“Foi lançado ontem, dia 8, o primeiro alfa (live e instalável) do Freespire 2.0. O Freespire, versão livre do Linspire, até a versão 1.0 era baseado no Debian. No entanto, graças à assinatura do acordo entre a Linspire e a Canonical, ele passou a ser baseado no Ubuntu, mais especificamente no Feisty Fawn.
Um diferencial do Freespire é que ele já vem com todos os codecs de áudio e vídeo legalmente instalados (MP3, Windows Media, Real Player, QuickTime, Java, Flash, ATI, nVidia, modems etc). Além disso, ele possui o serviço grátis CNR (Click'n'Run), talvez a maneira mais fácil de se instalar programas no Linux. Um dos objetivos básicos do Freespire é tornar indolor a transição do Windows para o Linux.
Este primeiro alfa, como é natural, contém muitos bugs e não apresenta ainda algumas das características citadas, portanto deve ser usado apenas para testes. Se você ficou curioso, mas não gosta de aventuras, aguarde a versão 1.0 final. Anunciamos, também, o lançamento da tradução para o Português do Manual do Usuário do Freespire, um trabalho levado a cabo por Ludi e Ceti, que nele trabalharam desde Dezembro passado. Além da tradução e adaptação para a realidade brasileira, foram acrescentados ainda vários tópicos não constantes do Manual original. Os autores gostariam que quaisquer erros encontrados, sejam eles palavras escritas de forma errada, pontuação indevida, problemas de concordância, informações equivocadas etc, fossem comunicados através do email jotatb(arroba)yahoo.com.”