Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Feliz aniversário openSUSE!

“Feliz aniversário openSUSE! Exatamente um ano atrás a Novell anunciou o projeto openSUSE para desenvolver sua distribuição de Linux, que é também a base para os produtos da empresa de Linux, de uma maneira aberta. Desde então o interesse no SUSE aumentou significativamente. Em algumas áreas nós recebemos grande participação da comunidade, como no wiki que agora está disponível em não menos de 14 línguas.”


A nota foi enviada por Carlos (carlosmarcio3Θyahoo·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Lançado o openSUSE 10.2 Alpha 3: “O alpha 10.2 do openSUSE 3 foi liberado: “Estou contente de anunciar a terceira liberação do alpha da versão 10.2. É a primeira vez que nós chamamos nossa distribuição de “openSUSE” em vez de SUSE Linux.” A nota foi enviada por Carlos (carlosmarcio3Θyahoo·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

O anúncio da mudança de nome da distribuição foi publicado pelo BR-Linux há exatamente um mês.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dm7
Ótima distribuição, bem: Ótima distribuição, bem profissional. Sobre a nova versão alpha, alguém por aqui já está testando, sabe algo mais sobre as principais mudanças? Será possível atualizar da versão 10.1 para a 10.2 pelo próprio sistema de atualização? []s,
Comentário de viciado_em_Tremlous
Na próxima versão eles: Na próxima versão eles vão adotar o GNOME 2.16, o SuSE vai ficar ainda mais rápido e bonito. Que maravilha!
Comentário de Damarinho
SuSE 10.1: (*_*)

Extrato parcial referente a Notas-Referência (Reference)
Menu YaST :: Miscelânia :: Nota da Versão ::
""
sudo sem Encaminhamento de X
Por motivos de segurança, o comando sudo deixou de fazer o encaminhamento de X. Caso deseje iniciar um programa X como o YaST, que requer permissões root, torne-se root primeiro usando o comando su ou chame-o através de ssh da seguinte maneira:
ssh -X -l root localhost yast2
""

Esta alteração é inovadora. Os Linux Red Hat, Fedora, SuSE (antes da versão 10.1), Mandrake, Mandriva, Ubuntu - e seus descendentes, permitiam, em Terminal de usuário não root, ou em fluxo-shell (script) - exeucutar : "sudo programa".

No Suse 10.1, com a alteração em Referência, a digitação de senha é constante, ao ativar um processo para root, ou através de um Ícone, ALT-F2 ou fluxo-shell, ou em Terminal não-root

Assim, todos os fluxos-shell que contenham "sudo programa" devem ser modificados para "gnomesu -c programa" ou "su ...".
Portando não será permitido, em Terminal de usuário-não root, executar "sudo yast2".
Para terminal-root, deve-se abrir Terminal com acesso root, via Senha, e depois executar processos de root.











(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
==> http://br.geocities.com/omlinux/index.html
De Ashtar Sheran: http://www.caminhosdeluz.org/10.htm
Comentário de brandizzi
Parabéns aos seus desenvolvedores...: ...por uma das melhores "distros altas" do mercado. O SuSE é um exemplo notável de trabalho bem feito, e o OpenSUSE não fica atrás. Eis aí a distro que sugiro sempre :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de Carlos18
openSUSE 10.2 Alpha 3: O openSUSE 10.2 Alpha 3, vem com os seguintes pacotes:

OpenOffice_org-2.0.3-3
MozillaFirefox-1.5.0.6-2
xorg-x11-7.1-11
kdebase3-3.5.4-3
gnome-desktop-2.12.2-26
kernel-source-2.6.18_rc4-2
gcc-4.1.3-3

Entre outros pacotes.

Para mais informações, acesse o site da Tuxmachines.org , além desse site ter uma boa analise ele ainda vem com alguns screenshots do openSUSE 10.2 Alpha 3.

Também tem os screenshots da OSDir. Quem quiser, pode acessar também o anuncio de lançamento do openSUSE 10.2 Alpha 3. O download do openSUSE 10.2 Alpha 3 pode ser feito através do site de anuncio de lançamento do openSUSE 10.2 Alpha 3 ou através da área de download no site do openSUSE.org.

Parabéns openSUSE!


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004