Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Freedows e FreeOffice com download e fontes liberados para download - mas ainda sob licença LISA

'A Free Software anunciou a disponibilização imediata para download das versões Freedows e FreeOffice e o respectivo código fonte dos produtos. Baseados em código aberto, os softwares desenvolvidos são regidos pela Licença Integrada de Códigos de Software Aberto (LISA), sendo esta uma licença que autoriza a utilização livre do sistema para fins não comerciais.'” A nota foi enviada por rxon (ericson·nunesΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Segundo o anúncio oficial da Freedows, “Free Software e Cobra Tecnologia finalizaram a parceria no desenvolvimento do sistema operacional Freedows, com a assinatura do distrato no último mês. Esta iniciativa se deve à mudança estratégica das partes, especialmente da Cobra Tecnologia que passa a agir mais focadamente no mercado de TI. (...) Com o fim da parceria no desenvolvimento, a Free Software passou a ser a única desenvolvedora dos sistemas, enquanto que a Cobra Tecnologia continuará distribuindo os softwares aos seus clientes.

A Free Software anunciou a disponibilização imediata para download das versões Freedows e FreeOffice e o respectivo código fonte dos produtos. Baseados em código aberto, os softwares desenvolvidos são regidos pela Licença Integrada de Códigos de Software Aberto (LISA), sendo esta uma licença que autoriza a utilização livre do sistema para fins não comerciais. Para ter acesso ao download dos sistemas basta acessar o site http://www.freedows.com/fwfo/
” Veja o texto completo em :: Freedows ::.

As versões do Freedows e do FreeOffice (baseado no OOo) agora disponibilizadas foram lançadas em 2005. Alguém se habilita a escrever uma análise? E como vocês interpretam esta disponibilização gratuita sob uma licença LISA?

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de salomon
LISA - Licença Integrada de Códigos de Software Aberto: No caso do FreeOffice, a LISA somente é aplicável ao código desenvolvido pela Freedows e incorporado à base do OpenOffice.org. O OOo é hoje licenciado pela LGPL e pode ser usado em outros produtos sem que os autores destes se vejam obrigados a licenciá-los também pela LGPL. No entanto, a licença do código original não pode ser alterada por terceiros. Logo, a LISA se aplica somente aos módulos que a Freedows tenha desenvolvido por conta própria e não ao código original do OpenOffice.org ou a suas derivações.

Comentário de Rafael Roquetto
Pensei nisso. Mas isso: Pensei nisso. Mas isso implica que a Freedows estaria violando a licença?
Comentário de salomon
Não. Apenas que a LISA se: Não. Apenas que a LISA se aplica somente ao código desenvolvido pela Freedows. O código original do OOo continua sendo LGPL.

A LGPL permite que o OOo seja usado como componente de um outro produto, no caso o FreeOffice, sem que o mesmo tenha que ser LGPL também. Assim, enquanto produto, o FreeOffice pode ser licenciado sob a LISA, mas o código do OOo nele contido continua sendo LGPL.
Comentário de walfredo junior
Versão Linux sem a comunidade não anda !!!: Isso Mostra que um projeto como o Freedows sem a comunidade Linux , não vai pra frente..
O pessoal da freesoftware poderia a muito tempo ter popularizado o Freedows.Mas por causa da ganância alem do Freedows não ser popular ficou um pouco parado no tempo em termos de recursos. Hoje Distros como Fedora, OpenSuSe, Famelix e tantas outras, estão bem a frente em muitos pontos. Quanto ao FreeOffice acho que não vale a pena , eu prefiro o OpenOffice que está sempre em dia, com melhorias e atualizações.
Comentário de Brunno Gomes
Realmente não vejo vantagem: Realmente não vejo vantagem hoje em perder tempo com o Freedows, na época do lançamento havia muita gente interessada e que poderiam ter formado uma ótima comunidade mas hoje já se sabe como as coisas funcionam para a Free Software e para o Freedows e duvido muito que isso venha a despertar um interesse tardio.

-
Primeiro eles te ignoram...
Depois eles riem de você...
Então eles lutam contra você...
Aí você vence...
Comentário de Neumnon Cros la Vox
Com toda a certeza, espero: Com toda a certeza, espero que as pessoas voltem suas atenções para o OpenOffice e outros projetos do que se meter nisso.
Comentário de José Geraldo
Eles perderam o bonde: O objetivo original da Free Software (que nomezinho mais mal-intencionado, hem?) era mamar nas tetas do Banco do Brasil oferecendo-lhe um Linux e um Office proprietários (ou quase isso). Só que alguém na administração do Banco tem juízo e não quis manter o banco preso a uma base fechada. Depois que o BB desistiu de botar Freedows e FreeOffice (para o SO dos servidores eles estão rodando Mandrake 9 e para o Office a versão padrão da OpenOffice.org) o projeto murchou como um balão furado e a Free Software ficou com o mico na mão.

Bem-feito para eles aprenderem a dar uma de "joão-sem-braço".
Comentário de Tito 23
Cobra: O Freedows é produto da COBRA. Pra quem não sabe a empresa é uma espécie de COMPUTADORBRAS, uma mer*a de estatal criada pelo regime militar para "fabricar computadores" no Brasil na década de 80 e que hoje serve aos interesses deste "governo" que tanto contribui pra o "crescimento" do soft livre no BR. Obviamente nunca fez isso, afinal até hoje isso não foi feito por aqui. O fato é que essa estatal de m*rda e seu quadro de cabides não conseguiram se quer desenvolver uma distro descente do LINUX, e agora no desespero querem ajuda da comunidade! Não ajudem, deixe essa porcaria desaparecer e quem sabe levem junto a COBRA e o BB um banco que não serve nem pra sentar...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004