Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Esclarecimento da Mandriva sobre matéria publicada na Revista informática Hoje

“Esclarecimento sobre a matéria 'Um sucesso no servidor. Já no desktop...', publicada na edição de julho da revista Informática Hoje

A Mandriva Conectiva não desistiu e nunca desistirá do Linux no desktop. O que acontece é que a empresa tem consciência de que esse sistema operacional não é o padrão dominante para os computadores de mesa, mas tem a sua fatia do mercado. Assim, a desenvolvedora investe também nesse segmento, mantendo profissionais que trabalham especificamente no desenvolvimento de ferramentas para desktop e lançando versões anuais do Mandriva Linux para usuário final.

Devido a segmentação que o mercado de TI permite, a Mandriva Conectiva pode investir em segmentos específicos nos quais a atratividade das suas soluções é alta, gerando avanços significativos com parceiros e clientes em diversas fatias desse mercado, incluindo a de desktop. É por isso que a empresa não concorda com a afirmação de que Linux no desktop é um fracasso, pelo contrário, o linux está conquistando seu espaço nesse mercado gradativamente, e ano após ano vem se firmando com uma boa alternativa nesse segmento.

Mandriva Conectiva”


A nota foi enviada por Andréa Ishii (andreaΘmandriva·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Elias G. Amaral da Silva
Madriva e Ubuntu: Tanto a Mandrake quanto a Conectiva foram um importante avanço no linux para desktop. O primeiro linux que usei foi um Conectiva 7.0, e nessa época ele já tinha instalação gráfica, me deixando com um rápido kde 2.algumacoisa (digo rápido porque com 64mb de ram era usável) :)

Elas foram ultrapassadas pelo Ubuntu, claro - mas quem não foi? O que precisam agora é aprender com os caminhos que o Ubuntu trilhou e continuar avançando. Talvez formar parceirias com o Ubuntu (seria legal um desenvolvimento 'multi-distro' que beneficiasse a todos), ou investir mais na comunidade (Não sei ao certo os números da comunidade Mandriva, mas o Ubuntu certamente possui uma comunidade mais apaixonada. Mesmo sendo uma empresa). A concorrência nesse setor só vai fazer o desktop linux evoluir :)
Comentário de ricarab
Mais competição!: É verdade! Precisamos de maior competição no Desktop! O Linux nas empresas está perfeito com os grandões Red Hat, Novell Linux e Debian. No entanto, no Desktop, a minha opinião é que as distros devem ter como uma das principais metas um bom suporte out-of-the-box.

No caso de uma empresa, o fato da Novell não suportar mais os drivers NVidia não fará diferença! Na verdade, é realmente interessante que nesse setor tenha-se como principal meta o uso-fruto do código livre. No entanto, no Destkop, a disponibilidade do código é irrelevante para a maioria dos usuários!

O que precisamos é de uma distro que opere DENTRO da LEI, e que ainda forneça a facilidade necessária de drivers e softwares de terceiros, ainda que estes não sejam abertos!

As únicas grandes distros que trazem essa facilidade GRÁTIS aos usuários domésticos são SUSE (até a versão 10), e o Ubuntu.

Li alguns comentários de que a Mandriva tem intenção de suportar os drivers NVidia na versão Free. Além disso houve a iniciativa de criar um live CD "a lá Ubuntu". É esse o tipo de competição necessária que deve ocorrer para o Linux se tornar USÁVEL nos Desktops!

Só espero que não fique só nesse jogo de "copia" e que haja realmente inovação das duas partes!

-----

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de IGNUMATICKS
Prefiro Mandriva: Vocês estão falando tão bem assim do Ubuntu por opinião sincera e conhecimento empírico de verdade ou estão só passando recibo do "hype" que se fez em torno do Ubuntu nos últimos tempos sem nem verificar se é verdade mesmo?

Eu testei o Mandriva há mais ou menos um mês, fiquei bastante impressionado e achei muito melhor que o Ubuntu. Só achei um pouco pesado demais. Opinião típica de quem usa Slackware. Por isso não me animei a trocar. Mas para qualquer novato que se atreve a me pedir uma recomendação, eu recomendo logo o Mandriva. Até menciono o Ubuntu, mas sem nenhum entusiasmo.

Há 15 dias um amigo meu queria experimentar Linux e não tive dúvidas: gravei o Mandriva para ele e ele está gostando. Achou muito bonito e bem acabado. Coitado, é completamente novato em Linux e está apanhando mais que mulher de malandro. E gastando muitos pulsos para me telefonar e pedir ajuda. Mas diz que está gostando. Em suas próprias palavras, "tudo parece ser feito com vistas à qualidade em primeiro lugar". E olhe que é um cara enjoado. Do tipo que desmonta e limpa o computador inteirinho uma vez por semana.

Minha impressão é que virou moda botar o Ubuntu em um pedestal bem alto, como se fosse a última coca-cola do deserto. E não é.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004