O Aurélio Marinho Jargas, autor de diversos softwares livres (o meu preferido é o txt2tags) e de outros materiais de referência sobre shell e mesmo sobre expressões regulares, me presenteou com um exemplar do seu livro "
Expressões Regulares - uma abordagem divertida", que ele publicou recentemente pela Editora Novatec.
Expressões regulares são um assunto árido, pouquíssimo intuitivo para quem não teve contato prévio com elas, mas ao mesmo tempo capaz de acrescentar grande produtividade a desenvolvedores, administradores de sistemas e mesmo a usuários avançados (e sem medo de explorar as opções de comandos como grep, awk e sed). Mas o Aurélio tem boa didática, e com calma (e comparações divertidas - incluindo com um Lego, com um jogo de truco e com o alfabeto) vai apresentando os conceitos um a um: metacaracteres básicos, quantificadores, âncoras, listas, etc.
Os exemplos são reais e práticos, e o livro trata ainda sobre boas práticas no uso de expressões regulares, boas para quem vai usá-las como parte de seus softwares - e há exemplos e discussão sobre o uso nas linguagens Java, Javascript, PHP, Perl, Python, Ruby, VBscript, C, Tcl, Awk e Sed. Há exemplos também do uso nos editores Vim, Emacs, OpenOffice e até o Microsoft Word.
Em resumo, uma excelente aquisição. Recomendo! Eu já uso expressões regulares no meu dia-a-dia, e mesmo assim aprendi várias técnicas e dicas com o livro, além de poder usá-lo como referência. Mas se você ainda não conhece o poder deste recurso, esta é certamente uma das melhores opções para aprender.
A Microsoft andou distribuindo laptops para bloguistas e foi extremamente criticada.
Esse site recebe de presente um livro (que não é opensource), publica uma matéria como essa e ninguem fala nada? Eta pessoalzinho fanatico...