Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Fontes livres para quem quer compatibilidade com as da Microsoft

As fontes foram desenvolvidas pela Ascender e lançadas pela Red Hat sob a GPL (com uma exceção especial para fontes). Documentos feitos usando esta fonte não têm qualquer restrição ou obrigação de licenciamento, mas as fontes em si podem ser modificadas livremente pelos interessados.

Veja amostras das versões com e sem serifas, além da versão monoespaçada, para entender melhor a questão do visual. A Liberation Sans tem dimensões equivalentes às das fontes Arial, Albany e Helvetica, enquanto a Liberation Serif se encaixa em documentos contendo Times New Roman, Thorndale e Nimbus Roman.


“As fontes proprietárias da Microsoft são uma barreira para documentos realmente livres. Por isto, a RedHat colocou à nossa disposição um conjunto de fontes chamadas Liberation Fonts para substituir as da Microsoft. Elas têm a mesma largura e espaçamento horizontal para que, ao substituir a fonte em um documento, não mude a posição das linhas de texto. A versão de alta qualidade (com hinting) sairá para final de ano.



Download: http://www.redhat.com/promo/fonts/ ”


Enviado por Alfeno Rodrigues (alfenoΘgmail·com) - referência (openoffice.org.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de leo.fontenelle
Visualização das fontes: Adorei a visualização! Quem tiver interesse também pode conferir uma demonstração em vários tamanhos (com serifa).
Comentário de Túlio
Acho que quando se lê "A: Acho que quando se lê "A Liberation Sans tem dimensões equivalentes às das fontes Arial, Albany e Helvetica" a idéia que se tem é que o espaçamento é o mesmo, mas as letras tem espaçamentos e tamanhos significativamente diferentes, tanto entre si quanto se compararmos com as da família Liberation.

Acho que a melhor propaganda que pode ser feita é que são formatos com serifa, sem serifa e mono-espaçado, todos GPL. É mais uma opção de fontes com o diferencial da GPL.

Isso é totalmente falso: "Elas têm a mesma largura e espaçamento horizontal para que, ao substituir a fonte em um documento, não mude a posição das linhas de texto."

Quem quiser pode fazer o teste.
Comentário de leo.fontenelle
Conferindo: Você disse que as dimensões não são iguais. Você comparou a Liberation Sans contra qual: a Arial, a Albany ou a Helvetica?

De acordo com a RedHat, as três fontes da família Liberation seriam substitutas às Times New Roman, Arial e Courier New.

Ironicamente, a Arial foi criada para substituir a Helvetica, na época um sucesso no mundo editorial, mas com a escalada do MS Windows a Arial passou a ser muito mais conhecida.
Comentário de Tulio Barros
Meu teste foi bem simples:: Meu teste foi bem simples: Abri o OpenOffice, escrevi em tamanho 30 cada uma das fontes Liberation com Times New Roman,
Arial, and Courier New. Seguindo a descrição do yum:

liberation-fonts.noarch 0.1-9.fc6 extras
Matched from:
liberation-fonts
The Liberation Fonts are intended to be replacements for the three
most commonly used fonts on Microsoft systems: Times New Roman,
Arial, and Courier New.


Que inclusive é até mais "justo" ao dizer que "Liberation Fonts are intended to be replacements", deixando muito mais vago o efeito da substituição.
Comentário de leo.fontenelle
Liberation substitui, sim, Arial, Times New Roman e Courier New: Comparei as fontes Liberation e ficou claro que as fontes são equivalentes em altura e largura. Isso significa que a família tipográfica da Red Hat pode, sim, substituir as fontes proprietárias Arial, Courier New e Times New Roman sem alterar a disposição do texto no documento.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004