Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

FISL: Palestra sobre LVM2


“O palestrante foi o Klaus Heinrich Kiwi, Engenheiro de Sofware da IBM Linux Technology Center. O assunto foi o LVM versão 2, uma conhecida solução open source mais conhecida por gerar volumes lógicos a partir de dispositivos de bloco físicos.

No início Klaus falou sobre o LTC, sua história e o envolvimento com SL/CA. Segundo ele, a IBM, através do LTC, colabora em muitos projetos em vários segmentos, como segurança, disponibilidade, desempenho, etc. Logo após a apresentação rápido, iniciou em LVM2 propriamente dito.

Foram mencionados vários recursos interessantes do LVM2, que justificam suas vantagens. Uma delas é a flexibilidade, pelo fato de que os discos/partições não precisarem ser contíguos. É possível realizar mirroring entre os dispositivos lógicos, por exemplo, e aumentar a redundância e disponibilidade.

Além do mirroring, o LVM2 também suporta várias outras funcionalidades, como stripe, encriptação e snapshot. Dentre outras funcionalidades interessantes que foram citadas, foi a possibilidade de usar um volume lógico para restaurar um dd ou para servir como raw device para um banco de dados, por exemplo.

A arquitetura interna também foi explicada através de um gráfico de blocos com todas as partes da solução, principalmente esclarecendo que é necessário um módulo do kernel chamado Device Mapper, que é o responsável por todo o gerenciamento e mapeamento das unidade físicas para lógicas. Além dele, é necessário também os aplicativos de interface, no userspace, para gerenciar os volumes lógicos.

Para continuar a leitura deste artigo, acesse o Hypercast.info usando o link da notícia.”


Enviado por Líus Fontenelle Carneiro (liusfcΘgmail·com) - referência (hypercast.info).

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004