“Num movimento inteligente (e bastante oportuno) que lembra o mesmo praticado anos atrás pela comunidade no caso do Blender, a campanha de arrecadação de fundos para a compra do código-fonte do jogo multiplayer Ryzom recebeu hoje uma grande ajuda: A FSF anunciou a doação de 60.000 euros para o fundo, totalizando a quantia de aproximadamente 200.000 euros arrecadados até agora. Segundo Peter Brown, diretor executivo da FSF, a Fundação considera o projeto "de alta prioridade".
O jogo foi inicialmente desenvolvido pela Nevrax, hoje em processo de falência, e é essencialmente um MMORPG (massively multiplayer online roleplaying game) baseado na arquitetura de cliente e servidor.
Quando o anúncio do processo de falência foi divulgado, um grupo de voluntários formados por ex-desenvolvedores, jogadores e entusiastas por softawre livre, reuniram-se com a idéia de lançar o jogo sobre a GPL. O portal da Tectonic tem mais detalhes sobre o assunto. Visite o site oficial da campanha Free Ryzom para conhecer mais sobre o jogo.”
Se quiser outro link para ler mais sobre essa ótima notícia basta checarem aqui:
http://software.newsforge.com/software/06/12/15/1537210.shtml?tid=150
Interessante adicionar que isso é ótimo não apenas pelo jogo, mas como li no mesmo artigo que estava na newsforge, a idéia é CRIAR DEMANDA, ou seja, ao termos um jogo do nosso lado, teremos os jogadores e com isso mais jogos podem aparecer ao ver o sucesso deste... Com isso mais fabricantes de hardware ao perceberem o crescimento dessa área no Linux e no Software Livre, começam a desenvolver mais drivers. Então essa é uma das idéias principais da FSF para a compra do jogo!
Espero que dê certo. Vamos todos torcer pois temos muito a ganhar com isso.
OBS: Vou colar este artigo como foi postado aqui lá no meu blog para não precisar escrever tudo certinho eheheheh!
Abraços