Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Favoritos 2007 (1/4): Resultados de Administração de sistemas e desenvolvimento

Estes são os vencedores nas categorias relacionadas a administração de sistemas e desenvolvimento. Todos os percentuais são calculados a partir do número de votos válidos na categoria, e não a partir do total de 3.122 votantes na escolha dos Favoritos da Comunidade Linux brasileira 2007.

O resultado abaixo expressa a popularidade e capacidade de mobilização de cada vencedor em sua categoria, na maior pesquisa anual da comunidade brasileira de código aberto.



  • Ferramenta de Administração do sistema: webmin (21%), seguido de yast, vi/vim, bash
  • Ferramenta de Segurança : iptables (38%), seguido de snort, nmap, firestarter
  • Ferramenta de atualização de pacotes: apt (35%), seguido de Synaptic (19%), aptitude, yum



  • Servidor de Banco de Dados: MySQL (58%), seguido de PostgreSQL, Oracle, Firebird
  • Ferramenta de Desenvolvimento: Eclipse (34%), seguido de vi/vim, Netbeans, KDevelop
  • Linguagem de programação: Java (19%), seguido de Python (18%), PHP (17%), c (13%)


Tenha em mente que a pesquisa não emprega metodologia científica, e que extrapolações e interpretações adicionais de seus dados devem considerar este fato.

O BR-Linux agradece aos parceiros e patrocinadores na promoção, a saber: Associação Python Brasil, Intel, ITI, Novatec Editora, Ruby on Rails Brasil, Savant, SOCIESC e IST, Livraria Tempo Real, Three Points Web, Linuxchix BR, GDH Press, Panda Security Brasil, ArchLinux BR, Linux Magazine, Spirit Linux.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nosklo
Ferramenta de atualização: Ferramenta de atualização de pacotes: apt (35%), seguido de Synaptic (19%), aptitude, yum
Apt é o sistema, Synaptic e aptitude são softwares clientes do sistema de gerenciamento de pacotes apt.

Comentário de henry
então, ne? rs: Explica isso pra quem votou. Como não existia uma lista de opções, sendo a votação aberta, cada um escreveu de acordo com suas próprias convicções e uso. Entre estas e outras é que tá lá o aviso:

"Tenha em mente que a pesquisa não emprega metodologia científica, e que extrapolações e interpretações adicionais de seus dados devem considerar este fato."


Comentário de brain
Ferramentas de atualização de pacotes: Me parece que os 4 são ferramentas de atualização de pacotes, mesmo considerando o que o nosklo levantou.
Comentário de edempoa
Ahhhhhhhh Augusto, assim: Ahhhhhhhh Augusto, assim você judia dos seus pobres leitores... =)

Quando é que virão as outras partes do resultado?

(esquece, já vi)

Eu fico muito dividido entre apt e synaptic, mas acho que nem deveria ser necessário comparar um ao outro, pois eles são essencialmente a mesma coisa aplicada a contextos diferentes.
Comentário de Xisberto
APT versus Synaptic: Acho que vale considerar o apt e o Synaptic diferentes, exatamente pelos contextos, sendo o apt em modo texto e o Synaptic em ambiente gráfico.

?u vi ?atas liberan softvaron? Do uzu liberan lingvon!!! Aprenda esperanto!
Comentário de nosklo
APT: Então onde baixo a ferramenta apt? Vc tem um screenshot dela? Hehehehe!

Apt é o sistema, não a ferramenta. Se estou usando APTitude ou synAPTic, por extensão estou usando o APT.

Nosklo
Comentário de jczucco
Webmin ??: Está explicado agora porque tem tanto administrador de rede que manda e-mails para listas do tipo:

" Estou com o problema X, e não sei o que fazer, me ajudem pelo amor de Deus!!"


Jeronimo Zucco
http://jczucco.blogspot.com
Comentário de brain
Advanced Package Tool: É melhor baixar o apt do repositório da sua própria distribuição de Linux. Ele inclui diversos componentes úteis, e uma de suas funções essenciais, do ponto de vista do usuário comum, é a instalação e atualização de pacotes, geralmente por meio de seu componente apt-get. Posso tirar um screenshot do man do apt para você, se precisar.

Não tenho dúvida de que o apt (Advanced Package Tool - que inclui o componente apt-get, entre outros) pode ser mencionado corretamente na categoria das ferramentas de atualização de pacotes.


Comentário de brain
Inferência: Não temos como saber se as pessoas que votaram no webmin são administradores de rede. Podem perfeitamente ser usuários, cujo único contato com ferramentas de administração seja o webmin. Note que esta categoria não é restrita a votos dos profissionais do ramo.
Comentário de jczucco
É verdade, não tinha: É verdade, não tinha pensado nisso.

Jeronimo Zucco
http://jczucco.blogspot.com
Comentário de nosklo
APT: ESTRANHO!!


$ apt
O programa 'apt' pode ser encontrado nos seguintes pacotes:
* sun-java5-jdk
* sun-java6-jdk
Tente: sudo apt-get install
bash: apt: comando não encontrado


do man apt, primeira frase da descrição:

APT is a management system for software packages. (APT é um sistema de gerenciamento para pacotes de software)


Do man apt-get:

apt-get is the command-line tool for handling packages, and may be considered the user’s "back-end" to other tools using the APT library. Several "front-end" interfaces exist, such as dselect(8), aptitude, synaptic, gnome-apt and wajig. (apt-get é a FERRAMENTA de linha de comando para gerenciar pacotes, e pode ser considerado o "back-end" do usuário para outras feramentas usando a BIBLIOTECA apt. Várias interfaces "front-end" existem, como dselect, aptitude, synaptic, gnome-apt e wajig)


Ainda não ficou claro o que é ferramenta, e o que é sistema? Biblioteca?

Nosklo
Comentário de nosklo
apt vs. apt-get vs. aptitude: O apt não é modo texto, ele não é em modo nenhum! É uma biblioteca q vc usa em seu programa (em C geralmente) para gerenciar programas. O apt-get é uma ferramenta modo texto feita usando esse sistema (biblioteca). O aptitude tbm é uma ferramenta modo texto feita usando esta biblioteca.

Nosklo
Comentário de brain
o que ficou claro: O que ficou claro é que você discorda das pessoas que consideram o Advanced Package Tool é uma ferramenta, e que para isso se baseia no fato de não haver um comando 'apt' no apt, e se dá ao trabalho até mesmo de pular as 4 primeiras linhas do 'man apt', e ir direto à descrição.

Não tenho qualquer problema quanto a você ser divergente da maioria neste ponto, mas discordo quando você busca de alguma forma tornar menos válido o posicionamento das pessoas que incluem o Advanced Package Tool na categoria das ferramentas.

Além disso, creio que ninguém discorda de o apt-get ser em si também uma ferramenta.
Comentário de nosklo
Use o apt então como ferramenta, quero ver!: Então me mostre uma maneira de usar o apt sem usar o apt-get, que eu concordo com você!

(Sem, é claro, escrever um novo programa)

O apt-get é a ferramenta que vem com o apt, vc pode usar o sistema apt pra escrever outras ferramentas, mas não tem como vc usar o apt diretamente pq ele em si não é uma ferramenta!
Comentário de brain
apt como ferramenta: Uso o apt como ferramenta todas as vezes que emprego algum dos seus componentes, nosklo!
Comentário de nosklo
Uso o apt como ferramenta: Uso o apt como ferramenta todas as vezes que emprego algum dos seus componentes, nosklo!
AHA!!! Então os votos de APTITUDE, SYNAPTIC, etc deveriam ir para APT, uma vez que estou usando componentes da libapt!!!!!
Comentário de brain
o voto é de quem vota!: Fico feliz que você tenha concordado.

Quanto a como interpretar os votos, registro que a votação era individual e sem restrições. Cada pessoa votou na sua ferramenta favorita, e nem todas buscam reduzir conceitos aos seus fundamentos.

E está bastante claro que há um número suficiente de pessoas que consideram o apt como ferramenta, o synaptic como outra, e o aptitude como uma terceira.

Não tenho nada contra você agrupá-las, entretanto.
Comentário de nosklo
Qual é a ferramenta?: a questão não é essa, pois temos dois grupos distintos:

1) apt -> sistema
2) aptitude/apt-get/synaptic/gnome-apt etc -> front-ends

Qual é a ferramenta??? O primeiro ou o segundo grupo?

Pq como um depende do outro, como não dá pra usar isoladamente nenhuma das duas opções acima, vc não pode considerar cada um isoladamente como ferramenta... Ou a ferramenta é o apt, ou é um dos ítens do grupo 2...

Por isso fiz o comentário, para questionar justamente essas pessoas que consideram o apt como ferramenta isolada, para repensarem qual a ultima vez que usaram o APT, se não estavam na verdade usando uma outra ferramenta que usa internamente em seu código o sistema APT.

Comentário de brain
opinião: Sim, ficou claro que a sua opinião é essa. Me parece, entretanto, que a opinião da maioria dos que votaram é diferente da sua. E não tenho dúvidas de que você aproveitou a oportunidade para depositar a sua opinião na pesquisa também.

Vale mencionar que houve número considerável de votos no 'apt-get' também.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004