(...) A empresa é completamente diferente do que era há uma década, quando foi fundada por dois engenheiros. Hoje, o seu principal produto, o Metasys, é concorrente do Windows de Bill Gates. O sistema operacional é baseado em Linux e começou a existir para o mercado no final de 2005. Hoje está nas máquinas de 3 mil escolas públicas mineiras (até junho, outras 1,5 mil entram na rede) e em mais de 300 mil computadores vendidos no varejo.
O Metasys também é um dos dois parceiros (o segundo é a franco-brasileira Mandriva) da Intel no projeto do classmate PC, o computador popular que irá concorrer com a máquina de baixo custo de Nicholas Negroponte. Só essa parceria pode render à dona do Metasys encomendas de 400 mil licenças em 2008. "As 800 máquinas que chegaram da China para o projeto piloto em duas escolas vieram com o Metasys", diz Paulo Maciel, um dos sócios da empresa. (...)
O Metasys, que há cinco anos não passava de um protótipo, é a principal fonte de receita e de lucro da empresa. No cartão de visitas de Maciel, a marca Metasys agora ocupa o lugar de destaque, que antes era da International Syst. O engenheiro espera faturar R$ 9 milhões com o produto neste ano. E quase 40% desse valor é margem de lucro. "Nesse negócio, os custos não aumentam à medida que as licenças crescem. Por isso que Bill Gates se tornou o homem mais rico do mundo."
Saiba mais (estadao.com.br).