“No post "porque é tão difícil criar um Sistema ERP OpenSource? PARTE 01" e no "porque é tão difícil criar um Sistema ERP OpenSource? PARTE 02 (+ 3 motivos )", falei sobre as dificuldades que podem surgir em uma implantação de um sistema ERP, e como isto poderia refletir em um processo de implantação com software livre. Hoje podemos encontrar ferramentas ERP e CRM livres, algumas com um processo de amadurecimento bem elevado, como é o caso do COMPIERE. Hoje não vou falar de implantação e sim de sistemas disponíveis a serem implantados. Problemas na implantação de qualquer um deles poderão existir, mas isto é assunto a ser tratado a parte.”
"ERP (Enterprise Resource Planning, Planejamento (ou planeamento, em Portugal) de Recursos Empresariais) são sistemas de informações transacionais(OLTP) cuja função é armazenar, processar e organizar as informações geradas nos processos organizacionais agregando e estabelecendo relações de informação entre todas as áreas de uma companhia."
Vou grifar um trecho específico:
"(...) estabelecendo relações de informação entre *todas* as áreas de uma companhia."
Portanto sistemas como o Stoq (frente de caixa e estoque), Fiel Contábil (contabilidade), Folha Livre (folha de pagamento) e WebEstoque (Controle de Estoque) não podem ser considerados ERP.
Ainda assim vale a pena a lista, apesar das dificuldades já expostas anteriormente em posts antigos referente a este mesmo assunto.
Eu sei que o mundo não é justo. A questão é como fazer para o mundo não ser justo a meu favor