidade que está hoje por que era necessário correr atrás do windows nesse sentido. Mas também o windows só avançou até o patamar de hoje por ser apertado pela concorrência, principalmente o linux. Sem o linux, o windows ainda estaria rodando com o kernel do win 98...

Concorrência sempre é bom, sem uma concorrência não haveriam muitos avanços tecnológicos, nem no windows nem no linux. E, eu acredito, é nesse sentido que devemos respeitar a microsoft, e eles devem respeitar o linux e demais softwares open source.
Comentário de Icozinha
Melhor seria dizer, "entrar: Melhor seria dizer, "entrar na folha de pagamento deles". É o único jeito deles sustentarem alguma coisa parecida com competição, atualmente, depois do tombo do Vista.
Supostamente já tem gente mamando nessa teta aí faz tempo ... lobos em pele de cordeiro. O lance é ficar esperto.
Comentário de Márcio H. Ferreira
Equívoco: Opa, Tiago

Cara, acho que você está completamente equivocado.

O que liga é ficar falando mal da Microsoft mesmo, cara. Ficar aí falando que ela tá acabando, que ano que vem não vai ter mais microsoft, que o vista é uma merda, bla bla bla bla. Isso aí é muito produtivo e eu acho que é onde as pessoas da "comunidade do software livre" deveriam investir seu tempo.

Claro que se sobrar tempo, fazer um ou outro programa novo é bom, mas não é necessário, pois como nós sabemos de sites como slashdot e outros pontos da comunidade, o linux é foda, e não tem ninguém adotando o vista, e a microsoft está pra falir, a sco é controlada pelo demônio e quem matou john kennedy foi o bill gates (com uma cadeira voadora, auxiliado pelo ballmer).

Ale? do fato que praticamente todo as pessoas do planeta terra usam linux, então não tem muito o que fazer, né, somos o sistema operacional dominante.

Como tudo é perfeito, e não tem muita coisa pra fazer no mundo open source hoje em dia (porque tá tudo dominado, né, microsoft mês que vem tá pedindo falência), a única coisa que resta mesmo é ficar falando mal da microsoft e do windows, para manter meu coraçãozinho aquecido.

É importante e necessário falar mal de todos e de qualquer veículo que tenha uma opinião ligeiramente diferente dessa exposta acima, porque o grande objetivo do software livre não é a liberdade, como o pessoal menos esclarecido costuma pensar, na verdade o real objetivo é que todos pensem de forma igual, como se fossem zumbis.


Comentário de Icozinha
Eu já acho que é hora de: Eu já acho que é hora de chutar o balde com eles. Sempre foram os típicos valentões da escola e agora é hora de dar uma coça nos caras. Senão você fica com dó quando eles estão em desvantagem dizendo que vão ser bonzinhos e seus amigos, você deixa quieto, e outro dia ele te acerta feio.
E pior, nesse meio tempo já organizou uma turminha, nem que seja pagando, como nesse caso aí.
Se tem uma hora de dar um tombo nesses caras, é agora, sem dó, piedade ou o respeito que eles nunca tiveram e nunca vão ter pelo outro lado, apesar de se dizerem "amiguinhos". Chega.
Comentário de Icozinha
É Tiago, a gente ficou de: É Tiago, a gente ficou de saco cheio e aprendeu algumas dessas lições com eles, e estamos invertendo um pouco o jogo. Pimenta no * dos outros é refresco . Ou você vai dizer que eles nunca fizeram isso com o Linux?

Se disser, dê uma olhada antes na Get the Facts ou nas ameaças de patentes ... a grande diferença é que eles enfiam essas abobrinhas em grandes meios de comunicação onde os "lemmings" leem e acreditam. Inclusive sobre o "grande sucesso do Vista". Eles que deveriam investir mais tempo em escrever coisa decente e parar de encher o saco.

O lance não é pensar igual, mas justamente pensar diferente. Querer pensar igual é dizer que eles ficaram bonzinhos de uma hora para outra.
Comentário de Márcio H. Ferreira
Grande Icozinha: Grande Icozinha

Parabéns por fazer sua parte. É disso que eu to falando. Participação. Não é ficar aí sem fazer nada.

Vamos juntar uma galera e pegar eles na hora do recreio, icozinha. To dentro!
Comentário de Icozinha
Beleza, mais um no time. A: Beleza, mais um no time. A gente só está procurando lugar para guardar os óculos para que eles não os quebrem na hora da briga. ;)
Comentário de emanuelsan
trabalho de formiguinha: Devemos sim trabalharmos para ter o sistema operacional que queremos, que nos faça produtivos, que nos deixe livre para usar o quer quisermos, sem nos preocuparmos com spywares, vírus, licenças e patentes. Para podermos comprar qq hardware e serviços sem nos preocupar se vai funcionar e sem que o vendedor venha nos dizer para mudarmos de sistema (os caras não falam que devo usar tal camisa ou tal sapato para usar o produto deles, pq vêm se meter com o que o meu computador tá usando?).

É natural surgir um "bairrismo" com relação as pessoas e empresas que não se ajustam a isso, mais e daí? E mais quando a empresa vive a lançar FUD contra nós, nos ameçando com patentes inexistentes e fazendo seus parceiros tentarem empurrar suas porcar^H^H^Hprodutos que não queremos comprar.

Não é por acaso que a cada dia temos mais poder e penetração, que temos mais ofertas de produtos.

Não acho que um gigante triturador mereça respeito. O lugar dele é abaixo da Apple em número de vendas, vendas de nincho, vamos empurrá-los para lá, sem trégua. Com nosso trabalho de formiguinha, incomodar, e se eles têm telhado de vidro, hehe, não precisa nem dizer.


Comentário de popolony2k
A M$ faz as ...: ...piadinhas com seus Get the Facts e com o Balmmer lançando seus FUd's e nós fazemos as piadinhas aqui com fatos reais a respeito do Window$ e da M$.

Simples assim.

Se vc quer respeito......respeite !!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de MaxRaven
Não vejo contradição: Uma coisa é você defender o seu lado, seus colaboradores e seu produto contra acusações e FUD's, outra e você atacar com a mesma arma.
Aquele que chafurda na mesma lama com os porcos só pode ser chamado de porco também, então temos de reconhecer que o Windows está ai sim, que atende muita gente e cabe nós evangelizar, criar e fomentar o auxilio a migração e criação de novas ferramentas para tornar o Linux cada vez melhor e ai sim reverter o quadro geral da coisa.
Não é atacando que isso vai ocorrer, por mais engraçado e legal que sejam as piadas e troca de acusações, é mais fácil as pessoas acreditarem nas feitas pela MS do que nas feitas pelo movimento SL ou será que estou mentindo? Parem e pensem nisso.
Na minha opinião isso seria o mesmo de todos saírem roubando e matando só pq a violência no país está alta, afinal, se fizeram comigo vou fazer com os outros também.

--
http://www.maxraven.info
Comentário de Clésio Luiz
Conquistar Corações e Mentes: Eu concordo com os amigos acima que disseram que devemos respeitar o adversário. Para mim isso significa ter dignidade, estar acima do que é sujo e imoral. Criticar indiscriminadamente a MS não dará à nós a simpatia do grande público, pois eles pensarão que não passamos de um bando de amadores e desocupados. Quando fazemos piadas de baixo calão contra a MS não ganhamos a simpatia dos seus usuários. Ganhamos sim a sua antipatia, quando eles passam a defender o software proprietário só para não ficar por baixo numa conversa conosco. Pensem nisso. NÓS é que temos que dividir para conquistar, CORAÇÕES E MENTES.
Definitivamente, não vamos ganhar a guerra voltando aqueles que sofrem com ela contra nós. Para confiarem no Software Livre, é preciso que seus membros aparentem ser confiáveis e dignos, e não um bando de aborrecentes brigões. Nós temos que ser melhores que eles, e se rebaixar ao baixíssimo nível dos empregados da MS não vai nos levar a lugar algum.
Não quero que todos passem a idolatrar a MS, mas apenas que mantenham um nível mínimo de maturidade quando falam dessa empresa. Ódio, rancor, brincadeiras de mau gosto e mentiras não são comportamento de pessoas dignas e sérias. Temos que provar que somos melhor do que isso.


--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de nemesis
conversa fiada!: "O motivo de eu achar que ele tem razão é que o windows é um padrão de mercado nos dias de hoje, temos que respeitar isso"

que motivo mais frouxo!

O Windows não é um padrão: é um monopólio! E não é de hoje, é de + de vinte anos, desde o DOS sobre o qual rodava. Quantos anos vc tem? 15?

Pq devemos respeitar hoje, quando nunca respeitamos? E o que é respeitar, é baixar a cabeça e aceitar tudo passivamente? O que exatamente devo respeitar no Windows/M$? Seus bugs? Seu marketing? é, vamos respeitar no que eles são bons... afinal, eles são uma grande motivação para o desenvolvimento de software verdadeiramente livre...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
Misturando a vida digital com a vida ....: ...real.

Nosso presidente não é um exemplo de que criticando pode-se inverter o quadro e atingir os corações e mentes ??

Qaunto a fazer piadas de baixo calão.....impossível controlar as pessoas, isso acontece no meio digital e em suas sub-divisões como o mundo Linux e também no mundo Window$, ou vc acha que lá é tudo flor e simpatia ?

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Icozinha
Tem um negócio que não: Tem um negócio que não falaram aí: quer ficar neutro, sem fazer piadinhas, sem ficar cutucando a onça, e trabalhar ao invés de perder 5 min zuando o Ballmer, tá, tudo bem, eu faço em favor de não me sujar na mesma lama que eles, como disse o amigo acima ... mas não me peçam para respeitar os caras, por favor. Nessa altura do campeonato, é ridículo.
Comentário de BrunoAraujo
Acho que ele quer dizer seriedade: Acho que ele quer dizer seriedade quando diz para respeitar o concorrente.
Desta maneira você pode ter argumentos fortes quando orientar alguém a usar GNU/Linux. Expondo os prós e contras de cara um. Podendo concluir com uma recomendação específica para esta pessoa.

De outra maneira os argumentos seriam superficiais. Algo como: porque Linux é mais seguro (isso é política de segurança - no momento Linux não roda vírus sem sua autorização), não trava (depende de hardware e brechas), é mais rápido (ídem). Minha opinião.

O argumento "windows é uma [adjetivo negativo/pejorativo de sua preferência]" sozinho não é eficiente. É mais interessante mostrar o que o Linux tem de bom dando destaque ao que mais interessa ao Cliente/Usuário.

Quase esqueço quebrar algumas mentiras e mitos também é importante. Linux é difícil é coisa pra quem tem doutorado, não da pra fazer nada, só serve para servidor. Deixe-o redondo e mostre como é simples trabalhar no Linux.

Atenciosamente,
Bruno Araújo.
Comentário de Morvan
Infelicidade: ..., por parte das palavras proferidas pelo sr. Jim Zemlin, até mesmo por ter extrapolado o seu papel, que não é, seguramente, ficar velando pelo nome da Microsoft nem tampouco ficar vigilante perante a postura dos postantes linuxistas. Se o seu (dele) desejo fosse sair bem na foto junto à opinião pública e junto à Microsoft, não temos como avaliar, mas, por outro lado, podemos enquadrar o seu discurso, no mínimo, como inadequado ou esdrúxulo, partindo, pois, de alguém com investidura tão importante (Linux Foundation). Mas, não desanime. Isto mostra que a adoção do Linux é bem maior do que o que podemos comensurar por ora e a Microsoft sabe disto - e como.

Abraços,

Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de Dm7
Tá. Deixa ver se entendi.: Tá. Deixa ver se entendi. Haveria então a menor possibilidade de circunstâncias externas atípicas terem influenciado hipoteticamente o Sr.Zamlin? Eu diria, super! hipotética$?
Comentário de Vinícius Pacheco
Faz sentido.: O fato de Zemlin ter sido o porta-voz da declaração não quer dizer que ele precise ficar ilhado em uma posição de arrogância. Esse papel(o de arrogante) cumpre, historicamente à M$, não ao Linux.

A M$ dá motivos a muitas brincadeiras com seus produtos. Dá mesmo. E ainda cobra caro por isso.

Mas quando se entra numa disputa, o primeiro passo para a derrota é desprezar seu oponente. Se ele recomenda que a M$ não seja desprezada, é porque não quer cair por um erro tão básico.

Principalmente se o seu oponente tem um poder financeiro considerável.

Não desprezar seu oponente não quer dizer que você deva gostar dele.

Sinceramente não entendi por que "As afirmações de Zamlin não foram muito bem recebidas por boa parte dos linuxistas e mesmo da imprensa especializada." Nem estou questionando se realmente foram ou não. Mas quem está, de fato, disposto a encarar a briga deste porte tem que estar atento para não cair em armadilhas bobas como o desprezo pelo oponente.

Eu encarei assim. Mas cabe a cada um interpretar e entender segundo sua história, conhecimento e objetivos...
Comentário de Clésio Luiz
Saber vender o nosso peixe: mudando um pouco a frase do amigo acima: "respeitar seu oponente não quer dizer que você deva gostar dele." É esse o meu pensamento. Pelo visto a maioria do pessoal nunca teve que entrar em contato com o público para vender alguma coisa. Se você quer que um cliente se convença a comprar o teu peixe, não é falando mal do peixe do concorrente que vai convence-lo a comprar o seu. Reparem que qualquer pessoa de uma empresa, quando tenta vender um produto para você, não fica falando mal do concorrente. Ele fala bem do próprio produto, e mostra os pontos fortes desse produto em relação ao do concorrente, sem nunca procurar denegrir a imagem dele. Se o fizesse, com certeza o cliente iria achar que o seu produto é fraco e você está apelando para ganhar a venda. É esse erro que a MS está cometendo agora e o mercado já percebeu, pois quando se ataca um concorrente, é porque ele é um grande concorrente. Agora seria a hora da comunidade mostrar maturidade, e saber vender o próprio peixe, de maneira mais adulta. Quem xinga é pirralho, e nós não podemos nos comportar assim.
Querem exemplos? Cadê o Shuttleworth dizendo que a MS é uma M$rda? O CEO da RedHat diz que o Windows fede? A IBM diz publicamente que a MS deveria ir para o inferno? Claro que não. Eles são profissionais e para vender SL eles tem que ter uma postura digna, caso contrário ninguém levaria eles a sério, nem mesmo a própria comunidade.
Se quisermos convencer um usuário Windows a migrar para o GNU/Linux, não é com xingamentos e piadinhas que vamos conseguir. Temos que nos reter aos fatos, e demonstrar com eles que é vantajoso mudar. Caso contrário, você estará prestando um deserviço a comunidade, pois esse usuário Windows irá pensar que o SL é coisa de moleque e não de gente séria.

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de rafaelpitrovski
Opinião: Cada um com a sua opinião. Mas para que eu deixe de fazer piadas com a Microsoft, é preciso que ela deixe de fazer um sistema que é uma piada.

E, como dizem, a vida com humor é muito melhor.
Comentário de Patola
Apoiado!: A Microsoft só é a "valentona" que é contra o mundo do software livre porque existem esses caras que deixam tudo por assim mesmo e acham a todo momento que a empresa "mudou" e está "se aproximando" do software livre, ocasião em que se entregam totalmente pra ela. Ridículo isso. Pra se comportar eticamente, a Microsoft precisa de retribuição.
Comentário de Tiago dos Santos
Imaturidade: Depois de ler alguns comentários aqui da até para entender o porque de o uso do linux ainda não ter decolado... É muita imaturidade e infantilidade de pessoas que dizem defender o linux.

Não há profissionalismo por parte de muitos. Alguns só sabem dizer que o windows é ruim. Deve haver uma mudança de atitude. Em vez de dizer que o windows é ruim, por que não dizem que o linux é bom??? Não é melhor? Ou vocês não acreditam que o linux realmente seja tão bom e tem medo de dizer isso e depois quebrar a cara??

A conclusão que cheguei é essa. Caso não seja, então por favor, parem de dizer que o windows é ruim e comecem a investir esse tempo em promover o linux, fazer documentação, etc.
Comentário de frostbite
Minha mãe sempre dizia...: Minha mãe era taxativa quando dizia: "Meu filho, respeite para ser respeitado".

A cada cifrão que você introduz no S de "microsoft" ou de "windows", a cada comentário desrespeitoso, a cada ofensa contra o sistema concorrente, uma parte (significativa, infelizmente) da comunidade dá o direito inconsciente da microsoft fazer o mesmo.

Afinal, quem é que respeita aquele cara que ofende todo mundo ?

E, antes que alguém brade com o "mas a microsoft é um monopólio, estamos sendo bombardeados a anos", aproveito para dizer que, enquanto o foco da comunidade for "nosso sistema é melhor que o windows", a parcela de usuário de linux no desktop vai continuar sendo irrisória.

Podíamos tentar um "nosso sistema é ótimo, porque você não testa este live cd e comprova?". Claro, muita gente faz isso, contudo, muita gente não o faz.

E se me permitem o comentário paralelo, porque pouquíssimos aqui fazem a diferenciação dos mundos, a meu ver, completamente heterogêneos, do linux no desktop e do linux nos servidores e ambientes corporativos?

Gente, o foco é diferente. Eu já ví a microsoft fazer FUD e estardalhaço com Get The Facts no mundo corporativo, anunciando o Windows Server, e aplicativos "enterprise", mas nunca ví a microsoft dando um mísero A para alguma concorrência do Linux nos desktops.

Todo mundo sabe que, conquistando o usuário doméstico, a adoção do pinguim no mundo das empresas cresce, já que, "o usuário já vem acostumado de casa".

Resumindo, o comentário do Zemlin. E sempre lembrando que respeito é fundamental, independente do SO que você usa.
Para tudo na vida, inclusive.
Comentário de emanuelsan
Olé:
Tudo que vc disse de bom vejo acontencer sim. Se divulga o linux enaltecendo-lhe as características boas, mas sempre se busca uma comparação com um sistema, normalmente o windows, se o windows dá trela para se fazer piadas o q vc acha que vai ocorrer?

Uma coisa é vc querer uma postura respeitosa de uma empresa, outra completamente diferente é vc pedir isso de uma torcida de futebol. Lógico que haverá vaias e etc. No final do jogo nosso time ganhando, toda bola que for passada de um jogador a outro se ouvirá um "olé" o cara do outro time pegando na bola vai ser vaia para todo lado. Faz parte do jogo.



Comentário de frostbite
Discordo: Caro colega, acho absurda a idéia de tratar sistemas operacionais como times, e mercado como campeonato.

Se a mentalidade de todos for esta, dificilmente o Linux sai de onde está.

A humanidade não "ganha" com o linux em sí. Ganha com a implementação do software livre, ganha a liberdade.

Seu time ganha, o meu perde. Você tira uma onda com a minha cara, grita olé. Depois do jogo, cada um vai pra sua casa, e a vida continua.

Você tira uma com o windows. Depois, nós vamos pra casa, e usamos o linux. Só que 95% do mundo vai pra casa e usa windows. Você tirou seu sarro, alguma coisa mudou?

O linux têm uma fatia de mercado de desktops irrisória (torcida) e uma fatia respeitável do mundo corporativo (empresa).

Qual comportamento você pensa estar certo? O nosso, ou o da empresa que respeita o seu oponente ?

Continuo dizendo, e digo sempre. Eu não faço para outrem o que eu não quero que façam comigo.
Comentário de nemesis
política?: "Se você quer que um cliente se convença a comprar o teu peixe, não é falando mal do peixe do concorrente que vai convence-lo a comprar o seu."

funciona bem para os políticos... :)

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
errado: "Todo mundo sabe que, conquistando o usuário doméstico, a adoção do pinguim no mundo das empresas cresce, já que, 'o usuário já vem acostumado de casa'."

eu não sei disso, não! Como se empregados têm alguma voz em que tecnologias os patrões vão empregar!

O que todo mundo sabe, ou deveria saber, é que o monopólio da M$ começou quando empresas passaram a se equipar com microcomputadores e confiaram na oferta da gigante IBM, com seu PC e o M$-DOS que vinha na esteira. Daí, empregados levando trabalho para casa foram jogando os "amadores" Apple ][ e Commodore 64 de lado para comprar seu próprio IBM PC e rodar os sistemas que rodavam no trabalho...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de frostbite
Não está errado: Se você tiver conhecimento de uma empresa de médio-grande porte que use windows (deve ter), pergunte qual é o principal motivo que os faz não migrar do windows para o linux.

Muito provavelmente eles vão dizer, "o custo do aprendizado dos funcionários na transição vai ser alto".

Comumente, os servidores deles são Debian (é o que eu mais vejo) e todos os desktops são windows. É muito mais fácil contratar um cara que saiba linux para manter o servidor, e deixar o windows no desktop.

Portanto, os empregados tem, indiretamente, toda a voz SIM, nas tecnologias que os patrões irão empregar, nem que seja indiretamente.

E outra... você citou um caso antigo sobre escolha de hardware, hoje, o windows e o linux possuem aplicações esquivalentes para quase tudo, com compatibilidade entre sí, e rodam no mesmo hardware. Você nunca pensou no motivo do porque um software que é ótimo, livre e gratuito não suplanta um que é caro, meia boca e proprietário?
Comentário de emanuelsan
Concordo com sua última:
Concordo com sua última frase. Mas vc entendeu errado minha comparação com torcida de futebol. Estou falando do público para quem se dirige esses pedidos de respeito. No linux (e em qq outro SO) existem diversos tipos de usuário.

Vc pode cobrar uma postura dos jogadores, mas suas palavras não vão ter muito efeito para a torcida e nem pro time adversário (vide Materazzi x Zidane).

Além do mais vc têm que definir o que é respeito, pois cada um pode ter uma idéia diferente do que seja.












Comentário de frostbite
Respeito, a meu ver, é: Respeito, a meu ver, é nunca fazer aquilo que não gostaria que fizessem comigo. Creio que não hajam muitas discordâncias neste caso. E, antes que alguém diga "respeite para ser respeitado", adianto que, pelo menos eu, nunca ví a MS faltar com o respeito para com o linux. As estratégias de FUD dela são condenáveis, mas, compreensíveis considerando que ela é uma empresa comercial e visa o lucro; contudo, não são falta de respeito, ao meu ver.

Eu não sou partidário do "Olho por olho, dente por dente". Se a microsoft jogou e joga sujo, eu não vou fazer a mesma coisa.

E a questão nem é "cobrar respeito". É sugerir que respeitem, pelo nosso próprio bem.

E, independente de que estejamos falando, falta de respeito é errado e deveria ser combatida, não estimulada. Materazzi e Zidane foi um caso lamentável, aonde um ofendeu a família do outro, e o outro devolveu na porrada. Não foi legal, assim como não é legal ficar ofendendo o windows, a microsoft e seus usuários.

Aliás, de acordo com o que a liberdade do SL prega, o Linux veio para ser uma opção, não um monopólio. Logo, ficar "batalhando" para "ganhar do windows" não combina, em hipótese alguma, com a idéia de liberdade". Batalhe para fazer do software que nós usamos um software cada dia melhor, e esqueça a concorrência.

Eu gosto o linux, não odeio a Microsoft. Aliás, nem ligo muito pra ela. Se não, fica parecendo caso de amor mal resolvido, aonde fala-se mais mal do ex do que bem do atual...

Respeito é uma questão de educação, eu diria. Linux tem dois tipos de usuários, neste caso. Os bem, e os mal educados.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004