“
Recebi um e-mail hoje de uma lista de discusssão e resolvi compartilhar. O Explorer Destroyer (http://www.explorerdestroyer.com/) é uma ferramenta pra incluir em sites para incentivar a mudança de browser caso o usuário esteja usando Internet Explorer. Mas a estretégia que ele adota é diferente: Se o usuário acessar o seu site (que está usando o Explorer Destroyer) usando o Internet Explorer, uma mensagem é apresentada ao usuário sugerindo a troca. E esta mensagem pode ser configurada de três formas: 1 - Gentle Encouragement: que mostra o site inteiro, mas exibe um 'banner no topo' sugerindo a troca; 2 - Level 2: Semi-serious: A página inicial é trocada pela mensagem sugerindo a mudança de browser, mas ainda há a opção de visualizar o site por sua conta e risco. 3- Level 3: Dead serious: Só exibe o site se não estiver usando o Internet Explorer. E mais: Promete que o Google pagará US$ 1 para cada 'conversão' através do programa de afiliados Google AdSense. Pode ser uma boa maneira de convencer os usuários e ainda ganhar uma graninha.
Apesar de achar as idéias bacanas, acho que as pessoas devem ter a liberdade de escolher o que querem usar. Portanto, se fosse eu, acho que adotaria a primeira idéia. O Br-Linux se propõe a testar a solução?” A nota foi enviada por Eduardo Souza (souza·eduardoΘgmail·com), que acrescentou este
link da fonte para maiores detalhes.
Respondendo a pergunta do final do texto do Eduardo, não, o BR-Linux não se propõe a testar a solução. Usuários de todos os navegadores são bem-vindos para se informar sobre o Linux, e não acredito que bloqueios, restrições ou críticas aos softwares adotados pelos usuários sejam a forma mais efetiva de fazê-los mudar. Além disso, quero ter moral para protestar quando ocorre a situação inversa - o que não me impede de fazer propaganda positiva do Firefox sempre que posso.