“Algumas pessoas me mandaram e-mail e comentários perguntando sobre o LFS, procedimento adotado no PC do vídeo que eu fiz para demonstrar a performance do Linux. Para esclarecer previamente, o LFS não é uma distribuição de Linux como muitos imaginaram, é um procedimento, um conjunto de tutoriais e dicas que tem como objetivo ensinar o usuário Linux a criar sua própria distribuição do zero.
Eu ia escrever um How-to sobre o LFS, mas acredito que ficaria meio redundante fazer um tutorial de como seguir tutoriais, recomendo que dêem uma boa olhada no site do projeto LFS, la você encontrará todo o suporte para embarcar nessa empreitada.
Gerar sua própria distribuição Linux é muito interessante para conhecer a estrutura do sistema, sua organização e até funcionamento. O fato é que essa experiência pode agregar conhecimentos que facilitarão a solução de vários problemas de forma mais simples. Vale a pena como estudo e experiência.
Com essa experiência, entendendo melhor o sistema, você encontra mais facilidade ao configurar uma distribuição já instalada, entende causas e consequências na recompilação do kernel, quebrando um paradigma de seguir uma receita de bolo para executar tarefas, entendendo definitivamente o que você está fazendo no seu sistema. Ou simplesmente tem o linux ao seu modo, dominando totalmente o que está e o o que ocorre no sistema.
Faça a experiência, use o qemu ou vmware para executar suas tarefas e proceder seus estudos de forma mais segura e prática, vale a pena. Não esqueça de reportar os resultados, comente como tem se saído, o que anda fazendo, em suma, faça juz à filosofia da comunidade.”