Luis Bosque, que é Administrador de sistemas em Zaragoza (Espanha), membro do
Grulla e do PELMB, aceitou o convite do BR-Linux para escrever seus comentários sobre o FISL, levando em conta suas participações em eventos do lado de lá do Atlântico. Segue o relato, sem edição - ele mesmo tomou a iniciativa de procurar traduzir para nosso idioma.
“
Em minha opiniao o FISL se compoe de duas partes importantes. A primeira seriam as palestras, as quais me pareceram bem elaboradas. Existem palestras e palestrantes de boa qualidade. A segunda seria a dos estandes, a zona principal do Forum, o primeiro lugar que os visitantes percebem quando chegam. Por esta razao, penso que se deveriam cuidar mais o que expoe. Os estandes deveriam servir de vitrine para os visitantes, para que entendam e conhecam o *nosso mundo*. Deveriam chamar a atençao do publico, e nao carregar cartazes, bandeiras enormes, ou fazer barulho com apitos. O que deveriam ter, é o que exatamente buscam os visitantes do forum, que é tecnologia basea da em sw livre. Quando um visitante caminha na parte dos estandes, devem olhá-los, nao por terem pessoas fazendo barulho, ou porque tem um Tux em tamanho exorbitante, mas sim por realizar algum tipo de atividade relacionada a tecnologia. Isso é precisamente o que pude observar este ano.
A ausencia de atividades nos estandes provoca, que se tornem em meros lugares de encontro e descanso, o que poderia se fazer em qualquer mesa de bar. Se falamos em ter atividades de interesse tecnologico e baseada em sw livre, devem pensar em seguir mais além e tentar buscar uma certa sincronia entre estandes e palestras, de maneira que certas atividades ou elementos mostrados em um estande possa servir de trampolim, ou despertar de interesse do publico para as palestras. Com isso quero dizer que o pessoal da organizaçao do Forum nao everia se limitar a convidar palestrantes, selecionar estandes e montar a infra-estrutura. Deveriam estar servindo para que os estantes realizassem atividades que provocassem o interesse do publico para assitir as palestras. Para isto simplesmente teria que cuidar um pouco da estrutura e organizaçao e fazer com que o grupo de usuarios, ou ate mesmo os estandes, pudessem mostrar na pratica a teoria explicitada nas palestras.
Luis Bosque - Administrador de sistemas - Grulla - Zaragoza - España - Projeto España Libre de MB”