Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Fedora Core 6 Teste 1 (5.90) está disponível

O Projeto Fedora anuncia a primeira versão do Fedora Core 6, disponível para i386, x86_64 e arquiteturas ppc/ppc64, incluindo computadores Machintosh com processadores Intel. Versões testes são recomendadas somente para usuários experientes e entusiastas de Linux ou para teste da tecnologia, isso ocorre visto que a versão pode conter várias falhas e suas atualizações são muito rápidas. ” A nota foi enviada por Rodrigo Menezes (menezesΘprojetofedora·org), que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Cleberson
Estou perdendo o entusiasmo: Eu uso o Fedora desde o tempo do Redhat 7. As últimas versões do Fedora tem um ciclo de vida muito curta. Mal saiu a versão 5 já tem a 6 rodando por aí. Eu não sei o que muda tanto nessas versões, mas tem cliente meu que eu instalei o Debian para teste e está lá funcionando até hoje, detalhe, com servidor de banco de dados, email, firewall e proxy.
Sem contar que quanto vou instalar o Fedora 4, que é a versão que tenho atualmente, levo horas baixando pacotes de atualização.
Acho que essas versões deveriam durar mais tempo, fora isso, gosto muito dele.
Comentário de eitch
O Fedora é assim mesmo: é sua política: Já que você citou o Debian como referência, vamos fazer umas comparações. O Fedora tem como política manter uma distribuição estável e sempre com as coisas mais novas. O ciclo de vida é de 6 meses (acho que o Ubuntu também é assim). Ele é recomendado principalmente para desktops.

Quanto as atualizações, compare o Fedora com a árvore 'unstable' do Debian: não por ser instável, mas sim por estar sempre com as coisas novas e atualizações constantes).

Aliás, você tem algumas alternativas viáveis: pode colocar uma versão do Fedora e ficar um tempão com ela (sem atualizar a versão). Se o ciclo de vida acabar ela entra em manutencao e mesmo assim voce pode atualizar com o Fedora Legacy.

Se quer algo mais estável e baseado no Fedora, tem o RHEL (serviço pago) e o CentOS (comunitário, gratuito). Eles tem esse quesito que voce procura (anos pra atualizar totalmente a versao).

É apenas uma diversidade de escolhas :)
Comentário de Tenente Blueberry
Fedora Unity: www.fedoraunity.org

Eles disponibilizam a última versão do Fedora com os pacotes atualizados. E é um saco descer as atualizações, já que o yum é lento pacas (e melhorou muito no FC5!).

Acho q as mudanças pensadas p/ o FC6 são interessantes: INITng, dividir as ISOs de CDs em temas (Gnome, KDE, etc), uma ferramenta "synaptic-like", melhorar alguns pontos... Eu gosto do Fedora, uso aqui em casa num dos meus PCs (aliás, esse q eu tô logado agora), acho que tem ainda muito a melhorar, mas um grande caminho já foi feito.

Vida longa ao Linux, vida longa às distros. Viva a diversidade!

--
Tenente Mike T. Blueberry - tenentblueberry@ig.com.br
Linux user #82838 - MSX, Linux, Hack, Gospel.
Comentário de Adilson Bonanovisky
FEDORA 6: A maioria dos meus amigos abandonaram o Fedora, ultimamente caiu muito a qualidade... ficou gigantesco e depois de instalado nao vemos onde foi para 5 CD de coisas e mais coisas...

Ha empresas onde ministrei treinamentos que resolveram tudo com apenas 1 CD do kurumin.... assim fica dificil mostrar e convencer com o Fedora, principalmente pq nao nao ha nada parecido com o synaptic que é muito bom por sinal...
Comentário de Emanuel San
Atualizações: Por ter pacotes em versões atuais (que são mais propensos a ter bugs), então há mais atualizações.

Eu resolvo parcialmente o problema das atualizações, na hora de instalar, tendo um mirror local e atualizado minhas cópias a partir do mirror local. Quando tenho que instalar noutro computador remoto gravo as atualizações num DVD e levo junto com o DVD original da distribuição.

O FC 5, que 'tou usando a pouco tempo, tem um diretório repodata na raiz do DVD, acredito que se vc acrescentar um diretório updates contendo as atualizações e refazer esse diretório repodata com o comando "createrepo .", vc possar instalá-lo já atualizado.





Comentário de cenoura
gigantesco ?: Não vejo o Fedora como algo gigantesco. O que falta é ter uma divisão melhor do conteúdo dos cds (um cd para o que for relacionado ao Gnome, um para o KDE, um para ferramentas de desenvolvimento) para facilitar a vida de quem não quer ter tudo.

O Kurumin não serve, a meu ver, para esta comparação pois ele vem somente com o KDE e sem boa parte das ferramentas de desenvolvimento que o Fedora vem por padrão (coloca o Gnome e essas ferramentas junto do Kurumin para ver se ele ainda cabe num CD) .

[]'s

--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Tenente Blueberry
Além do mais...: Hoje em dia os DVD-ROMs estão populares, logo é preferivel baixar a ISO de DVD (inclusive ocupa menos espaço do que 5 CDs) e queimar. O pessoal do Fedora quer fazer essa divisão para o FC6, e mesmo o Ubuntu, instalado em "modo servidor", precisa fazer alguns apt-gets para colocar o que é necessário.

E muita coisa começou a ser usado no Fedora para depois disseminar-se: Xen, Xorg, o Anaconda, entre outras coisas. O yum ainda é lento, mas melhorou. Bem, vamos ver no que eles melhoram.

--
Tenente Mike T. Blueberry - tenentblueberry@ig.com.br
Linux user #82838 - MSX, Linux, Hack, Gospel.

PS: Uso Fedora, Gentoo e Ubuntu.
Comentário de ricardomoc
Magoei: Fiquei um pouco triste com o Fedora 5. O bendito não localizou a minha placa NVIDIA, mas sim a SIS que eu já tinha desabilitado no boot. Resultado: não consegui fazer a instalação no modo gráfico.
Aí vocês irão dizer: faz a instalação no modo texto! Pois é; fiz. Mas depois tentei de tudo para instalar o bendito drive que baixei da internet, e não consegui, mesmo lendo o tutorial que está disponível em http://www.fedora.org.br. Pois é. Atualmente estou com o PCLINUXOS. Baseado no Mandriva, pelo menos a iso já vem com o NVIDIA. Menos mal.
Comentário de David Ortenzi
Uso o Fedora Core 5: Já utilizei Ubuntu (Breezy e Dapper) e SUSE (10.0 e 10.1), tenho alguma experiência com gerenciadores de pacotes, e achei o yum um bom gerenciador. Talvez não tão rápido quanto o apt-get/synaptic, mas muito mais rápido que o YaST e o Zen do SUSE. Quanto ao ciclo de vida das distribuições, isso é muito relativo. Só atualiza pra versão seguinte quem tiver interesse, afinal as versões anteriores continuarão com suporte. O Ubuntu, por exemplo, vai ter 3 anos de suporte pro Dapper. Ninguém vai ser obrigado a atualizar do nada pro Edgy Eft quando ele for lançado.
Quanto às atualizações, é injusto comparar, hoje, o Fedora com o Ubuntu, por exemplo. O Fedora foi lançado em março e o Ubuntu nem completou um mês de existência. Seria surpreendente se o Fedora não tivesse um volume grande de atualizações pra baixar, 3 meses depois do seu lançamento.

David Ortenzi
Comentário de Joilson
Fedora Ambiente Gráfico: Rapaz, eu também não consegui instalar o fedora core 5 no meu PC e ja´tentei de todo jeito , você ja´teve algum sucesso nessa sua empreitada? se sim me diga como fazê-lo
Obrgado

Joilson Amorim
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004