o Stallmann está completamente fora da realidade e eu o considero irrelevante atualmente. Como disse muito bem o Eric Raymond, ideologia não é uma coisa ruim (muito pelo contrário), mas argumentos baseados apenas em teor ideológico só têm apelo para menos de 10% das pessoas - e essas pessoas provavelmente já conhecem e concordam com esses argumentos.
Nada de "use software livre porque é bonito", mas sim "use software livre para gastar menos e ter controle sobre o seu negócio".
O uso de argumentos desse tipo não significa de forma alguma que você está abandonando a sua ideologia. Você pode e deve continuar com ela, mas precisa saber que não é ela que vai convencer as pessoas. Simples assim.
Quem precisa aprender sobre código aberto e software livre são os 90% restantes. E para esses 90%, os argumentos que funcionarão melhor não são os baseados em ideologia, mas sim os seguintes:
1. Software livre é TECNICAMENTE melhor. Não para tudo (ainda), mas para muitas coisas - principalmente coisas que custam muito caro quando são proprietárias (servidores, por exemplo). Incluo aqui todas as razões relacionadas a segurança.
2. É mais barato. É bom lembrar que o software é de graça, mas o suporte sempre custa dinheiro. Mesmo assim, os gastos são menores.
3. Não é vinculado a uma empresa X ou Y, portanto VOCÊ decide o que é melhor para você e faz upgrades apenas quando necessário, sem precisar seguir uma agenda que atende aos interesses de uma única empresa (alguém aí já pensou nos upgrades de hardware que o Windows Vista vai exigir?).
São argumentos objetivos, baseados em coisas que qualquer um é capaz de entender, seja no mundinho corporativo ou fora dele. Nada de "use software livre porque é bonito", mas sim "use software livre para gastar menos e ter controle sobre o seu negócio".
ps: eu ia te moderar como ofensa só pelo fora da realidade, porém o resto dos seus argumentos tem algum sentido. Vê se pelo menos não seja tão agressivo quando não há sentido ser.
Digo e repito: considero ele totalmente fora da realidade. A quilômetros dela e se afastando cada vez mais. Irrelevante. O lance de cobrar autógrafos e fotos é apenas a ponta do iceberg.
Mais informações:
http://www.softwarelivre.org/news/6344
http://atum.lab.ic.unicamp.br/fisl/stallman/ (vídeos)