Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Estadão: Ubuntu pode chegar a micros brasileiros em 2008


“O Estado de São Paulo revela as intenções da Canonical de colocar o Ubuntu pré-instalado nos computadores brasileiros até o meio do ano que vem.

O artigo comenta sobre a dificuldade que enfrentará (por vários fabricantes já terem acordos com outras distrôs) e dá uma leve alfinetada nas outras distribuições Linux pré-instaladas nos compuadores: “Queremos ser uma alternativa que as pessoas possam realmente utilizar”, diz Fábio Filho, gerente de negócios para a América Latina.”


Enviado por Tércio Martins (tercioΘpop·com·br) - referência (link.estadao.com.br)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de dfloresbr
Troquei pelo UBUNTU em 3 familiares.:
Isso mesmo, no caso de 3 membros da família que compraram o Computador para todos, tive que trocar pelo Ubuntu, e não por pressão minha, mas pelo conhecimento deles do meu Ubuntu, acabaram exigindo a troca .....

Daniel.
Comentário de hamacker
“Queremos ser uma: “Queremos ser uma alternativa que as pessoas possam realmente utilizar”, diz Fábio Filho, gerente de negócios para a América Latina.”
--
Pior que ele tá certo, tá cheio de distro oportunista e mal-configurados nesses micros.
Comentário de thomaz
Demorou pra vir com ubuntu.: Demorou pra vir com ubuntu.
Comentário de nemesis
huhu: "por vários fabricantes já terem acordos com outras distrôs"

são distros pra bistrôs? ou é só viadagem?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de santo
No meu pc chegou em 2007: Quando meu notebook veio ele veio com o kurumin mas acabou que eu preferi o ubunto mais especificamente o kubuntu + beryl ficou show

É muito bom colocar uma distribuição como o ubuntu no nos pcs populares o que vai sim ajudar a popularizar o linux pois é uma distribuição de primeira linha voltada para usuários não especialistas.
Comentário de thebluesgnr
Dell: Pela lógica, a Dell deve ser uma das primeiras parceiras da Canonical no Brasil.
Comentário de Peter Parker
Correção: Olá Augusto, tudo bem?
No texto da notícia está escrito "outras distribuições Linux pré-instaladas nos COMPUADORES".
------------------------------------------
Rael - http://www.raelcunha.com
Comentário de Grobsch
FORA aos buntus!!: Essa lei é uma grande bobagem ou caminha para se tornar... os únicos beneficiados são os que vendem computadores que ganham desconto s nos impostos, sequer um centavo é investido em quem trabalha no desenvolvimento.
Deveriam valorizar e gerar emprego aqui. Acredito que meu comentário possa receber reclamações, mas a lei deveria ajudar quem desenvolve aqui no Brasil, deveria no mínimo incentivar o uso de distribuições nacionais.
Outro dia vi dezenas de mensagens de descontentamento com o possível fim do Kurumim, mas os culpados são exatamente os que acham que devemos usar as distros estrangeiras. Se o Computador Popular viesse com distro nacional o Kurumim, o Big Linux. o Kalango e outros se beneficiariam.

Sou radicalmente contra o uso de Ubuntu, como sou de Mandriva, SuSE, Fedora e afins nos computadores populares...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de emanuelsan
Mostrem serviço: O problema é que as distros "nacionais" (não estou falando dessas que vc citou nem sei se estavam em computadores do programa) deveriam ter mostrado serviço no PC para Todos, como fizeram um trabalho "porco"...

- mau configuradas
- com hardware não reconhecido ou sem funcionar direito
- sem atualizações de segurança

Só deram munição para aqueles que acham que deveriam haver distros mais conceituadas e conhecidas, sem falar nos que instalaram o XPirata, por causa disso.

Agora que a concorrência séria está chegando aposto que o negócio melhora para o consumidor.




Comentário de Grobsch
Culpa de quem instala...: Sim, mas não existe incentivo... Mandriva está nos computadores populares e é distro grnade e de renome... Na verdade os computadores são péssimos, com hardware nem sempre suportado pelo kernel e as fábricas não se importam com usuário. A bomba sobra pro desenvolvedor. Parte do incentivo deveria ser aplicado no desenvolvimento, no incentivo a melhorias nos sistemas.
Além disso dúvido que qualquer distro terá qualidade nesse método, citadas foram instalações do Ubuntu, mas feitas por usuário experiente em micros de conhecidos. Eu coloco o GoblinX funcionando maravilhosamente bem, agora um indivíduo qualquer numa fábrica instalando mil computadores por hora por meio na maioria das vezes de clonagem de hds, jamais vai instalar um sistema funcionando, seja ele qual for. A maioria dos micros que vêm de fábrica com Windows também têm problemas.

A culpa maior é do vendedor do computador que não se interessa em qualidade, e não dos sistemas. Qualquer porcaria de distro que eu testar rapidamente estará funcionando bem, e qualquer distro fantástica mal instalada e bagunçada não vai funcionar.

É uma opinião pessoal....
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de The Darkness
Porque "Fora ao UBUNTU": Porque "Fora ao UBUNTU" ???

Não é através de decreto (e nem pela vontade dos consumidores) que as empresas nacionais vão se tornar grandes fabricantes de Distros LINUX.

Se tentássemos forçar uma barra nesse sentido voltaríamos a horrível época da "reserva de mercado" que nos manteve atrasados por muito tempo sem que nenhuma empresa nacional mostrasse a que veio de fato.

O UBUNTU é hoje uma das melhores Distros LINUX com foco no usuário final e tenho sentido a sua falta a muito tempo no mercado nacional.

Nós possuímos muitas empresas boas em desenvolver aplicações para LINUX, em fornecer suporte e etc mas criar e manter uma Distro LINUX é um trabalho realmente MUITO GRANDE.
Acho que as experiências ruins que temos tido com o programa "Computador para todos" são uma mostra de que as nossas empresas ainda não tem bala na agulha para levar um trabalho desse porte adiante.
Isso é triste mas é a realidade e a solução não vai ser encontrada com Xenofobia.

Torço para que o UBUNTU aporte logo por aqui.
Vou ter uma opção para indicar para os meus conhecidos.
As empresas que continuarem no mercado vão ter que mostrar serviço para não serem postas de lado.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/
Comentário de alsampaio
Plenamente de acordo com: Plenamente de acordo com suas ponderações.
Comentário de Grobsch
Minha ponderação é mais: Minha ponderação é mais focada no fato da lei nada trazer de ajuda para os desenvolvedores, apenas favorece quem vende computador, e quem vende computador não se interessa em qual distro usar, na verdade estão pouco se lixando para Linux, se a lei aceitasse Windows, nenhum colocaria Linux. A lei, que é um decreto, obriga a venda casada do micro com sistema e programas open source para o desconto do imposto, ou seja, a lei já é um decreto de obrigações, só aplicada a hardware.

Então que se crie um novo decreto favorecendo o uso de programas e distribuições nacionais, aumente o desconto, porque a lei valoriza apenas a máquina e não o homem, o pensador.

Quanto a distribuições, testei dezenas, todas são boas, todas com problemas, todas com soluções individuais interessantes, gosto pessoal não se aplica quando se prepara uma lei, apenas o foco, se o foco é a geração de emprego e a inclusão social, a inclusão do desenvolvedor seria a meu ver bemvinda.

Espero que tenho deixado claro que não sou contra o Ubuntu como distribuição e sim contra o poder desta e de outras, e este poder aplicado a uma lei de incentivo fiscal pode arruinar empregos, empresas e outros sistemas, se em igualdade de condições. Se permitissem o Windows, a força da Microsoft iria comer 95% do mercado desses micros, o Ubuntu pode levar metade.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de albrecht
Desculpe me, mas este seu: Desculpe me, mas este seu comentário é um comentário de mané.

Primeiro, sobre empregos: *NINGUEM* te impede de contribuir com o ubuntu e almejar uma vaga lá e trabalhar aqui no Brasil, veja: http://www.ubuntu.com/employment
Sobre o Kurumin, é mais um comentário sangue suga, pois novamente "coloque o kurumin", mas se vossa senhoria estivesse atualizado, veria que o Morimoto esta pensando em parar de mante-lo ou diminuir o ritmo. Sinta-se a vontade em manter o kurumin, pois acredito que nenhuma empresa séria colocará uma distribuição de linux que não é mais mantida ou corre este risco. Ah, outra idéia é ajudar as distro que estão hoje nos "computadores populares" para que elas fiquem melhores, mas realmente, isto é um saco.
Terceiro, linux, software livre e etc não tem nacionalidade, pare com este comentário nacionalista cretino, porque neste "mundo", o que define se algo será utilizado é a sua qualidade e não sua origem.

--------------------------------------------------------
Pih is All!
Comentário de Grobsch
Começou...: Começou... depois dizem que os usuários de Slackware é que são fanáticos... aliás coisa que eu tenho ouvido por anos... Eu jamais trabalharia para o Ubuntu...
Outro dia vi até ameaça de morte de um usuário do Puppy Linux contra uma pessoa que publicou algo contra a distribuição. As pessoas não aceitam idéias nem críticas. Abaixo aqui no Br-linux.org tem uma reportagem criticando o Ubuntu e as dezenas de problemas que este tem como afinal todos os sistemas.
Eu mencionei o Kurumin exatamente pelo fato do Morimoto pensar em deixar de mantê-lo, pois pessoas como você trazem isso, pessoas que acham que Ubuntu deve substituir o Windows e o resto que deixe de existir.
Agora imagine ele distribuído em centenas de milhares de micros e sendo removido para a instalação de um Windows pirata? Pois é isso que irá acontecer. Quem comprar o micro formatará na hora, colocara um pirata da MS e só quem ganhará com isso é quem vende computador. O resto todo será prejudicado por que verdade seja dita, a pegadinha que diz que o 'defeito fica entre o monitor e a cadeira' é a mais pura verdade, principalmente quando este defeito vem atacar por atacar.

GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Screwball
Chega dessa demagogia!: Me desculpe meu caro, mas chega de demagogias.
Não aguento mais essa conversa de papagaio, repetindo o que ouve por aí, de pseudo-intelectualóides.

Não há nenhuma distro realmente brasileira. O conectiva foi o máximo que se fez nessa área. Mas já acabou.

Todos esses que tu citou, são pacotes de melhorias e localizações sobre outras distros existentes.
Nem sequer possuem mirrors próprios. Não tem uma comunidade de desenvolvedores.

Veja o Kurumin, que está para acabar por que o Morimoto está cansado de manter sozinho o sistema. E se ele sair, não há ninguém para assumir o seu lugar.
Fim da distro.

Quer uma distro nacional que gere empregos, e todos esse blá-blá-blá demagogo?

Faça uma com o mesmo grau de qualidade do Ubuntu, OpenSuse, Fedora. Com uma comunidade de desenvolvedores contribuíndo de verdade. Não apenas um desenvolvedor. Vários.

Que desenvolva tecnologias. A conectiva fazia isso. Vide o Sinaptic, por exemplo.

Agradeça por ter um Ubuntu no Brasil, com suporte de verdade, localização, etc.
Comentário de Peter Parker
Desculpe amigo, mas não: Desculpe amigo, mas não acredito que é por decreto favorecendo distros nacionais que vamos melhorá-las (as distros nacionais). A disputa é justa, e vai ganhar quem tiver mais méritos técnicos. Afinal, quem ganha é o consumidor. Como alguém já disse em cima, as distros "obscuras" estão tendo sua chance, e não estão demonstrando serviço.
E o Ubuntu está com escritório no Brasil, além de brasileiros que contribuem para a distro. Não estou vendo em que esta notícia é ruim, sinceramente. Além, exceto, das "distros obscuras".

------------------------------------------
Rael - http://www.raelcunha.com
Comentário de marcosalex
Exatamente. O melhor: Exatamente. O melhor incentivo à evolução é a concorrência. Sempre foi. Reserva de mercado, nós já tivemos e os mais velhos lembram no que deu.

A Canonical está fazendo o que as outras distros deveriam ter feito: aproveitar o incentivo do governo e trabalhar com os fabricantes de hardware para que a distro rode o mais redondo possível e o usuário não vá trocar por Windows. Isso é estratégia, e a grande maioria das distribuições não teve. Se contentaram em ter seu SO vendido nas lojas e se o cara quiser trocar, problema dele.

Que a Canonical seja exemplo para as outras, e não demonizada.

Haskell developer

Comentário de Vidal
Pessoalmente, eu acho: Pessoalmente, eu acho excelente a adoção do Ubuntu por parte dos OEMs brasileiros. O Ubuntu é um grande passo em direção à difusão do Linux para o usuário comum e o faz com louvores.
Em relação às distros brasileiras empregadas em OEMs, Librix, Metasys, FeniX... Claramente não são distribuições que pensam em praticidade, são todas cheias de rebarbas a serem aparadas. E se é possível oferecer algo muito melhor, por que não fazê-lo? E não digo isso apenas pelo Ubuntu, mas também pelo Mandriva, Fedora, OpenSuSE...
Para o usuário comum, não interessa QUAL distribuição ele usa e sim se ela funciona bem e dispõe de todo necessário para que o mesmo possa fazer uso do computador sem problemas. Pensando dessa maneira, já eliminamos boa parte das chances de rejeição do Linux por parte desses usuários por mero capricho do OEM.
Comentário de Marcos J.T
Tá chateado que a "dele": Tá chateado que a "dele" não emplaca...coisas da vida!!!
Comentário de EthraZa
Isso é verdade! Ve se quem: Isso é verdade! Ve se quem compra um notebook HP com Mandriva pré-instalado reclama?
ps. A Mandriva deve ser sim considerada uma distro nacional (franco-brasileira) também, afinal o pessoal da velha Conectiva ainda trabalha na Mandriva.
Comentário de albrecht
Acho massa a idéia do: Acho massa a idéia do livecd dele... se bem que não curto slackwarez e a idéia de YAD (yet another distro).

Alias, uso ubuntu sim, mas tambem uso fedora e suse, alias, ai, existe vide fora do slackworld? :-)
--------------------------------------------------------
Pih is All!
Comentário de fzero
O conceito de nacionalidade não se aplica a software livre: É só pensar um pouco: mesmo a distro sendo nacional, pessoas de vários países trabalharam em cada um dos componentes - ou você acha que o Morimoto reescreveu o KDE para incluí-lo no Kurumin? O kernel do linux foi criado por um finlandês inicialmente, mas já recebeu colaborações de programadores de praticamente todos os países do mundo.

Uma pessoa que se diz radicalmente nacionalista e radicalmente a favor de software livre é um paradoxo. São conceitos mutuamente excludentes!

Abrir uma empresa e criar uma distro nas coxas visando unicamente fechar acordos de distribuição para programas como o Computador Para Todos é de um mau-caratismo atroz. O resultado disso são as versões de Linux absurdamente ruins que estão nos computadores das grandes lojas.

O importante é que existam empresas brasileiras SÉRIAS que dêem suporte a Linux, independente de se forcarem numa distro ou não. Se isso significa fazer parceria com organizações estrangeiras que criaram ou dão suporte a uma distro específica, tanto melhor - isso significa investimento de capital no Brasil e geração de empregos. É o lado bom da globalização. Sim, ele existe, embora nacionalistas radicais sempre tentem desmentí-lo.

Comentário de thotypous
Para que tanto nacionalismo?: Para que tanto nacionalismo?

Software livre deve ser desenvolvido internacionalmente, sem distinção de nacionalidade, raça, cor, religião, time de futebol, e por aí vai.

Afinal, não há brasileiros no desenvolvimento do Ubuntu? Por que restringir a algo *puramente* nacional?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004