Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Estadão: "IBM aumenta doações para universidades envolvendo Linux" - enquanto isso...

“A área de alianças da IBM já está recebendo os trabalhos candidatos a receber recursos do chamado Faculty Awards para o próximo ano. Todos os projetos são submetidos à análise de uma comissão científica internacional da IBM. O projeto, criado em 2001, fornece recursos para centros acadêmicos que desenvolvem pesquisas tecnológicas envolvendo padrões abertos e a plataforma de código aberto Linux.

Entre os projetos selecionados no ano passado, que já receberam US$ 115 mil para financiar projetos de pesquisas estão dois projetos da EPUSP (Escola Politécnica da USP), um deles sobre sistemas abertos de arquitetura e framework aplicado para soluções em Java, e o outro sobre elaboração de um ambiente de trabalho colaborativo para pesquisa e desenvolvimento, utilizando a solução IBM Workplace. Outros centros universitários selecionados incluem o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), que vai desenvolver um estudo sobre software embarcado; a Universidade Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com pesquisa sobre Linux, e a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, que está criando conteúdo de um curso para ensino a distância sobre 'Introdução a Mainframes'.
” Veja o texto completo em IBM aumenta doações para universidades envolvendo Linux :: Estadao.com.br.”



Enquanto isso, em São Paulo: Como aluno da Escola Politécnica da USP eu recebi este email: '01. POLI PARTICIPA DO PROGRAMA MSDN ACADEMIC ALLIANCE DA MICROSOFT. A plataforma Microsoft, servidores e ferramentas de desenvolvimento com todo o conjunto de softwares, com exceção do Office, podem ser instalados em todas as máquinas dos laboratórios desde que usado exclusivamente para fins educacionais e de pesquisa. O software não poderá ser usado para operar a infra-estrutura do departamento e da instituição de ensino. Professores e Alunos podem, através de mídia ou download, instalar gratuitamente o software em seus computadores pessoais, permitindo maior possibilidade de estudos e pesquisas. Para saber como solicitar os softwares e outras informações acesse: http://www.poli.usp.br/NoticiasPoli/noticiashowep.asp?ID=2157 '

Então eu posso fazer o trabalho de pós-graduação tranquilamente no bloco de notas ou fazer a minha pesquisa através do insuperável Internet Explorer, a generosidade da Microsoft chega a me comover. Isso me lembra quando eles queriam oferecer o Windows 'de graça' para o governo brasileiro. Quem quiser saber mais sobre o MSDN Academic Alliance: http://www.microsoft.com/brasil/msdn/produtos/aa/Default.mspx
” A nota foi enviada por André (andremossinatoΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de MSN AA, já conheço esse papo
Trabalho numa certa: Trabalho numa certa instituição universitária pública de renome e a Microsoft Brasil já chegou a nos oferecer esse programa MS Academic Alliance, que foi prontamente rejeitado por nós na época.

Quando fizeram a oferta, houve uma momentânea alegria por parte de alguns que torciam contra a adoção do linux e softwares livres, mas quando perceberam que os softwares não poderiam ser usados para operar a infra-estrutura dos departamentos e da instituição de ensino e que mesmo onde era possível utilizar ainda seria necessário comprar um montão de softwares não cobertos pelo programa, como antivírus, Microsoft Office (eles não iriam dar esse mole, não ?) e outros, eles não tiveram argumento para justificar a taxa anual que teria que ser paga pela instituição para participar do programa e foram derrotados.

Todas essas "generosas ofertas" da Microsoft sempre são parciais e só geram mais dependências e gastos com a compra de produtos complementares da própria empresa, sem contar que também não são gratuitos para as instituições de ensino e nem permanentes. Não é sequer um leasing de licenças de software, mas um aluguel anual de licenças e um convite à pirataria generalizada e aumento da inércia das pessoas em migrar para softwares livres.
Comentário de Leonardo Serra
A PUC-MG tambem esta: A PUC-MG tambem esta participando do MSDN AA, os alunos e professores do curso de Ciencia da Computação terão este 'direito'. Parece que a Microsoft esta jogando pessado em cimas dos jovens tomadores de decisão.
Comentário de Thiago "Soulripper"
(Antes que me chinguem, eu: (Antes que me chinguem, eu uso Linux, defendo e desenvolvo Open Source)

Poxa, acho que vcs nao deveria criticar o que nao conhecem. Se querem criticar pesquisem sobre o assunto antes.
O MSDN (Microsoft Developers Network) é um programa pra DESENVOLVEDORES, e através do AA o que ela faz é disponibilizar todos os softwares do MSDN pra universidades.
Através desse programa os ESTUDANTES pode utilizar em casa e nos laboratorios da instituição TODOS os programas da MS, menos o pacote basico do Office (word, excell, powerpoint, outlook, alguns outros programas do office como o OneNote, Visio, Project, etc estao disponiveis no MSDN AA).
Na universidade que eu estudo toda a infraestrutura é em Linux, mas nos laboratórios as estações são Windows.
Nas aulas alguns professores usam o Visual Studio 2005 e SQL Server, imagina quanto sairia comprar licensas pra todas as estações do laboratorio (li em algum folheto que a universidade tem por volta de 200 computares nos laboratorios)? Sem contar que eu e uns amigos estavamos fazendo umas experiencias com o SharePoint Portal Server e com o Exchange Server pra ver como que é, se não fosse o MSDN AA eu nao teria como (nao compraria esses produtos, pois sao muito caros pra mim, e sou TOTALMENTE contra usar software pirata).
Resumindo, esse é um programa para desenvolvedores e pro pessoal de TI poder aprender, e nao pra universidade montar infraestrutura ou coisas do tipo. Pro que se propoe o programa eu acho bem legal, e acho que toda universidade deveria ter, dando pros ALUNOS a opcao de usar ou nao. Eu por exemplo, sou muito grato por ter essa oportunidade de testar um monte de coisa da Microsoft, mas mesmo assim fico com o Software Livre.
Comentário de CWagner
[ironia]E eu acho que se a: [ironia]E eu acho que se a M$ fizesse isso de graça não teria muito problema também.

Além de ir treinando novos "developers, developers, devel...", a M$ estaria fazendo o seu papel social, retribuindo um pouco do que adquire com o conhecimento criado em universidades públicas pelo mundo afora.[/ironia]

Fala sério! Imagina o que as universidades, faculdades e escolas técnicas não poderiam produzir e economizar se usassem apenas software livre.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004