Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

FSF anuncia rascunho para nova versão da GFDL e uma nova licença: GSFDL

Novidades nas licenças livres para uso em documentação e textos em geral.


“A Free Software Foundation publicou um rascunho para a versão 2.0 da GNU Free Documentation License, utilizada em manuais de softwares livres e em projetos de cultura livre diversos, tais como a Wikipedia e o Wikcionário (esses dois administrados pela Wikimedia) [o material do BR-Linux também adota a GFDL 1.2 como sua licença]. Ao mesmo tempo, anunciou o rascunho para uma nova licença, também voltada a textos livres: GSFDL (GNU Simpler Free Documentation License).

O surgimento de tais rascunhos, de acordo com a FSF, deve-se ao fato de necessidades que apareceram durante a discussão dos rascunhos da nova GPL para melhorar a internacionalização da licença, clarificações de como aplicá-la em áudio e vídeo e menos exigências para se utilizar um trecho de algum trabalho. Ao mesmo tempo em que a GSFDL surge tendo de diferencial a não obrigatoriedade de se manter textos de capa e seções invariantes.

Possivelmente ainda apareça, dentro de algum tempo, uma terceira licença para textos livres feita pela FSF. Digo isso por que o rascunho para a nova GFDL possui uma seção 8b., que tem em seu final a seguinte frase: 'then you may relicense the Work under the GNU Wiki License.'”


Enviado por Lugusto (lugustoΘgmail·com) - referência.



BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004