O órgão antimonopólio da União Européia quer que a Microsoft conceda informações sobre seus protocolos Windows a seus concorrentes gratuitamente ou a preços simbólicos.
Segundo informou o jornal Financial Times, a solicitação foi feita por meio de uma carta formal enviada pela Comissão Européia em 3 de março e busca que outras companhias possam desenvolver aplicações, servidores e outras ferramentas compatíveis com seu sistema operacional. Diz a Microsoft que está trabalhando nestes documentos com os protocolos desde 2004.
Atualmente, a gigante de software cobra até 5,95% das receitas do produto de seu concorrente em questão como preço da licença, diz o Financial Times. Segundo o técnico da Comissão, Neil Barret, o fato é inaceitável, já que também é cobrada uma taxa média por royalties de 1%.
Na avaliação do executivo, seria melhor a companhia não cobrar nada sobre esses serviços. A proposta de royalties da Microsoft é proibitivamente alta e deve ser reduzida de acordo com nossa análise, conclui.
Saiba mais (idgnow.uol.com.br).
O que deverá acontecer?
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA