Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Envolvimento político faz comunidade boicotar maior evento de Linux na Alemanha

O Linuxtag, maior evento de Linux e software livre da Alemanha, está encarando a ameaça de um boicote em massa de seu próprio público nacional este ano.

Embora ainda falte mais de uma semana para a abertura, a comunidade alemã está expressando seu descontentamento usando vários meios disponíveis, devido ao envolvimento da política no evento - em particular, o profundo envolvimento de membros do gabinete do governo federal do país, do partido conservador. O foco da questão é o envolvimento direto do Ministro do Interior, Wolfgang Schaeuble, cujas posições sobre assuntos de interesse da comunidade são bastante controversas.



Embora eu sempre tenha associado a LinuxTag à alegria típica das Oktoberfests alemãs e brasileiras, desta vez o clima claramente está mais pesado - e a organização parece decidida a manter o seu envolvimento com o político rejeitado pelo público do evento. Após perceber o acúmulo de posicionamentos contrários ao envolvimento do Min. Schaeuble - defensor do direito governamental de acessar secretamente os computadores de seus cidadão, que entre suas realizações inclui as decisões de tornar obrigatórios os registros detalhados de todas as ligações telefônicas e de conexão à Internet e a proposta de desenvolver um cavalo de tróia da polícia para infectar os micros de pessoas consideradas suspeitas de crime - no evento, e o volume das propostas de boicote e ausência de colaboração, os organizadores do evento se posicionaram firmemente a favor do seu patrono político, criticando o posicionamento de seu público.

Os portões da LinuxTag abrem para o público no próximo dia 30 de maio.

Saiba mais (linux.slashdot.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de maiconfaria
Não consegui ler a noticia,: Não consegui ler a noticia, fiquei hipnotizado pela foto !
Onde você encontrou elas ?
Comentário de Venom
Não sei se leio a matéria...: Ou se vejo o decote das duas alemãs...rs
Comentário de Peter Hook
Hahahahahahah!!! Belo: Hahahahahahah!!! Belo decote! Mas voltando ao assunto da matéria, imagina se a moda pega???? Adeus FISL! O FISL sem estandes governamentais gigantescos e discursos políticos-filosóficos vazios não é nada!

Comentário de bressix
mesmo fim pro FISL??: ok, sem exageros...
mas quem acompanha a lista PSL-Brasil viu o descontentamento de parte da comunidade.
muita gente discorda dos organizadores do FISL. são várias as razões e não me cabe discutilas aqui. concordo com algumas e acho outras utópicas.
várias coisas acontecem nos bastitores e não chega ao público.

quem tiver interesse:

http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/2007-April/019971.html
Comentário de anoni
Também não consegui ler a matéria. Aplicaram algum efeito Jedi?: ...
Comentário de Alecio
LinuxTag ou Oktoberfest?: [quote]Embora eu sempre tenha associado a LinuxTag à alegria típica das Oktoberfests alemãs e brasileiras...[/quote]

E a LinuxTag também atrai esse tipo de público? Me avise em caso positivo, por favor... que esse ano eu vou pra lá!

A notícia falava de que mesmo???
Comentário de Bohne
Cultura: Pelos comentários acima, sobre este post, vejo que ainda não temos maturidade suficiente na comunidade para consertar o que está errado no movimento software livre nacional.

Pudera. Vinte e tantos anos abaixo de uma ditadura militar que detonou com o nosso sistema de ensino, fazendo-nos meros imitadores e uma redemocratização muito rápida que reforçou a imitação mas voltada à libertinagem...

É status, hoje em dia, falar asneiras. Tanto no Brasil como em outros locais com idiomas latinos.

Sabem quando vamos colocar o FISL em sua posição de direito? NUNCA!

O problema não é a organização do evento! O problema é que não temos apoio forte de elementos que não sejam interesseiros e aproveitadores....

Ahh, claro.. Eu posso estar estratosféricamente enganado. A Alemanha tem uma situação e nós temos outra. Nós estamos no caminho certo!


Comentário de Connochaetes Taurinus
Claro que estamos no caminho: Claro que estamos no caminho certo. A Política é a mágica que faz os computadores "bootarem" através das milhares de linhas de código por ela escritas. Ela que espalha telecentros, informatiza escolas e democratiza a informação em maravilhosos projetos autosustentáveis.
Comentário de Arauca
Essas 2 gurias da foto são: Essas 2 gurias da foto são demais....hehe
Comentário de Critico
demorou: e querem criticar a Microsoft? quem anda na chuva tem que se molhar. acham q a ideia de liberdade agrada aos papoes? As divisas sao produto do poder politico que necessita do apoio do publico para se manter de pé.

Por isso a Microsoft continua a frente. O google comecou a seguir o mesmo caminho (caso china), é a lei do mercado.
Comentário de onolox
Olha, não consegui ler a: Olha, não consegui ler a matéria.
Comentário de tuxedo
o título está ambíguo: Quando se lê o título pensa-se que a comunidade não quer nenhum envolvimento com política, mas a realidade é que os alemães são muito mais inteligentes que isso. Eles estão é insatisfeitos com o direcionamento político do governo da alemanha, mais especificamente com o posicionamento de uma pessoa. Por isso, boicotam o evento, o que também é uma forma de fazer política. Voltem pra escola.
Comentário de tibu
Não é a política que: Não é a política que "faz" tudo isso... Somos nós, cidadãos brasileiros, que exigimos serem atendidas às nossas necessidades.

Não são os políticos. É o povo.
Comentário de Aurium
A Voz da Ignorância: "O FISL sem estandes governamentais gigantescos e discursos políticos-filosóficos vazios não é nada!"

Esse é o tipo de idéia se repete tanto em comentários no br-linux que parece ser uma doença contagiosa que tem atacado a maioria dos leitores desse site. Estou com medo de acordar amanhã esquecendo dos últimos 4 anos que fui ai FISL e começar a repetir na rua "O FISL é uma merda... O FISL só tem político...".

Primeiro, a voz da ignorância (que não é só do infectado do post anterior) afirma e reafirma que no FISL só tem política ou é uma evento majoritariamente político-filosófico. Eu só posso dizer que essa pessoa vem de outro planeta onde esses conceitos são diferentes dos terrestres ou é só mais um zé mané que usou muitas drogas durante o FISL. (Isso se esse cara realmente foi a algum FISL)

Segundo, a voz da ignorância crê que o Software Livre é dissociado de filosofia e que o ser humano é dissociado de política. O ignorantizado não sabe mais distinguir consciência política de política partidária e daí eu posso lembrar de Bertold Brecht e dizer apenas "o pior ignorante é o ignorante político". O ignorante político e filosoficamente incapaz é um cancer dentro da comunidade de Software Livre. Tão ruim quanto um ataque externo (da famigerada MS) é a ação constante desagregadora inconsequente de uma pessoa de dentro que tenta desumanizar o que nasceu para ser humanizante.

Terceiro, o ignorantizado da vez acredita que existe alguma relação entre a ligação com políticos que está acontecendo na Alemanha com a que acontece no Brasil. Novamente só posso imaginar que se trata de um alienígena e que por consequencia ainda não entende bem o que se passa aqui ou tem usado drogas pesadas diáriamente o que dificultou qualquer leitura conciente ou completa dos fatos que tem acontecido.

Explicação aos infectados:
Os políticos que comparecem no FISL são representantes de autarquias e outras coisas difíceis pra vocês entenderem que tem apoiado o crescimento do SL no Brasil (olha só que legal!). Além disso para aparecer no FISL eles ainda deram suporte financeiro para o FISL, possibilitando que você pague bem menos para participar do evento! Puxa! Você não tina imaginado isso né? E olha só que legal: eles nem ficam aparecendo em todas as palestras pra fazer comercial do governo, eles só fazem isso na abertura ou em certos pequenos espaços.
A explicação não acabou!
Os políticos que queram aparecer na Alemanha são os malvados que querem controlar a vida dos internautas alemães. Aqui no Brasil também tem malvados desse tipo, o exemplo está num outro artigo deste site: http://br-linux.org/linux/provedor-xerife-usuario-sob-suspeita
O senador Azeredo do PSDB quer fazer coisas bem bizarras com a nossa internet, mas ele nunca foi ao FISL e se um dia for, será a passeio. ;-)

Mas não existem discursos politiqueiros no FISL? Claro! Mas que p***a! É um ou outro político partidário profissional que fala principalmente na abertura ou menores espaços apropriados. Querer colocar isso com mais valor que o resto todo do FISL é tão absurdo Quanto falar que uma "cavalo" é só um "casco de cavalo". Ignoro o resto do cavalo o que importa é que ele tem cascos. Que merda! Um animal com cascos não pode agarrar nada! cascos não tem dedos. Cascos não tem "polegares opositores"! Como pode!? Merda! "Polegares opositores" é o que há de melhor nos seres humanos depois do telencéfalo altamente desenvolvido(!?) (devo lembrar que apesar de termos tal órgão seu uso não é obrigatório, vide exemplos corriqueiros do cotidiano). Então coloque mãos com belos polegares opositores no lugar dos cascos do cavalo e depois me conte se ele anda.

Falando sério, não quer polítiqueiros no FISL? Trate de coçar o bolso, porque a passagem de avião vai ser o nosso menor custo para participar de um evento desse gênero sem dinheiro do governo. E mesmo sendo chato é importante porque isso serve sim de incentivo a governos que não iniciaram a adoção de SL e incentiva a aceleração dos que já começaram. (falando de governo brasileiro, incentivar a aceleração de qualquer ação socialmente benéfica é nossa obrigação, afinal, é um elefante manco)

Eu vou continuar indo ao FISL (pegando voo da Bahia para o RS). Sempre assistindo inúmeras palestras técnicas, conversando com caras que só posso encontrar pessoalmente no FISL e é claro, participando de palestras políco-filosóficas. Isso porque todas as partes do meu encéfalo funcionam adequadamente, eu não sou um aparelho limitado a uma única função e entendo que apesar de qualquer outra bobagem que possam dizer por aí, o Software Livre é o que é hoje e será muito mais amanhã porque os preceitos filosóficos que levaram as 4 liberdades implicam nisso. Sendo assim, nenhum FUD é pior que a ignorância.


Falei aqui só do sintoma anti-político-filosófico dos infectados pela voz da ignorância, mas também tem o sintoma do "FISL sem espaço pra comunidade", "FISL com muita empresa", "FISL deveria ser mais empresa" (contradição!?) e agora o mais recente: "FISL sem filosofia" (outra!?) proferido pelo ilustríssimo Cláudio Prado. Falar mal é fácil. Quero ver fazer e aqui na Bahia a gente tenta, mas sem a imbecil idéia de ser concorrente.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004