Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

FLISOL-DF 2007 - relato de participante


“"Hoje foi um dia meio corrido para mim, cheio de afazeres. Porém, houve um tempo para ir conferir o que estava rolando em mais uma edição do FLISOL DF, ou seja, Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre. Cheguei meio tarde por lá, exatamente às 15 horas, porém ainda houve tempo para ver duas das palestras que estavam ocorrendo por lá.

A primeira palestra que acompanhei foi de Eustáquio Mendes Guimarães com o tema “Distro Ubuntu - O que está nas notas de rodap酔." (...) Depois desta palestra, já corri para a próxima, que seria com um cara conhecido, Clayton Lobato. O tema de sua palestra é “Conectividade, segurança e kernel”. Algo bem genérico mesmo."

Gostaria de compartilhar um pouco da experiência que obtive com a visita neste evento que ocorreu por aqui na capital do Brasil! O texto completo está disponível na referência.”


Enviado por ThigU (thigu15Θgmail·com) - referência (localdomain.wordpress.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bjverde - Reinaldo A. Barrêto Junior
Vídeos e fotos: Quem não é do DF vai ter uma ideia do que aconteceu com os vídeos e as fotos. Todas as falas foram fotografas e algumas palestras foram filmadas. A instalação e a Lan House foi um sucesso, gente dançando e jogando o tempo todo.

Os vídeos e as fotos estarão no site do Projeto Software Livre: http://df.softwarelivre.org
Comentário de Eustaquio Mendes Guimaraes
FLISOL - Brasília: Ola ThigU,
realmente foi uma pena que você chegou muito tarde e assistiu poucas palestras pois as anteriores foram ótimas.

Mas gostaria de lhe esclarecer algumas duvidas que ficaram.

------
...O palestrante iniciou a palestra com uma coleção de slides já bem conhecidos por mim, pois foram utilizados no FISL no Segundo Encontro Nacional do Ubuntu-br...
------
Realmente, nas minhas "pesquisas/Google" sobre informações para a palestra bastando colocar no Google - ubuntu filetype:odp - o primeiro link que apareceu foi - http://dudanogueira.com.br/arquivos/apresentacao_ubuntu_linux.odp - como achei ótimas as primeiras informações e o visual muitíssimo agradável (não sei nem fazer um O com um copo) utilizei e acrescentei outras informações. O Slide estará disponível no Wiki do evento - http://www.ronaldcosta.pro.br/sistemas/wiki/index.php/FLISOL_2007_-_Bras%C3%ADlia_-_DF -

------
Além disto, são demonstradas algumas aplicações interessantes do Ubuntu, ...
------
Que bom que você gostou, obrigado e colabore.

------
...Devo deixar registradas algumas impressões que obtive sobre o evento:

* Pouquíssima divulgação - quase não fiquei sabendo do evento! Fiquei sabendo nesta semana, na quinta-feira. Sendo que mesmo na frente do local do evento não vi nenhuma faixa ou sequer alguma movimentação que pudesse denunciar a localização.
* Falta de controle dos participantes - não realizei inscrição e nem vi nenhum local que pudesse realizar. Cheguei ao local sem nem ao menos saber para onde ir.
------
* Pouquíssima divulgação ... olha, realmente tivemos pouca divulgação, até porque o tempo entre a inscrição e o evento foi curto e também alguns membros participaram do FISL, o que acabou atrapalhando um pouco, mas por outro lado, com a "pouca divulgação" o evento foi ótimo, muiiita gente mesmo e dezenas de instalações de maquinas.
Se viessem mais pessoas talvez não conseguiríamos manter o controle. Apenas para ilustrar, por volta das 15:00, o disjuntor elétrico da sala aonde estavam os jogos/instalação literalmente DERRETEU terminando assim a festa um pouco mais cedo que o previsto.

* Falta de controle dos participantes - como eu disse antes, tivemos pouco tempo e um problema no próprio site do FLISOL, ao qual ficou "congelado" por alguns dias para ativação do cadastro de participantes, mas que foi contornado com membros da equipe no balcão de recepção do Fátima, para que as pessoas possam receber os seus certificados de participação.

-----
... instalação de soluções livres em computadores e o bate-papo para tirar dúvidas com usuários. Mesmo assim, não vi ninguém carregando computadores ...
-----
Infelizmente quando você chegou o derretimento do disjuntor já havia terminado com a instalação e jogos, mas como o nosso colega cinegrafista Reinaldo/BJverde já anunciou, aguardem os vídeos e confiram.

----
... tenho que admirar iniciativas como estas, que fazem a filosofia Livre valer mais que qualquer tecnologia por lá citada ...
...Não pude contribuir desta vez, porém espero que nas próximas edições tenha um tempinho para ajudar a galera por lá ...
----
Mais uma vez obrigado e aproveito para convida-lo a participar do PSL-DF e vamos trocando idéias para o ano que vem. E para este ano estamos pensando em um evento de LAN/Games-DF utilizando SL.

Obrigado


Comentário de Ronald Costa
FLISOL - BRASÍLIA - 2007: Envio o meu POST de Comentário, que coloquei no site, que ainda por cima tem os comentários MODERADOS !!! Que coisa hein......

==================================================================

Caro Amigo,

Desculpe, mas em seu site não encontrei nem seu nome… Mas vamos lá:

1) Antes de mais nada gostaria de saber quem você é, e porque não procurou ninguém da coordenação do evento para antes de escrever se informar a respeito?

2) O evento foi divulgado em cima da hora, por questões de patrocínio para impressão…. Mas pelo esforço de todos do PSL-DF ele ocorreu…

3) Se você chegou no meio da tarde e nem assistiu o evento todo, como pode julgar se os objetivos foram atingidos ou não…? Você esteve na sala de instalação? Reparou a quantidade de notebooks e CPUs que andavam pelo prédio? Não, com certeza não. Você chegou no meio da tarde!!! vou chutar o horário, pelas palestras que você assitiu… Você chegou as 15:00 hora, faltando 2 horas para terminar... e saiu antes do encerramento... que coisa....Que pena...perdeu 3 bolsas de 50% da Pós em SL...

4) Falar e criticar é fácil demais. Talvez por isso que todo mundo goste de um BLOG, porque para descer a crítica é fácil….. Mas vou considerar todas as suas observações, e de ante mão já o convido para no ano que vem. Antes de falar venha participar da organização e contribua, quem sabe ficando até 4 horas da madrugada arrumando tudo, ou depois do evento arrumando classes e cadeiras nas salas…

5) Venha ser palestrante e contribua com todo seu arcabouço de conhecimentos… e ai vamos aguardar os comentários sobre a sua palestra….

Atenciosamente,

RONALD COSTA
Coordenador do FLISOL 2007 - Brasília.

Comentário de ThigU
Resposta dada em meu Blog: Olá Ronaldo,

Recebo suas críticas e faço questão de responde-las para não deixar mal entendidos. Vamos lá:
1) Realmente não irá encontrar meu nome no blog por motivos pessoais. Não gosto de expor meus dados pessoais em sites na Internet além de um apelido que tenho. Não é medo de ser perseguido, mas é uma questão de segurança. Sendo assim, pode me chamar pelo apelido que estará falando comigo :)
2) As questões que levaram a divulgação de última hora do evento estão além da ótica de um participante. Fui um dos participantes como muitos outros que estiveram por lá. Faço a crítica não com um sentido de difamar, mas expor melhorias para o evento. Ano passado houve mais divulgação que este ano, por isto estranhei ficar sabendo tão em cima da hora.
3) Eu realmente cheguei tarde ao evento, como registrado em meu post, porém, não julguei que os objetivos não foram cumpridos, apenas escrevi o que eu vi e o que outras pessoas também viram. Isto está bem claro em meu comentário.
4) Reparou que dei os parabéns à coordenação do evento? Iniciativas como estas que fazem o software livre ser o grande movimento que é hoje. Repare que em momento algum digo que o evento deixou a desejar, pelo contrário, eu realmente incentivo esse tipo de evento.
5) Tenho intenção de ajudar no evento sim! Seja como palestrante ou organizador, porém não o fiz, pois, como disse, fiquei sabendo do evento em cima da hora!

Na verdade, todas as críticas que realizei tem caráter construtivo, e não quis desmerecer ninguém. Porém, não espere que se faça um evento perfeito! Problemas irão ocorrer e é exatamente onde a coordenação irá atuar para que não se repitam. Realmente espero que não leve minhas críticas como ofensas pessoais, até porque não foi esta a intenção.

Espero que não haja uma má impressão de mim, pois, não não tive uma má impressão do evento.

OBS: Os posts estão como moderados pois ainda não encontrei na ferramenta wordpress onde configuro para deixar aberto comentários. Porém note que todos os comentários (alguns inclusive maldosos) foram publicados sem edição.

Até mais!
Comentário de ThigU
Opa!: Olá Eustáquio,

Legal ter lido meu comentário sobre o evento. Gostei de sua palestra sobre o Ubuntu Feisty Fawn! Enfim, não cheguei mais cedo pois tenho aulas aos sábados pela manhã. Porém dei sorte de ao chegar dar tempo de ver sua apresentação.

Ao iniciar sua palestra, pensei inclusive que você fazia parte dos times regionais do Ubuntu-br, pois, eles mesmos sempre que vão realizar apresentações em eventos, utilizam o conjunto de slides que você utilizou.

Realmente, já tinha visto as principais características desta nova versão, porém, não sabia do curso do shell que ao digitar um comando ele irá fazer um procura em pacotes inclusive não instalados. Gostei pacas! Irá me ajudar de um monte!

Digo que houve uma pouca divulgação pois em comparação às edições anteriores, meses antes do evento eu já estava sabendo sobre as datas e palestras. Pensei inclusive que poderia ter ocorrido um problema de logística. Porém, precisava deixar registrado que ocorreu algo! :)

É uma pena que tenha ocorrido isto. Deve ser por isto que ao chegar na sala de instalação não vi muita movimentação e os computadores desligados. Obrigado por me esclarecer. :D

A falta de controle dos participantes é algo que deve ser bem cuidado em um evento como estes, pois, saber quantas pessoas foram para lá é o primeiro dado necessário para a realização de um bom evento nas próximas edições, sendo que com estes dados será possível mensurar gastos e realizar estimativas. Valeu novamente por esclarecer!

Obrigado pelo convite! Poder ajudar no movimento seria muito legal! Como posso proceder para poder contribuir? Contribuir inclusive com esta iniciativa de LAN/Games-DF, que achei bem interessante!

Valeu e até mais! :)

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004