Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Abinee ajuda Governo Federal com estatísticas sobre o Computador para Todos

Exatamente uma semana após o assessor da Presidência da República encarregado do Computador para Todos declarar à imprensa que o Governo Federal não dispunha de números oficiais sobre as máquinas comercializadas por meio do programa em 2006 (e que pretendia tornar a disponibilização destes números obrigatória aos fabricantes em 2007), e estimar - baseado no "número de licenças de software livre distribuídas pelos fornecedores" - que o número ultrapassava os 800.000 equipamentos, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica veio em seu socorro.

Segundo a ABINEE, o Computador para Todos vendeu 530 mil unidades em 2006. Somando aos demais computadores com Software Livre (não participantes do programa) vendidos em 2006, o que provavelmente inclui até mesmo os micros pré-instalados com o FreeDOS, o número chega a 1,5 milhão de máquinas, equivalente a 18% do mercado formal no ano passado, que vendeu 8,3 milhões de máquinas.

Segundo o texto do IDGNow, "Em 2006, o mercado brasileiro de PCs cresceu 43%, impulsionado pelos brasileiros que realizaram a primeira compra de um computador. A previsão é que o mercado brasileiro de PCs venda 10 milhões de máquinas em 2007."



Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de semnome
"brasileiros que realizaram: "brasileiros que realizaram a primeira compra de um computador"... queria saber como é possível afirmarem isso, já que quando um sujeito vai comprar um computador ninguém fica perguntando a ele se é o primeiro micro ou não...
Comentário de The Darkness
Como o crescimento foi maior: Como o crescimento foi maior do que o normalmente esperado, pode-se deduzir que boa parte dele veio dos novos usuários (que estavam anteriormente fora do mercado de PC's) que se beneficiaram pelo programa "Computador para Todos".

--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/

Comentário de Anônimo700
Como geralmente se faz...: Em Marketing, importa conhecer o consumidor para tomar decisões sobre quais novos produtos lançar (as empresas querem oferecer o que mais vende).

Com base em teoria estatística, é possível fazer um levantamento (em inglês "survey", um termo técnico) com poucas pessoas e estimar as características de todos a partir desse pequeno grupo, admitindo-se trabalhar com uma chance pequena de erro (por exemplo, 5%).

Acredito, embora o artigo não mencione, que tenha sido feito algum levantamento deste tipo, pois é o usual.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004