Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Fisl - relato inicial e apanhado geral da primeira manhã do evento

Relato enviado por Helio Castro, correspondente do BR-Linux no FISL, às 12h45min.


“Bom, depois de passar pela saga de chegar a Fiergs, entrar na imensa fila de registro, ver muita, mas muita gente conhecida que se encontra novamente no pavilhão do FISL. O oitavo de uma longa série, meu sétimo numa lista.

Neste momento já devem ter inúmeros sites e notícias com fotos da área e estandes, todo mundo urgindo pela primeira notícia do dia, a primeira foto. Aqui na sala de imprensa então, todos os computadores ocupados (curiosidade momentânea, as máquinas são boot remoto com Sacix, Gnome e Iceweasel).

Pergunta então, porque eu não estou escrevendo direto do notebook? Rede! É tanta, mas tanta gente tentando acessar as redes sem fio que um simples ip via dhcp está difícil de ser obtido, imagine o resto. Mas, nada que não deva ser logo resolvido pela organização.

A primeira impressão que tive foi, de novo, de limpeza da área do pavilhão. O centro está composto da arena de programação, o belo site do CrieiTive, e sofás!!!

Sim, sofás no meio. Me pareceu agradável, realmente. Olhando com calma se vê todo o evento dividido em anéis, do centro para fora, vai da organização, depois grupos de usuários e depois governo e empresas..

Ah, claro, empresas. Sem detalhar ainda, posso garantir que você vai encontrar psicólogos por aqui, vários. Pra você entender o que eu quero dizer basta saber que normalmente estes profissionais são contratados nas empresas para um setor chamado RH. O resto você conclui por si mesmo..

E temos nomes novos, que então me chamou a atenção sobre uma característica que o evento vem assumindo, sem intenção, que é um centro onde as empresas aparecem para conseguir seus principais recursos escassos no país, mão de obra especializada.

Fora as big one usuais, alguns estandes .gov e o estado constante de felicidade do grupo de usuários, os demais estão aqui atrás de você (até mesmo quem não veio no Fisl deve estar sabendo de caminhos para trilhar partindo daqui).
Mas pra começo, que dei uma passada voando pelo pavilhão, me diverti horrores com a criançada no estande da OLPC. Sim, pode ser que não de certo, pode ser que dê muito cero, mas que é muito bom ver crianças brincando com interfaces inteligentes (Squeak, pra quem não conhece um smalltalk simples e perfeito para alimentar a fome de conhecimento dos nossos guris e gurias novinhos :-), e vendo que o "brinquedo" funciona.

Hoje pretendo ir atrás de conversar informalmente com várias pessoas e tentar criar um apanhado do primeiro dia (e de preferência com wireless).”


Enviado por Helio Castro.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Arkanoid
Squeak e Smalltalk: Conheci o Squeak uns anos atrás, quando fiquei curioso em conhecer a linguagem Smalltalk e saber como seria uma linguagem orientada a objetos 'pura'. Achei a linguagem muito interessante, mas mais ainda o projeto Squeak e o fato de ele ser usado, principalmente, para ensinar princípios de computação e programação para crianças - vejam em http://squeakland.org/ , isto já existia muito tempo antes do OLPC ser sequer cogitado. O ambiente Squeak é inteiramente interativo, todo e qualquer objeto pode ser editado, remodelado, programado, ter eventos criados e assim por diante (*todo* e qualquer objeto, até a barra de título de uma janela, os botõezinhos de maximizar/minimizar, e até um label de texto qualquer dentro da janela).

Tudo no ambiente é um objeto... até um texto qualquer em qualquer parte do ambiente - dentro de uma janela, no desktop ou simplesmente "flutuando" pela tela - é um objeto, possui métodos, e pode ser editado. O mais interessante de tudo é que, como o Squeak roda em uma máquina virtual Smalltalk, tudo no ambiente é em Smalltalk e mudanças são imediatas... por exemplo, se você alterar a classe dos objetos de texto para que, digamos, mudem de cor aleatoriamente a cada segundo, no momento em que você salvar a nova versão deste método da classe (que você está editando dentro do próprio ambiente), *POOF* - todos os objetos de texto da tela, incluindo os que estão na própria janela em que você está e as dos outros "programas" que estão rodando... não é necessário parar um programa e reiniciá-lo para que redefinições inteiras de métodos, classes e o escambau entrem em vigor, basta dar um save e as mudanças são imediatas no ambiente. É fascinante, pra quem vem de outros ambientes e paradigmas de OOP.

No site da squeakland tem um monte de material e de exemplos sobre o uso do ambiente para o ensino a crianças; tem um repositório pronto de coisas feitas pelas próprias crianças, "programando" no ambiente - você pode (re)programar o ambiente tanto digitando smalltalk quanto editando as propriedades de um objeto visualmente, usando as janelas de edição, onde pode-se criar até "comportamentos" dos objetos - e estas edições interativas geram automaticamente código em Smalltalk.

Quando ouvi a notícia de que os tais OLPC usariam o Squeak de alguma forma, achei muito interessante. Não sabia que havia o envolvimento deste projeto com o "notebookzinho". O Alan Kay deve estar sorrindo de orelha a orelha :)

--
Distribuidor Regional de Falácia Inglesa Enlatada
Comentário de Wagner Saback Dantas
Licença do Squeak: indenização compulsória vinda do usuário?: Acho que o seguinte do tópico do Squeak merece atenção. Ao que entendi, há uma cláusula de licenciamento que submete o licenciado (usuário do Squeak) à indenização obrigatória para a Apple Computer Inc., organização que desenvolve e distribui o Squeak, em caso de processos judiciais (ainda que tal empresa ajude o licenciado, com o dinheiro do mesmo, durante o processo judicial).

A cláusula em questão é a de número 5. Está na licença do Squeak, a saber:

5. Indemnification. You agree to indemnify and hold Apple harmless from any and all damages, liabilities, costs and expenses (including but not limited to attorneys' fees and costs of suit) incurred by Apple as a result of any claim, proceeding, and/or judgment to the extent it arises out of or is connected in any manner with the operation, use, distribution or modification of Modified Software, or the combination of Apple Software or Modified Software with other programs; provided that Apple notifies Licensee of any such claim or proceeding in writing, tenders to Licensee the opportunity to defend or settle such claim or proceeding at Licensee's expense, and cooperates with Licensee in defending or settling such claim or proceeding.


Este caso é apontado pela FSF em seus comentários sobre várias licenças (de software, de documentação e de outros trabalhos). A licença do Squeak é vista como não-livre aos olhos da FSF. Um dos motivos é exatamente esta obrigatoriedade em auxiliar com apoio, inclusive financeiro, a Apple Computer Inc. em casos judiciais.

Para mim, isto é um abuso. Existe algo obscuro neste termo, o que levanta perguntas como: "se o Squeak sofrer algum processo por infração de copyright, então a Apple Computer Inc. encontra-se no direito de notificar um usuário qualquer para que a ajude, por força de contrato, financeiramente no pagamento de seus advogados?". Nunca vi algo parecido em licenças. Não seria um efeito colateral aos usuários do OLPC ou à própria OLPC? O que vocês pensam a respeito?

Saudações,
Wagner.

Comentário de Arkanoid
Hmmm...: Realmente... esta licença pode ser um problema. Não havia atentado para este fato :-/ uma pena que um software tão inventivo fique 'preso' por conta deste tipo de pensamento...
--
Distribuidor Regional de Falácia Inglesa Enlatada
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004