O Slashdot divulgou 2 artigos da eWeek sobre a aproximação da Microsoft com os desenvolvedores de código aberto. Segundo o proimeiro deles, a companhia está esperando encontrar pontos em comum com o softare livre, de modo que os produtos abertos e os da MS possam interoperar. Do artigo: O objetivo, de ambos os lados, é encontrar-se com as necessidades dos clientes. Este é o ponto de vista mais maduro sobre a maneira que o mundo está evoluindo, e nós queremos estar certos de que, se os clientes estiverem escolhendo Linux ou outro produtos baseados em código aberto, nós temos maneiras de interoperar e de trabalhar eficazmente com eles. O outro artigo relacionado menciona o chamado de Jeremy Moskowitzs, descrito como especialista em Windows Server, para uma trégua entre as comunidades de Linux e de Windows. Veja o texto completo em
Slashdot | Microsoft Calls for Truce With GPL and Linux?.
Na minha opinião, como os padrões adotados pela comunidade livre já são abertos, os próximos passos em prol da interoperabilidade precisam mesmo ser da Microsoft. Não há o que falar em trégua sem isso.
Mas eu iria ficar muito feliz em ver novidades concretas nesta área, como algum anúncio de suporte oficial ao ODF no MS Office, ou investimentos da Microsoft em desenvolvedores livres envolvidos em projetos com fortes características de interoperabilidade, como o Samba ou o OpenLDAP - independente das intenções da empresa, estaríamos vendo um avanço real. Enquanto isso, ficamos prestando atenção nos discursos...
------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de Leidson Campos 13/06/06 20:42
Porque a trégua com os fracos ? Com o pessoal do sistema operacional de participação inexpressíva no mercado mundial ???
Bem acho que não somos tão inexpressívos e fracos assim.
Parece até que sou Trollzz, mas primero a Microsoft deve é mostrar a que veio e cativar a galera do SO Livre. Como fizeram a IBM, Oracle, e tantas outras !!
Mas que é legal ver a Microsoft pedindo arrego numa guerra é legal, pois eles sempre bateram nos adversários até a morte !!
Lembram da NetScape, a própria IBM, a Novel, Caldeira (SCO), entre tantas outras.
Legal, pediram água !!
Leidson Campos
PlanetaMessenger.org
interoperabilidade != Virtualização.
Belas palavras, mereciam até destaque maior porque de uma maneira ou de outra já foram ditas por várias outras pessoas, mas ultimamente do modo como as coisas têm sido relatadas, fica parecendo que a má vontade é toda de quem desenvolve software livre.
Quando eram os "reis da cocada", zombavam de Software Livre, agora que não conseguem nem entregar o "Hasta La Vista, Baby" vem com essa de ser amiguinho. Blé.
Eles partirem para uma conversa, mostra que não somos bem assim como eles pensavam, e sabem que software livres tem a mesma ou até mais qualidade que os deles (vide windows).
Acho que por termos os padrões abertos, tudo bem, eles precisam da ajuda da comunidade, para que alguém faça pra eles, porque se eles colocam a mão em código sob GPL, eles vão ter que redistribuir, e concerteza essa não é a intenção deles.
Não é questão do que eles pensam do Software Livre: eles pensam de acordo com uma política comercial e de estratégia de mercado que pode mudar de um dia para o outro, afinal, eximindo um pouco da culpa de serem tão predadores, são uma empresa e tem que ser movidos por decisões comerciais e não ideológicas, bem diferente de como a gente vai por questões técnicas e filosóficas (o GNU junto com o Linux ;-), prestando alguma atenção no mercado, mas não movido inteiramente por ele.
Se você não está de saco cheio dessa lenga-lenga e jogo sujo deles, eu estou. Mais de uma década de "esses caras vão melhorar" (tanto técnica e moralmente falando) mas continua a mesma ladainha, senão pior. Developers, developers, developers, GPL is a cancer, hasta la Vista, baby. Me chamem de cabeça-dura mas eu prefiro dizer que sou "sem saco" e acho que é hora de mandar esse pessoal ir pentear macaco. :-)
"eles precisam da ajuda da comunidade, para que alguém faça pra eles,"
ah, foda-se, meu chapa! Pq não vai vc chupar o saco do Ballmer?
"porque se eles colocam a mão em código sob GPL, eles vão ter que redistribuir, e concerteza essa não é a intenção deles."
oh, tadinhos! FDPs têm mais é que morrer!
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")
Cara, "talk is cheap, show me the code". O código tá aí pra todo mundo ver, estudar alterar e distribuir. Mas tem um preço, se você pegou o código "de grátis" tem que liberar assim também, ou pelo menos numa licença compatível.
E não me venham com shared source ou qualquer coisa do gênero. Virtualização é coisa de quem quer roubar recurso.
Ah! E nós não "temos" os padrões abertos. Os desenvolvedores de SL/CA implementam os padrões divulgados por entidades, muitas das quais a própria M$ faz parte, com ferramentas de Código Livre e disponibilizam seus trabalhos sob a GPL. A M$ não aceita isso porque não aceita que alguém possa fazer uma coisa dessas sem pensar em ganhar muito dinheiro.
Difícil? Pode até ser, em uma empresa que teve, desde a sua criação, o péssimo costume de se apossar, por meio de pagamento simbólico do trabalho dos outros para poderem lucrar e muito com uma ou duas modificações. Veja que estou falando do MS-DOS, não falo de coisas como interface gráfica que era um conceito que foi implementado, sabe-se lá como, e vendido mais tarde como se fosse a última maravilha do mundo, apesar de na época já existir uma empresa que vendesse um SO com essa característica.
Com certeza a M$ quer a benção da comunidade do SL para poder prostituir todo o código produzido até hoje sob GPL, mas o Stallman e os outros gurus do movimento não esquecerão tudo que aconteceu desde o dia que a tal fabricante de impressoras se negou a disponibilizar informações sobre a comunicaão de um equipamento para um certo hacker de um dos laboratórios do MIT até os dias de hoje.
E falaram em trégua? Não sabia que estávamos em guerra, ou em uma partida. Que eu saiba estamos lutando, cada um em sua área de atuação para a adoção de algo em que acreditamos, e a grande maioria de nós faz isso pensando em ajudar um amigo ou mesmo em ganhar uma grana com suporte e personalização de programas.
Nesse aspecto o Windows e a própria M$ e todos os demais "fabricantes" de software proprietário seriam inimigos, mas como disse acima, o código está aí, se o produto e o modelo de desenvolcimento/distribuição deles forem melhor, então não há competição, mas apenas o fato de que pessoas estão fazendo escolhas. Coisa que até então muitos achavam que não existia no mundo da Informática.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.
Obrigado!
Vá... que idiotice a M$.