Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Google divulga estatísticas sobre falhas e manutenção de discos rígidos

Quando se procura estatísticas sobre consumo e manutenção de carros, o melhor é usar como fonte quem gerencia uma grande frota, e não quem vende ou fabrica os veículos, certo?

E na hora de buscar estatísticas sobre durabilidade e manutenção de discos rígidos, que fonte poderia ser melhor do que o Google, que tem centenas de milhares de micros, e usa HDs "comuns" (SATA ou não, de 80 a 400GB, de 5400 a 7200rpm) neles?

A boa notícia é que o Google vem mesmo coletando dados sobre esta questão, e os disponibilizou em um recente relatório. A má é que os dados demonstram algumas correlações que são bem diferentes do que esperaríamos.

Por exemplo, os dados do Google demonstraram que 56% dos casos que demandaram substituição do HD não foram detectados previamente pela tecnologia SMART (implementada pelos fabricantes do HD justamente para gerar este tipo de alerta antecipado - você pode usá-la no Linux com o comando smartctl), que a taxa de falha não é proporcional ao índice de uso do HD (exceto no caso dos HDs muito novos ou muito velhos), e que há menos correlação entre temperatura de operação e incidência de falhas do que se imaginava (na verdade, há até um pouco mais de falha nos HDs mantidos mais refrigerados), e que de fato há correlação clara do número de falhas com a idade (e não o uso), o modelo e o fabricante do HD, embora o estudo não revele quais as marcas e modelos campeãs.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Renato
Tudo bem que é carnaval...: ... mas e o link para a notícia?
Comentário de brain
inserido: Inseri agora, obrigado!
Comentário de Mateus Leme
HD: Isso só demonstra que dependemos mesmo da sorte para um HD.
Comentário de Fernando Ike
Link para o documento do google sobre o assunto: O link com o documento do google. -> http://labs.google.com/papers/disk_failures.pdf
Comentário de Leonardo L. AKA ofranja
Alternativa.: Ou de backups. :)

--
??aluatio? [http://evaluated.blogspot.com]
-- Readings and researches about CS.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004