Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Fedora Legacy está encerrando suas atividades


“O projeto comunitário Fedora Legacy, cuja razão de existência é trabalhar com a comunidade Linux para prover continuidade de atualizações de segurança e correções de erros para versões antigas do Red Hat Linux e do Fedora cujo prazo oficial de suporte já tenha expirado está encerrando suas atividades.

Segundo o Fedora News, "o modelo corrente para suportar distribuições em manutenção está sendo reexaminado", e o projeto não está com capacidade de oferecer suporta a versões antigas como havia sido planejado e anunciado. Neste momento, o Fedora Core 4 e anteriores não estão mais sendo mantidos.

Alguns servidores do projeto estariam prestes a ficar inacessíveis, e o projeto busca interessados em manter o conteúdo deles, para reduzir o risco de que o comando 'yum update' em versões antigas do Fedora e Red Hat comece a dar erro em breve.”


Enviado por Julio Pacheco - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Fedorento
Fedora cobaia: E ainda dizem que fedora não é apenas uma distro "cobaia" para que a redhat teste novas tecnologias antes de introduzir na sua verdadeira distro(redhat).
Comentário de cenoura
e mesmo que fosse cobaia: E mesmo que o Fedora Core fosse uma distro "cobaia", o que tem a ver uma versão antiga deixar de ser suportada? Todas as distros tem versões antigas que ficam sem suporte com o passar do tempo. Isto não tem nada a ver com ser ou não cobaia.

Não acredito que alguém aqui considere o Ubuntu como sendo uma distro cobaia para o Debian. Se o Ubuntu introduzir coisas novas e o pessoal do Debian achar que é bom, por que não incluir na distro deles também. É código livre não?


--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Manoel Pinho
Servidores: Isso não chega a ser tão ruim assim porque ainda existe a possibilidade de usar o CentOS ou outros clones do Red Hat em servidores, que precisam ter atualizações de segurança garantidas por mais tempo.

Embora muita gente use, o Fedora nunca foi a distribuição mais indicada para esses casos justamente porque ela foi feita para ter ciclos de vida curtos e lançamentos freqüentes, justamente para testar inovações.

O Fedora Legacy acabou justamente porque tentou ficar como um meio-termo mas a popularidade do CentOS cresceu e com isso a justificativa do projeto tendeu a diminuir.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de welrbraga
Parabéns ... a mim mesmo por ter fugido disso na hora certa!!!: Desde que entrei no mundo Linux [em 2000, se não me falha a memória] eu era fã de carteirinha do RH e o usei satisfeito até a já obsoleta versão 7.3. Naquela época Linux pra mim era apenas uma febre que usava em casa e tentava empurrar de guela a baixo pra mim mesmo e pra outras pessoas, mas que bem no fundo sabia que não servia pra muita coisa no mundo desktop pois os ambientes gráficos eram feios e desajeitados [no mundo dos servidores não tinha experiência ainda]. Mas insistia assim mesmo...
Em 2003 eu realmente entrei no mercado Linux como profissional da área e passei a depender dele na instituição onde trabalho atualmente como gerente de segurança. Na época uma das primeiras reuniões que tive com a equipe foi para definir qual seria o nosso sistema operacional para os sistemas de base. Após muito discutirem, lembro que o ultimo a opinar fui eu e como ferrenho defensor da RH eu declarei: "Vamos usar o Debian como sistema base!" - Todos ficaram pasmados e olhando pra mim com cara de bobos e então comecei a argumentar em favor do Debian em nossos servidores (que na época era apenas 1!).
Meu discurso de defesa foi exatamente a respeito do compromisso que as empresas por trás do Linux NÃO TEM com seus clientes e o resultado foi que minha opinião foi aceita (Ainda bem!). Na época tinhamos no único servidor em operação a distro RH 8 e a RedHat já havia anunciado que não distribuiria mais uma distro livre mas que a partir daí lançaria o tal do "Fedorento" para comunidade que pra mim já cheirava mal.

Delirios de fãs de um lado, febre de amor do outro e cá entre nós o Fedora nunca passou de um ratinho de laboratório para a RH (Sem flames por favor). Feliz fui eu que na hora certa vi o problema e mudei de sistema. Hoje tenho 9 servidores sob minha responsabilidade e todos rodam muito bem obrigado com uma mescla do Debian Sarge e do Debian Etch (testing). A minha alegria está na certeza de que este é um projeto realmente livre (mesmo que o Sr. Richard Stalman não dê o braço a torcer quanto a isso). O lider de projeto muda, a equipe muda, o lançamento das novas versões atrasa as vezes até um ano - como aconteceu com o sarge - mas uma coisa é certa: Ela nunca será abandonada. Até hoje é possível instalar o Debian com um CD do Debian Woody e a partir dele atualizar todo o sistema para o Etch e sempre funciona.

Sei que alguns hardwares em especial possuem suporte apenas a uma outra distro comercial como alguns dispositivos storage, raid etc. Ai nesses caso o jeito é pagar uma licença da distro em questão (geralmente Novell Suse e/ou RedHat), mas quando não há esta insuportável limitação eu declaro com satisfação: Vida longa ao Debian como sistema para servidores ... Ubuntu para desktop.

Ah!! Antes que me chamem de troll e/ou doente pelo Debian é bom que fique claro que eu toparia o Slack para servidor também, apesar de atualmente não usá-lo, mas isso seria a garantia de um ssitema sempre livre nos meus servidores.

--
Se Tostines fosse GPL todo mundo saberia o seu segredo!
User Linux: #253605
http://gtk-br.codigolivre.org.br
Comentário de popolony2k
Não, vc não é troll.....: ...principalmente com esse papinho.

"...cá entre nós o Fedora nunca passou de um ratinho de laboratório para a RH (Sem flames por favor)."

Fedora está aí desde que vc saiu e me lembro bem que pessoas com essa mesma mentalidade que vc demonstra em seu post, estufaram o peito e esbravejaram que a RH estava deixando o SL e bla e bla e bla, mas o que vimos nesses anos ??? Fedora 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

Quanto a vc ter saido na "hora certa", saiu e parece não saber como está o Fedora pois ao menos sabe que se trata de um produto estável e pode até ser um laboratório para o RH pago, e o que tem de mais nisso ??

Nem por isso o Fedora deixou de ser uma boa distribuicão.

Você por acaso é mais um daqueles que acha que software livre e software grátis ??

Como vc acha que a RH se tornou a maior, mais estável, lucrativa e bem sucedida empresa NATIVA do Software Livre ???

E tem mais, me diga qual empresa contribuiu com o SL mais que a RH (e que ainda continua contribuindo) ? OBS: Não estou falando de ícones e papel de parede, estou falando de desenvolvimento de tecnologia.

Pois é, ela está aí desde os primórdios do SL e não pegando carona no bonde andando como uma tal de Novel (aka M$) & CIA, ou seja ela ajudou a construir o bonde.

Bom é isso aí, troll desperta meus "instintos trolls mais primitivos".


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de popolony2k
Nem a Debian .....: ...contribui mais com desenvolvimento de tecnologia que a RH.

Antes que me contestem, não estou falando de empacotar softwares e tecnologias 100% livres, que geram famosas briguinhas como a Debian versus Firefox, por causa de um logotipo.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Alexandre Correa
Na minha humilde: Na minha humilde opinião..

Sou usuario do fedora, instalo em servidores, workstations, etc..

Tenho servidores com Fedora Core 1 ainda.. apenas mantenho kernel, glib, gcc.. atualizados..

para quem realmente saber usar o RPM voce pode pegar o SRC e fazer um "rebuild" .. e usar o pacote em seu sistema...

é muito simples manter o sistema atualizado, faça um checklist das prioridades .. e recompile os pacotes...


Andei usando o CentOS em alguns servidores, é uma distro mto boa também..


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004