Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Fermilab publica uma comparação MySQL x PostgreSQL


“Por favor, guardem as facas, fuzis e BFGs ao lerem esse texto. :P O Fermilab (Laboratório Norte Americano que pesquisa aceleração de partículas), talvez um dos maiores cases de Software Livre que se tem notícia, publicou (há mais de um ano) uma comparação entre o PostgreSQL e o MySQL. Li por alto e me pareceu equilibrada. Leiam e tirem suas próprias conclusões. Via Slashdot.”


Enviado por Fábio Emilio Costa (fabiocosta0305Θgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Sandro Rib
Comparativo antigo: Lá no fim da página:

"Last modified: February 15, 2005"

Velho! :) A comparação é feita entre MySQL 5.0 e PostgreSQL 7.x. Quero ver um comparativo contra o PostgreSQL 8 ;)
Comentário de nemesis
dup: pois é, eu já tinha lido isso ano passado!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de rodrigopmatias
PostgreSQL roda como serviço sim: Dizer que o postgresql nao roda como serviço, deve ter comparado somente a versão 7.x com todas as versões do mySQL, outra coisa o mySQL pode ser GPL mas o BDB que roda por traz das tabelas InnoDB é BSD assim como o PG.

Trata-se de mais uma analise tendenciosa, queria ver o comparativo feito por pessoas idoneas e que não tem nenhum interesse em partir para uma linha de SGDB, na verdade eu acho que deveriam ser colocado os grandes em comparação, uma vez que não há nenhum SGDB livre a se comparar com o postgreSQL tanto em funcionalidade, quanto em capacidade de isolamento transacional entre outra funcionalidades que somente são oferecidos por SGDBs pagos como o da Oracle, Microsoft, IBM, etc, acho que o MaxDB da MySQL também poderia entrar na parada.
Comentário de Diego Monteiro Medeiros de Araújo
Um pouco tendenciosa: Por ser um pouco defasada (mais de um ano), apresenta alguns cenários que não são mais verdadeiros.
Por exemplo: o PostgreSQL não roda sobre emulação de aplicações POSIX, já trabalha como serviço nativo na tecnologia NT (2000, XP e etc).
Um outro fato, é tal comparativo ser realizado de forma empírica e baseado em recursos que podem ser mais irrelevantes dependendo do nível de usuário. Por exemplo, não foi comparada as documentações de ambas...

Alguém discorda?

Comentário de atf
Comparação?!?!: Que mania de querer comparar coisas distintas!
Se o que se quer é um SGBD, use o PostgreSQL. Se quer apenas um método de acesso ISAM com um interpretador SQL, utilize o MySQL que é mais simples e fácil.
Só não se pode é comparar um com outro pois, são ferramentas
diferentes para objetivos diferentes.
atf
LinuxUser#142898

Comentário de Ark
Tá véio, hein?: Você parece tão desatualizado quanto o artigo. Há anos o MySQL suporta tabelas que não sejam apenas ISAM.
Comentário de rafaelpitrovski
Contradição: Você acabou de comparar ambos.
Comentário de atf
Ark: estude mais um: Ark: estude mais um pouco!
Rafael: aprenda a ler.
atf
LinuxUser#142898

Comentário de nemesis
e ninguém usa! Afinal,: e ninguém usa! Afinal, usam ele exatamente por causa da velocidade que tabelas ISAM possibilitam por não se preocuparem com operações de integridade de dados.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
Bullshit !: "Se o que se quer é um SGBD, use o PostgreSQL. Se quer apenas um método de acesso ISAM com um interpretador SQL, utilize o MySQL que é mais simples e fácil."

Qual o conceito de banco de dados modernos ?

Não seria um gerenciador que suporte acesso concorrente a um banco de dados em qualquer formato (InnoDB, ISAM, MyISAM, Daniel SAM, Senhor Niagui, ....) podendo extrair os dados através de uma linguagem de alto nível (geralmente SQL, mas podendo ser qulquer outra que venha a ser criada) ??????

Sobre a notícia ser velha....hummmmmm, o final do ano vai chegando e a "enchessão de linguiça" vem junto !!! :.D


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de hamacker
Na minha opnião o único: Na minha opnião o único banco de dados a rivalizar com o PG é o Firebird do qual sou adepto :
http://www.firebirdnews.org/docs/fb2min_ptbr.html

O MySQL tem suas virtudes, mas para aplicações internas ou comerciais ficaria com o PG ou FB, pelos recursos que são capazes de oferecer ao programador, especialmente do lado servidor e também comercialmente falando.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004