Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

FISL 8.0: Java e Software Livre juntos


“Passado o fim de semana do FISL, volto com o que vi por lá. Na sexta-feira e no sábado assisti várias palestras sobre Java. É o evento Javali, organizado pelo SouJava de São Paulo, que acontece dentro do fisl e o assunto principal é o Java.

Um momento interessante foi que me marcou foi quando o Bruno Souza falou em uma das palestras sobre os anos anteriores do FISL. Ele disse que há 5 anos, as pessoas tinham vergonha de dizer que programavam em Java no FISL. Os desenvolvedores Java e o pessoal relacionado com a SUN andavam escondidos e de cabeça baixa. Hoje é completamente diferente. A Sun está fortemente presente no evento, e o Java se tornou um assunto corriqueiro no mundo do software livre. Fiquei especialmente contente porque tenho uma grande simpatia pelo pessoal que desenvolve software livre, utilizo o ubuntu como SO principal, e minha profissão é trabalhar justamente com Java, há mais de 5 anos.

Sobre as palestras de Java achei elas bem básicas, talvez o publico alvo fossem pessoas iniciantes. Vi sobre o Struts 2 que eu já tinha comentado aqui. Além de toda a bagagem do WebWork 2 achei bem interessante a possibilidade de se trabalhar no mapeamento das ações com XML, anotações ou ainda com convenção sobre configuração. No mais a apresentação foi básica com exemplos simples.

Na palestra sobre JSF, EJB, Hibernate e Ajax eu estava especialmente interessado, para ver como outras pessoas estão implementando soluções com essas tecnologias. Eu tenho algumas premissas e gostaria de comparar e debater sobre o assunto. Meu desapontamento ficou no fato de o apresentador falar apenas de Ajax para os leigos em 90% do tempo e deixou de lado as outras tecnologias.

Achei bem interessante as discussões realizadas na palestra Open Source Java Fishbowl: An Interactive Discussion, foi realmente interativo. Achei ruim o fato de várias palestras de Java falarem sempre da mesma coisa, Ajax, Ajax, Ajax e um pouco de Ajax. A Sun está investindo pesado em Ajax mesmo.”


Enviado por Marcelo Martins (marcelomartinsΘgmail·com) - referência (erainfo.blogspot.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
A Sun está no caminho certo: A Sun está no caminho certo e torço muito pelo sucesso do Java. Os mono boys terão ainda mais dificuldades de convencer os desenvolvedores de SL a usarem o Mono em vez do Java.

Enquanto isso, a M$ Brazil está oferecendo cursos de .Net de graça posando de boazinha ao permitir a "entrada no mercado de trabalho de milhares de jovens":

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/042007/17042007-0.shl


Comentário de eloirviecelli
Java Open-Source: Achei muito interessante a Sun comecar a liberar o Java como open-source, até eu estou tentando organizar em minha cidade cursos na area de informatica para pessoas de condições financeiras inferiores, e uma ideia é na programação utilizar software livres... acho que tambem podemos SER OPEN-SOURCE, compartilhando nossos conhecimentos... bem pra mim começar só está faltando computadores, mas já comecei a fazer propaganda do trabalho a ser realizado em algumas empresas, e já tive sucesso, obtive resposta que assim que trocarem computadores, os antigos irão doar para esse projeto...
Acho que somente nós unindo-se e em cada cidade alguem ir incluindo o software livre em seus cursos que teremos pessoas altamente preparada técnicamente...
Se alguem participa deste tipo de projeto, por favor entre em contato comigo, quero trocar ideias... eloir @ datacel com br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004