Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Entrevista no GDH sobre a MSXRio'2006 e o MSX no Brasil

“Quem acompanhou a evolução dos computadores fabricados no Brasil durante a reserva de mercado, ou já estudou sobre a história da informática, com certeza se lembra do MSX, que, depois dos PC's e dos Mac's, foi possivelmente a terceira plataforma de computadores pessoais mais utilizados, concorrendo com o Amiga.



Na verdade, o MSX fez tanto sucesso, que até hoje existe uma comunidade de usuários e desenvolvedores que gosta, usa e desenvolve coisas novas sobre a plataforma. Há poucos dias, recebi um contato do Ricardo Jurczyk Pinheiro, anunciando a MSX Rio. Nossa conversa acabou se transformando numa entrevista, onde ele fala um pouco sobre a história do MSX e como a plataforma é mantida viva até hoje, com novidades surpreendentes.
” Veja o texto completo em Guia do Hardware.

A MSXRio deste ano será nos dias 5 e 6 de agosto de 2006 (sábado e domingo), no Colégio Cenecista Capitão Lemos Cunha: Estrada do Galeão, S/N - Ilha do Governador. Começa às 10 e vai até as 18 horas. Maiores informações no site http://www.msxrio.com.br ou na nossa notícia anterior.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de cafecraft
Grande MSX... tive um MSX: Grande MSX... tive um MSX 1.1 Expert da Gradiente, usava ele somente para jogos como Knightmare, King's Value, Galaga e Ya Kung Fu depois quando tive um PC que passei a usar para outros fins... ná epoca era doido para ter um Amiga 500 mais o $$ não deixava.


Comentário de o Heremita
Com cartuchos tinha editor de textos: Eu tive um destes, coloquei um cartucho com mais memoria e um editor de textos de 80 colunas embutido...
Bons tempos!

Sincero Zeferino Filho (O Heremita), Linux User 318644, Slackware 10.2
Comentário de Tenente Blueberry
Heheh!: Apareçam na MSXRio que vocês verão pessoalmente, o meu MSX tocando vídeo e rodando programas em multitarefa, heheh!

[]ão!
--
Tenente Mike T. Blueberry - tenentblueberry@ig.com.br
Linux user #82838 - MSX, Linux, Hack, Gospel.
Comentário de Tenente Blueberry
Obrigado!: Morimoto, muito obrigado MESMO, pelo apoio que você está nos dando, divulgando nosso evento. Seremos eternamente gratos!

[]s, e espero todos na MSXRio'2006!

--
Tenente Mike T. Blueberry - tenentblueberry@ig.com.br
Linux user #82838 - MSX, Linux, Hack, Gospel.
Comentário de Morvan
Aqui no Ceará,: ... em Fortaleza, tínhamos uma feira só de "MegaDontes" de 8 bits: MSX, Sinclair, Apple, etc. Claro que, em sendo uma feira só de usuários, o que não havia de troca de informação e de escambo de periféricos (acionadores de disquetes, à época, um verdadeiro sonho de consumo de qualquer micreiro, por exemplo)!
Comentário de nsaraiva
Meu 1º Micro: O MSX foi meu primeiro micro, ainda tenho o meu Expert 1.1 (infelizmente com problemas no vídeo). Não esqueço que comecei a aprender programação com ele (Basic), naquela época, ± 1987, não existiam os programas e facilidades de hoje e eu era obrigado a criar programas que resolvessem coisas que hoje, qualquer um consegue utilizando planilhas e editores de texto.

Já fui em 2 edições da MSXRio e essa sem dúvida será a 3ª, todos os eventos são bem interessantes. Vale a pena para aqueles que, como eu, têm saudades do MSX e para aqueles que desejam conhecer um pouco da hitória do computador no Brasil e como esse computador era muito bom.

Nelson Saraiva
Comentário de cafecraft
Olá Tenente Mike, como boto: Olá Tenente Mike, como boto para funcionar os game colection no formato DSK utilizando o emulador openmsx para Linux ????
Comentário de Copernico Vespucio
OLPC: Com tanta gante falando de propostas para o OLPC, o "MSX way of Life" é uma grande escola quando o objetivo é aprender a fazer grandes coisas com pouco poder de processamento ou recursos.

A idéia utilizada para acessar a Web é muito interessante, usando o MSX como terminal de um servidor WILD, que converte HTML em uma tela que o terminal entenda.

Em um cenário onde se fala cada vez mais em Sistemas Operacionais remotos, uma "caixa" com um processador de 16 bits e alguns Mb de memória pode ser um terminal burro estupidamente barato, com o qual pessoas que realmente não tenham renda suficiente possam acessar serviços públicos, através de locais Wi-Fi, por exemplo.

Crianças em favelas podem pegar seu terminal de 250 reais para acessar o centro público da comunidade, onde elas encontram leitura, entreterimento e educação. Com essa máquina, ela lê, participa de fóruns/chats, aulas online, faz arte gráfica, textos e até programas! (trabalhando com aplicações remotas).

Seria um belo futuro para inclusão digital. Será que um dia ele chega?
Comentário de nemesis
que porte de Unix que nada!: volto pro MSX quando tiver um porte de Metal Gear Solid! ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
tudo tem um preço: volto pro MSX quando tiver um porte de Metal Gear Solid!

...Quando então o MSX será tão caro quanto qualquer PC...
Comentário de Julio Nascimento
Metal Gear Solid é, na: Metal Gear Solid é, na minha opinião, o melhor jogo de todos os tempos...... E aquela musiquinha do começo do jogo...que doideira..... Solid Snake rules.....
Comentário de Tenente Blueberry
http://openmsx.sf.net: Hum... Melhor olhar no site do OpenMSX. Eu confesso q tenho ele instalado no notebook, mas nunca rodei...

--
Tenente Mike T. Blueberry - tenentblueberry@ig.com.br
Linux user #82838 - MSX, Linux, Hack, Gospel.
Comentário de Tenente Blueberry
Seria bom se ainda tivesse: Seria bom se ainda tivesse alguns encontros desse tipo. O povo do Canal3 se reúne periodicamente, mas as reuniões mais animadas são em São Paulo. Aqui no Rio, se o povo do C3 quiser organizar algo, eu ajudo.

--
Tenente Mike T. Blueberry - tenentblueberry@ig.com.br
Linux user #82838 - MSX, Linux, Hack, Gospel.
Comentário de Tenente Blueberry
Caraí véio, sabe q outro: Caraí véio, sabe q outro dia eu estava especulando fazer um MGS: VR Missions, p/ MSX? Só q no estilo do MSX 2, c/ os mesmos sprites, coisa e tal? Ficaria muito doido, isso.

--
Tenente Mike T. Blueberry - tenentblueberry@ig.com.br
Linux user #82838 - MSX, Linux, Hack, Gospel.
Comentário de nemesis
é por aí: não sei se fico com MGS, Super Metroid, Final Fantasy VI, Zelda: OoT ou tantos outros...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Edson Pereira Sucochip
Meu 1º Micro: Na verdade o MSX nao foi o meu 1° micro, e sim um MC1000 da CCE, mas logo depois comprei um MSX EXPERT 1.1 e um drive de diskete, cara aquilo era demais, poder gravar em diskete era um sonho. Agora tenho um MSX com KIT DDX 2.0, com HD e CDROM, e to aguardando uma EXPERT 3, um MSX 2+.

Com certeza eu vou na MSXRIO.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004