“Passado o fim de semana do FISL, volto com o que vi por lá. Na sexta-feira e no sábado assisti várias palestras sobre Java. É o evento Javali, organizado pelo SouJava de São Paulo, que acontece dentro do fisl e o assunto principal é o Java.
Um momento interessante foi que me marcou foi quando o Bruno Souza falou em uma das palestras sobre os anos anteriores do FISL. Ele disse que há 5 anos, as pessoas tinham vergonha de dizer que programavam em Java no FISL. Os desenvolvedores Java e o pessoal relacionado com a SUN andavam escondidos e de cabeça baixa. Hoje é completamente diferente. A Sun está fortemente presente no evento, e o Java se tornou um assunto corriqueiro no mundo do software livre. Fiquei especialmente contente porque tenho uma grande simpatia pelo pessoal que desenvolve software livre, utilizo o ubuntu como SO principal, e minha profissão é trabalhar justamente com Java, há mais de 5 anos.
Sobre as palestras de Java achei elas bem básicas, talvez o publico alvo fossem pessoas iniciantes. Vi sobre o Struts 2 que eu já tinha comentado aqui. Além de toda a bagagem do WebWork 2 achei bem interessante a possibilidade de se trabalhar no mapeamento das ações com XML, anotações ou ainda com convenção sobre configuração. No mais a apresentação foi básica com exemplos simples.
Na palestra sobre JSF, EJB, Hibernate e Ajax eu estava especialmente interessado, para ver como outras pessoas estão implementando soluções com essas tecnologias. Eu tenho algumas premissas e gostaria de comparar e debater sobre o assunto. Meu desapontamento ficou no fato de o apresentador falar apenas de Ajax para os leigos em 90% do tempo e deixou de lado as outras tecnologias.
Achei bem interessante as discussões realizadas na palestra Open Source Java Fishbowl: An Interactive Discussion, foi realmente interativo. Achei ruim o fato de várias palestras de Java falarem sempre da mesma coisa, Ajax, Ajax, Ajax e um pouco de Ajax. A Sun está investindo pesado em Ajax mesmo.”
Enquanto isso, a M$ Brazil está oferecendo cursos de .Net de graça posando de boazinha ao permitir a "entrada no mercado de trabalho de milhares de jovens":
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/042007/17042007-0.shl