Segundo esta notícia do Ars Technica publicada na quinta-feira passada, as chances de interessados poderem comprar o "laptop de 100 dólares" para uso próprio voltaram a aumentar. Não será exatamente o mesmo notebook do OLPC - no mínimo, não terá a marca e a identificação do projeto. Mas será próximo o suficiente - segundo o presidente da Quanta, será uma máquina "similar à do OLPC", produzida para ser vendida às pessoas que desejam comprar o famoso notebook de 100 dólares.
A Quanta, fabricante responsável por produzir os laptops projetados por Nicholas Negroponte para uso na educação das crianças dos países de terceiro mundo dispostos a realizar a encomenda mínima de 1 milhão de unidades, se declarou disposta a "alavancar as tecnologias do laptop XO para produzir laptops significativamente mais baratos" e oferecer ao mercado em geral.
O OLPC continua dizendo que não quer vender o XO diretamente ao público, portanto esta foi a forma que a Quanta encontrou para suprir a demanda, que parece mesmo existir - e o Ars lembra sobre a quantidade de tecnologias abertas envolvidas no projeto, de forma que nada (exceto um contrato) pode impedir a Quanta de vender clones do XO.
Eu compraria um notebook de US$ 200 rodando Linux, com wireless e projetado para resistir aos impactos causados por crianças de 8 anos.
Saiba mais (arstechnica.com).
Crianças de escola pública ganhariam isso do governo, mas e as que estudam em escola particulares? Ficariam chupando dedo!?
Ou alguém acha que só porque o papai tem dinheiro para pagar uma escola particular para o filho também terá dinheiro para comprar um laptop legal também!?
--
--
Se Tostines fosse GPL todo mundo saberia o seu segredo!
User Linux: #253605
http://g