“A Free Software Foundation publicou um rascunho para a versão 2.0 da GNU Free Documentation License, utilizada em manuais de softwares livres e em projetos de cultura livre diversos, tais como a Wikipedia e o Wikcionário (esses dois administrados pela Wikimedia) [o material do BR-Linux também adota a GFDL 1.2 como sua licença]. Ao mesmo tempo, anunciou o rascunho para uma nova licença, também voltada a textos livres: GSFDL (GNU Simpler Free Documentation License).
O surgimento de tais rascunhos, de acordo com a FSF, deve-se ao fato de necessidades que apareceram durante a discussão dos rascunhos da nova GPL para melhorar a internacionalização da licença, clarificações de como aplicá-la em áudio e vídeo e menos exigências para se utilizar um trecho de algum trabalho. Ao mesmo tempo em que a GSFDL surge tendo de diferencial a não obrigatoriedade de se manter textos de capa e seções invariantes.
Possivelmente ainda apareça, dentro de algum tempo, uma terceira licença para textos livres feita pela FSF. Digo isso por que o rascunho para a nova GFDL possui uma seção 8b., que tem em seu final a seguinte frase: 'then you may relicense the Work under the GNU Wiki License.'”