O BR-Linux apoiou a divulgação da 2a. edição do
Festival Software Livre - DF, realizado no final da semana passada em Brasília (alguém foi e pode enviar um relato?), e por esta razão me senti obrigado a também divulgar a questão trazida ao meu conhecimento pelo leitor Angelo Shimabuko, embora neste momento ele só sirva como fonte de aprendizagem para futuros eventos: vale a pena verificar se os parceiros são compatíveis com as características do seu público alvo!
Neste caso específico, o processo de inscrição envolvia a geração de um boleto para pagamento, e o sistema de emissão deste documento (provido pelo banco BRB) exigia o Internet Explorer para funcionar. Procurada a tempo pelo Angelo Shimabuko, a empresa responsável pela organização limitou-se a responder que não era com ela, mas ofereceu a alternativa de pagar na hora: " Desculpe, mas a pág. Que gera o boleto é do banco e não nossa. Vc pode pagar sua inscrição lá na hora."
Ao receber a mensagem do Angelo, entrei em contato com o Kleber Fígaro, integrante da comissão organizadora do evento, e também diretor desta empresa brasiliense, e recebi prontamente uma resposta, que reproduzo na íntegra: "Agradeço muito a oportunidade de justificarmos. Se não todos, a maioria dos eventos de SL são organizados por comunidades, o Festival Software livre DF foi idealizado é organizado pela Training Tecnologia, nosso objetivo é fortalecer e disseminar o SL, pedimos apoio à várias pessoas da comunidade um apoio no desenvolvimento de um sistema de automação para emissão do boleto e pagto via cartão, como não tivemos apoio no desenvolvimento do mesmo, e boa parte de nossa equipe já estava muito atarefada com a organização do evento, a única opção foi utilizarmos o sistema de cobrança do BRB (banco que temos conta corrente), o qual opera em plataforma 100% proprietária, este detalhe só foi percebido com a reclamação do Sr. Angelo, na ocasião não havia tempo hábil para a troca de banco. Sentimos muito e reconhecemos a "gafe", más quero deixar claro que o sistema de cobrança do BRB não foi desenvolvido por nós."
Não é o único evento brasileiro de software livre que recorre ostensivamente a aplicações em software proprietário na interação com seu público, e obviamente isto é uma opção de cada comissão organizadora - cada uma sabe onde o sapato lhe aperta. Mas parece fazer pouco sentido exigir o uso de software proprietário para completar sua inscrição neste tipo de evento, portanto fica a dica!
Saiba mais (festivalsoftwarelivre.org).