Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

ERP e CRM: Conheça as opções em software livre


“No post "porque é tão difícil criar um Sistema ERP OpenSource? PARTE 01" e no "porque é tão difícil criar um Sistema ERP OpenSource? PARTE 02 (+ 3 motivos )", falei sobre as dificuldades que podem surgir em uma implantação de um sistema ERP, e como isto poderia refletir em um processo de implantação com software livre. Hoje podemos encontrar ferramentas ERP e CRM livres, algumas com um processo de amadurecimento bem elevado, como é o caso do COMPIERE. Hoje não vou falar de implantação e sim de sistemas disponíveis a serem implantados. Problemas na implantação de qualquer um deles poderão existir, mas isto é assunto a ser tratado a parte.”


Enviado por Pedro Delfino dos Santos Neto (pedro·delfino3Θgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de fabio.mazzarino
Cuidado com a definição de ERP: Segundo a Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/ERP):

"ERP (Enterprise Resource Planning, Planejamento (ou planeamento, em Portugal) de Recursos Empresariais) são sistemas de informações transacionais(OLTP) cuja função é armazenar, processar e organizar as informações geradas nos processos organizacionais agregando e estabelecendo relações de informação entre todas as áreas de uma companhia."

Vou grifar um trecho específico:

"(...) estabelecendo relações de informação entre *todas* as áreas de uma companhia."

Portanto sistemas como o Stoq (frente de caixa e estoque), Fiel Contábil (contabilidade), Folha Livre (folha de pagamento) e WebEstoque (Controle de Estoque) não podem ser considerados ERP.

Ainda assim vale a pena a lista, apesar das dificuldades já expostas anteriormente em posts antigos referente a este mesmo assunto.




Eu sei que o mundo não é justo. A questão é como fazer para o mundo não ser justo a meu favor
Comentário de mano
Valeu!: Muito bom o artigo, estava discutindo esta semana com colegas de trabalho sobre sistemas de CRM e ERP opensource, mas não tinha referencias para apresentar. Valeu pela dica!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004