O Linuxtag, maior evento de Linux e software livre da Alemanha, está encarando a ameaça de um boicote em massa de seu próprio público nacional este ano.
Embora ainda falte mais de uma semana para a abertura, a comunidade alemã está expressando seu descontentamento usando vários meios disponíveis, devido ao envolvimento da política no evento - em particular, o profundo envolvimento de membros do gabinete do governo federal do país, do partido conservador. O foco da questão é o envolvimento direto do Ministro do Interior, Wolfgang Schaeuble, cujas posições sobre assuntos de interesse da comunidade são bastante controversas.
Embora eu sempre tenha associado a LinuxTag à alegria típica das Oktoberfests alemãs e brasileiras, desta vez o clima claramente está mais pesado - e a organização parece decidida a manter o seu envolvimento com o político rejeitado pelo público do evento. Após perceber o acúmulo de posicionamentos contrários ao envolvimento do Min. Schaeuble - defensor do
direito governamental de acessar secretamente os computadores de seus cidadão, que entre suas realizações inclui as decisões de tornar obrigatórios os registros detalhados de todas as ligações telefônicas e de conexão à Internet e a proposta de desenvolver um cavalo de tróia da polícia para infectar os micros de pessoas consideradas suspeitas de crime - no evento, e o volume das propostas de boicote e ausência de colaboração, os organizadores do evento se posicionaram firmemente a favor do seu patrono político, criticando o posicionamento de seu público.
Os portões da LinuxTag abrem para o público no próximo dia 30 de maio.
Saiba mais (linux.slashdot.org).
Onde você encontrou elas ?