Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

FSF busca doações financeiras para o projeto GNU PDF

Segundo o Blue-GNU, a Free Software Foundation está trabalhando para desenvolver um conjunto de programas e bibliotecas que implementem o formato de arquivos PDF, e até mesmo não-desenvolvedores podem contribuir para a causa, já que a fundação criou uma página que permite que interessados doem dinheiro para ajudar a pagar os desenvolvedores por seu trabalho.

Saiba mais (blue-gnu.biz).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ZUMBI
Mais? Mais? Pra onde vai a: Mais? Mais? Pra onde vai a grana??
Comentário de tenchi
Cheirando à...: Me desculpem, mas o formato PDF já não é aberto? Já não existem bibiotecas que implementam este formato, como o poppler? Pra quê isso tudo então?

Isso tá me cheirando à...

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de hito
leia: Nao ta escrito bem alí para onde vai?
Comentário de LKRaider
ISO: Bom, no site diz que ele pretendem implementar as especificações da ISO para o PDF, que é algo novo, ou seja, não é como as implementações atuais que são baseadas no formato patenteado da Adobe.
Comentário de lerpraque
Goals and Motivations: We also considered to use xpdf or the poppler library. Almost all free software viewers supporting PDF are using that library, after all. It works and is actively maintained. But we found enough arguments to not use it. First of all, there is the portability issue. poppler is written in C++. If it is difficult to write portable C code, to use C++ is to call for portability problems. Someone may want to embed the gnu library in an embedded device, for example. There is another reason against to use C++ for the library: the vast majority of the GNU system is written in C, and one of the goals of the library is to provide convenient PDF support to other GNU packages.
Comentário de tenchi
Cheia à rosas: Então se é assim, sim ;-)

Mas se é para investir maciçamente num formato, que tal algo como o djvu, que é opensource, tem várias vantagens em relação ao PDF (segundo este artigo do Cabelo). Não que o PDF seja ruim, mas se é para investir num formato, que seja em um que é mantida por uma comunidade.

Mas vamos ver como vai ficar. Boa sorte para os desenvolvedores - e doadores ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Clésio Luiz
DjVu: Ele pertence a uma empresa também, me parece que só uma biblioteca dele é que é GPL. No site deles explica isso direito.

Atualmente o PDF pode ser considerado livre também, pois várias implementações dele estão sob a ISO. Daí o pessoal da FSF estar investindo nele.

Vale lembrar que a companhia malígna está desenvolvendo um formato concorrente. Então, empresa por empresa, é melhor se agarrar com a Adobe. Lembre-se: O inimigo do meu inimigo é meu amigo :-P


"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de Douglas Augusto
Padrão ISO: Finalmente as alternativas livres concorrerão de igual para igual com as soluções proprietárias da Adobe e de terceiros. Ainda que as versões anteriores do PDF tivessem especificações abertas, o fato de serem controladas pela Adobe dava-lhe uma grande vantagem, isto é, ao tempo em que as especificações eram liberadas, a empresa já gozava de uma suíte inteira compatível com o novo formato, enquanto que as alternativas começariam só dali correr atrás do prejuízo.
Comentário de tenchi
O inimigo do meu inimigo é ...: ... meu inimigo duas vezes, ora!

hauahau

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Patola
PDF aberto? Não: Me desculpem, mas o formato PDF já não é aberto?

Não, não é. Para você ter acesso às especificações e usar o formato em seus programas, tem que concordar em nunca gerar algo que quebre a criptografia do formato. Nunca ouviram falar da história do russo (Sklyarov) que quebrou a criptografia do PDF e quando foi dar palestras nos EUA foi preso?

Não sei como é o caso do padrão ISO. Mas eu sei que já passei por bons perrengues por ter comprado PDFs encriptados.
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004