Talvez como um precursor da
onda de polarização, na imprensa, entre Fedora e Ubuntu que a ZDNet prevê para 2008, este
curioso artigo do madpenguin levanta algumas razões pelas quais seu autor acredita que o Fedora 8 talvez possa ter melhor desempenho que o Ubuntu para usuários casuais.
Eu não aprecio o ponto de vista dele, inclusive porque ao fazê-lo ele coloca o Ubuntu e o Fedora como se fossem adversários competindo entre si, e especialmente porque ele certamente assume que hoje o Ubuntu seria o paradigma de Linux para estes novos usuários, de tal forma que as novidades do Fedora talvez tenham chance de superá-lo.
Sob o meu ponto de vista, Fedora e Ubuntu são ótimas distribuições, e ambas oferecem valor para os usuários que optam por elas. Colocá-las como se fossem adversárias entre si, ou assumir que a popularidade maior do Ubuntu o torna um alvo a ser vencido pelas demais distribuições, não me parece uma atitude favorável ao objetivo de crescimento da comunidade, e nem mesmo me parece refletir a atitude da própria comunidade.
Especialmente, considerando o recente resultado dos Favoritos da Comunidade BR-Linux, me parece que por aqui a polarização entre Fedora e Ubuntu no desktop é ainda mais improvável, considerando que a popularidade de várias outras distribuições é superior à do Fedora. Polarização não é bom, e forçada é ainda pior.
Saiba mais (madpenguin.org).
isso vai gerar um empenho maior nas equipas da suas respequitivas distribuições em trazer mais recursos e facilidades que atraim mais usuarios, em comtrapartida esse benifica a todos ja que o codigo é livre e pode ser adaptado as outras distruibuições fora do contexto que poderão crescer tanto como estas...