Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

FSF investe 60.000 euros na aquisição de código de jogo de computador


“Num movimento inteligente (e bastante oportuno) que lembra o mesmo praticado anos atrás pela comunidade no caso do Blender, a campanha de arrecadação de fundos para a compra do código-fonte do jogo multiplayer Ryzom recebeu hoje uma grande ajuda: A FSF anunciou a doação de 60.000 euros para o fundo, totalizando a quantia de aproximadamente 200.000 euros arrecadados até agora. Segundo Peter Brown, diretor executivo da FSF, a Fundação considera o projeto "de alta prioridade".

O jogo foi inicialmente desenvolvido pela Nevrax, hoje em processo de falência, e é essencialmente um MMORPG (massively multiplayer online roleplaying game) baseado na arquitetura de cliente e servidor.

Quando o anúncio do processo de falência foi divulgado, um grupo de voluntários formados por ex-desenvolvedores, jogadores e entusiastas por softawre livre, reuniram-se com a idéia de lançar o jogo sobre a GPL. O portal da Tectonic tem mais detalhes sobre o assunto. Visite o site oficial da campanha Free Ryzom para conhecer mais sobre o jogo.”


Enviado por Ludi (iludiΘuol-com-br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Terramel Pagliacci_
Ia enviar essa noticia agora heeheheheh: Estava lendo sobre isso agora a pouco e ia publicar no meu blog e mandar para cá...

Se quiser outro link para ler mais sobre essa ótima notícia basta checarem aqui:
http://software.newsforge.com/software/06/12/15/1537210.shtml?tid=150

Interessante adicionar que isso é ótimo não apenas pelo jogo, mas como li no mesmo artigo que estava na newsforge, a idéia é CRIAR DEMANDA, ou seja, ao termos um jogo do nosso lado, teremos os jogadores e com isso mais jogos podem aparecer ao ver o sucesso deste... Com isso mais fabricantes de hardware ao perceberem o crescimento dessa área no Linux e no Software Livre, começam a desenvolver mais drivers. Então essa é uma das idéias principais da FSF para a compra do jogo!

Espero que dê certo. Vamos todos torcer pois temos muito a ganhar com isso.

OBS: Vou colar este artigo como foi postado aqui lá no meu blog para não precisar escrever tudo certinho eheheheh!

Abraços
Comentário de Oksigeno
Boa!: É mesmo o que o Linux mais precisa pra conquistar o usuário doméstico: bons jogos :-)
Comentário de giganttee
Bem que o milionário do: Bem que o milionário do Ubuntu podia ajudar nisso né?
Comentário de EdCrypt
Lets Digg it:
http://digg.com/linux_unix/FSF_pledges_60_000_to_the_Free_Ryzom_Campaign

:)

--
Eduardo de Oliveira Padoan
http://edcrypt.blospot.com
Ajude a EFF: http://eff.org
Comentário de Ricardo Carvalho
Eu sempre achei a idéia de: Eu sempre achei a idéia de comprar código de um desenvolvedor que não quer mais uma idéia interessante, assim como a idéia de abrir código que não é mais desenvolvido (eu queria muito ver o antigo A/UX da Apple rodando em estações modernas e não ter que tirar pó do meu Apple Centris para isso, ou mesmo verum suporte a hardware melhor no QNX ou ainda o OS/2 sendo mantido por uma comunidade de usuários, devaneios...), mas é apenas a segunda vez que eu vejo isso acontecer, queria saber se isso ocorreu mais vezes, a única outra vez que eu sei que isso ocorreu foi com o Blender, o kqemu teve uma proposta parecida com o Blender, mas no final nenhuma empresa ou comunidade de usuários partiu para a ação, eu conversei com algumas pessoas que até tinham interesse em montar comigo algo em relação ao kqemu (como um sistema de doaçõespara se abrir o código), mas faltava tempo pra todo mundo e o esquema do kqemu exige um financiamento permanente ao desenvolvedor original e não apenas o pagamento de um montante de dinheiro para que o Fabrice abra o código.
Comentário de Sandro Amilton Vieira
E o Steve Ballmer? porque não usar esse: Caros Colegas

E o Steve Ballmer? porque não usar esse dinheiro para processar ele por calúnia e difamação, pedindo na justiça que ele indique onde o Linux esta prejudicando ou violando os direitos intelectuais e autorais.. e aproveita para contestar algumas patentes como duplo clique do mouse e demais, e porque não pode também simplesmente patentear o movimento do mouse, para mim é o mesmo ato... para mim é um abuso de patente e acho que tem uma lei nos EUA que fala sobre isso...

Sinceramente

Sandro Amilton Vieira
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004