Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Estudar o pingüim a fundo: motivos para usar o Linux from Scratch


“Algumas pessoas me mandaram e-mail e comentários perguntando sobre o LFS, procedimento adotado no PC do vídeo que eu fiz para demonstrar a performance do Linux. Para esclarecer previamente, o LFS não é uma distribuição de Linux como muitos imaginaram, é um procedimento, um conjunto de tutoriais e dicas que tem como objetivo ensinar o usuário Linux a criar sua própria distribuição do zero.



Eu ia escrever um How-to sobre o LFS, mas acredito que ficaria meio redundante fazer um tutorial de como seguir tutoriais, recomendo que dêem uma boa olhada no site do projeto LFS, la você encontrará todo o suporte para embarcar nessa empreitada.

Gerar sua própria distribuição Linux é muito interessante para conhecer a estrutura do sistema, sua organização e até funcionamento. O fato é que essa experiência pode agregar conhecimentos que facilitarão a solução de vários problemas de forma mais simples. Vale a pena como estudo e experiência.

Com essa experiência, entendendo melhor o sistema, você encontra mais facilidade ao configurar uma distribuição já instalada, entende causas e consequências na recompilação do kernel, quebrando um paradigma de seguir uma “receita de bolo” para executar tarefas, entendendo definitivamente o que você está fazendo no seu sistema. Ou simplesmente tem o linux ao seu modo, dominando totalmente o que está e o o que ocorre no sistema.

Faça a experiência, use o qemu ou vmware para executar suas tarefas e proceder seus estudos de forma mais segura e prática, vale a pena. Não esqueça de reportar os resultados, comente como tem se saído, o que anda fazendo, em suma, faça juz à filosofia da comunidade.”


Enviado por Tiago Camata (tiagocamataΘgmail·com) - referência (nolance.blogspot.com).

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004