Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Campanha busca estimular a troca do Internet Explorer pelo navegador livre Firefox

Recebi um e-mail hoje de uma lista de discusssão e resolvi compartilhar. O Explorer Destroyer (http://www.explorerdestroyer.com/) é uma ferramenta pra incluir em sites para incentivar a mudança de browser caso o usuário esteja usando Internet Explorer. Mas a estretégia que ele adota é diferente: Se o usuário acessar o seu site (que está usando o Explorer Destroyer) usando o Internet Explorer, uma mensagem é apresentada ao usuário sugerindo a troca. E esta mensagem pode ser configurada de três formas:   1 - Gentle Encouragement: que mostra o site inteiro, mas exibe um 'banner no topo' sugerindo a troca; 2 - Level 2: Semi-serious: A página inicial é trocada pela mensagem sugerindo a mudança de browser, mas ainda há a opção de visualizar o site por sua conta e risco. 3- Level 3: Dead serious: Só exibe o site se não estiver usando o Internet Explorer.   E mais: Promete que o Google pagará US$ 1 para cada 'conversão' através do programa de afiliados Google AdSense. Pode ser uma boa maneira de convencer os usuários e ainda ganhar uma graninha.  

Apesar de achar as idéias bacanas, acho que as pessoas devem ter a liberdade de escolher o que querem usar. Portanto, se fosse eu, acho que adotaria a primeira idéia. O Br-Linux se propõe a testar a solução?
” A nota foi enviada por Eduardo Souza (souza·eduardoΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Respondendo a pergunta do final do texto do Eduardo, não, o BR-Linux não se propõe a testar a solução. Usuários de todos os navegadores são bem-vindos para se informar sobre o Linux, e não acredito que bloqueios, restrições ou críticas aos softwares adotados pelos usuários sejam a forma mais efetiva de fazê-los mudar. Além disso, quero ter moral para protestar quando ocorre a situação inversa - o que não me impede de fazer propaganda positiva do Firefox sempre que posso.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dm7
Com referência à idéia: Com referência à idéia número 1, à minha esquerda estou vendo agora o banner "GetFirefox"... e apóio a presença desse banner. Ei, Brain, e os ajustes do layout?? (foi maus! hehe). Só completando, acho que existem vários níveis de ação para estimular o uso do Firefox, não condeno a iniciativa do Explorer Destroyer, pois acho que tem o seu espaço. Abs,
Comentário de brain
layout: Tento fazer alterações no layout sempre que posso, mas o convite para que os interessados mandem temas ou adaptações continua de pé.
Comentário de ColdFusion
Só pra rir um pouco!: É engraçado, e não deixa de estar dentro do escopo da noticia.
http://www.youtube.com/watch?v=BzbOoJNC_TU

WEEEEEEEEE!!!

:)
Comentário de bebeto_maya
Ladrão que rouba ladrão!: __Acredito que simplesmente estimular os usuários a trocar de browser, já é suficiente, inclusive com o uso de subterfúgios, do tipo..."Aconselhamos o Firefox para uma navegação mais segura", clique aqui para instalar...No máximo um: Melhor visualizado no Firefox.

__Essa estratégia de destruir o explorer pode até funcionar, mas em compensação pode nos levar a uma situação muito ruim: Vamos inverter o jogo usando a sujeira que o inimigo usou contra nós.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Ednei Pacheco
Em poucas palavras...: Em poucas palavras: se nivelar a eles. &:-(

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de rodrigomessiasbarros
Firefox Destroyer: Augusto, louvo sua atitude.

Cada pessoa deve ter a liberdade de escolher e usar o browser que quiser. Imaginem o inverso, uma ação FirefoxDestroyer, como a da OceanAir comentada aqui mesmo no Br-Linux! Lembram-se como isso irritou-nos? Usuários do Firefox. Porque descer no mesmo nível?!

Todos os desenvolvedores de sites deveriam obedecer o W3C... sem ações "(insiraaquiobrowserquevcodeia)destroyer" alguma!

Minha opinião. Abraço,

----------
Rodrigo Messias Barros
UserLinux # 259.148
Brasília-DF
Comentário de nemesis
as razões do Google: Perceba que essa campanha é basicamente promovida pelo Google e, portanto, podemos esperar tais atitudes de uma empresa comercial contra outra. O Google está se armando da melhor maneira que pode contra o IE7, sua integração com o Windows e os defaults da M$, que certamente levarão o usuário a usar seu próprio serviço de busca que estão criando para concorrer com o Google.

Por isso a campanha, sua associação com o Mozilla e o fato de terem empregado programadores Mozilla nos últimos tempos...

se seus serviços de suíte de produtividade online forem um sucesso, acho que isso e desktops Linux serão suficientes para dar cabo da M$ de uma vez por todas... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de xultz
Quem usar a opção 3 deve: Quem usar a opção 3 deve se preparar para uma queda de aproximadamente 90% nos acessos ao site...
Comentário de Douglas Augusto
Depende: Depende tanto da proporção de acesso via Internet Explorer (em alguns segmentos o IE chega a ser minoria) quanto da efetividade da campanha.

E, mais, talvez a quantia angariada supere a ausência daqueles que insistem em seguir com o IE.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de Douglas Augusto
Esta campanha é um: Esta campanha é um protesto, motivada pela confusão que a imposição da Microsoft (no caso o "padrão" IE) incide na portabilidade.

Qual seria a razão, senão pura rebeldia (ou motivação predatória-comercial), de fazer algo parecido para qualquer outro navegador que siga o W3C? Não faz sentido, portanto, os cenários são diferentes.

O ideal seria, de fato, o ponto em que todos seguissem o W3C. Mas há atualmente uma barreira tremenda para tanto, o Internet Explorer. Não obstante, muitos usuários são acomodados, e um alerta desta natureza pode fazê-lo mudar de opinião, procurar alternativas, ou no mínimo ser despertado.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004