Segundo a Wired, as mudanças propostas geram uma compatibilidade de mão única, favorecendo a comunidade de desenvolvedores de projetos GPLv3. As alterações permitiriam que código sob a licença Apache sejam incorporados a projetos regidos pela GPLv3, mas ao mesmo tempo impediriam a recíproca: código GPLv3 continua não podendo ser incorporado a projetos sob a licença Apache.
Leia também:
-
GPL incompatibilities with Apache to be ironed out
-
Figments of the FSF's imagination to be ironed out of the GPL
-
GPL Moving Closer to (One-Way) Apache Compatibility
-
GPL Adding To Open Source License Confusion
A Info descreve desta forma: Representantes da Free Software Foundation admitiram recuar no texto da GPLv3 para beneficiar a licença Apache. A afirmação foi feita por Peter Brown, diretor da Free Software Foundation durante debate sobre licenças de software livre, na conferência JavaOne, que acontece em São Francisco.
Se efetivada, a decisão significará uma mudança importante na definição da licença GPL, usada pela maior parte das distribuições Linux e aplicativos de software livre. Durante as discussões que determinaram a atual proposta da versão 3 da GPL, a comunidade havia decidido, após 11 horas de discussão, não compatibilizar a GPLv3 com a licença Apache.
Peter Brown afirmou que a Free Software e a Apache Foundation estão discutindo o tema. Na opinião de Brown, licenças compatíveis permitem maior compartilhamento de códigos e fortalecem a comunidade de software aberto.
Saiba mais (info.abril.com.br).