Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Entrevista: Richard Stallman fala sobre a GPLv3

O LinuxInsider publicou nesta sexta-feira uma entrevista com Richard Stallman cujo foco foi a GPLv3, embora inicie com 10 parágrafos em que o fundador da FSF 'vociferamente objeta' contra os termos 'Linux' e 'Open Source' quando empregados em situações que ele não aprova.

Exceto por esta introdução, trata-se de uma excelente maneira de entender melhor as motivações e novidades da GPLv3, incluindo suas relações com patentes de software, outras licenças livres, o mercado e os desenvolvedores internacionais.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de semente
Tradução: hmm... alguma tradução?

--
# aptitude install anarchism
Comentário de brain
a caminho: O vmedina deve estar fazendo ;)
Comentário de escovadordebit
vociferamente objeta' contra: vociferamente objeta' contra os termos 'Linux'...
Este negócio de rodar a baiana é que mais me irrita.

Extraído do próprio FAQ do Stallman:
There's nothing wrong in calling the system "GNU"; basically, that's what it is. It is nice to give Linus Torvalds a share of the credit as well, but you have no obligation to pay for the privilege of doing so.

So if you want to refer to the system simply as "GNU", to avoid paying the fee for calling it "Linux", we won't criticize you.


Tradução livre.

Não existe nada errado em chamar o sistema "GNU"; basicamente é o que ele é. É legal dar parte do crédito a Linus Torvalds também, mas você não tem obrigação pelo privilégio de fazê-lo.

Então se você quiser referir-se ao sistema simplesmente como "GNU", para evitar render tributo chamando-o de "Linux", nós não criticaremos você.


Pimenta nos olhos dos outros é colírio.

Sem o Linus a gente tava até hoje no vaporware ;-)

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Antoine
[off-topic]impressionante o: [off-topic]impressionante o que os efeitos especiais não fazem para melhorar uma foto; só na playboy já vi algo tão sensacionalista, e faz muuuito tempo[/off-topic]
[nocontributiontoday][/thanksforthepresbid]
Comentário de vmedina
Hell no! Aconselho aos outros a não fazerem tb.:
By accessing the ECT NEWS SITES, you agree that you may only download and display the content for educational purposes or your own personal non-commercial use. You are not permitted to copy, broadcast, download, store (in any medium), transmit, show or play in public, adapt or change in any way the content of these ECT NEWS SITES for any other purpose without the prior written permission of ECT NEWS. Contact us if you have questions related to permissions or wish to apply for written consent.


Quando as coisas vão para esse nível, eu fico muito fora. Vai que dá uma doidera nesses caras e eles resolvem me dar uns cascudos? :P Pobre de mim que sou "apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no bolso, sem parentes importantes"! :P

Mas dá pra comentar que o que ele fala aqui é o que vem naquele blog da fsf que vc publicou tem um tempo. Mudanças drásticas não, somente detalhes.

Porém, como dizem, "deus reside nos detalhes".

Eu gostei do lance de "patent retaliation", me pareceu bem justo. Esse lance da pessoa, após ter lançado um ataque baseado em quebra de patentes. Segundo a entrevista isso foi criado para não permitir o uso de patentes de software para bloquear o desenvolvimento de um programa GPL.

Uma coisa que ninguém falou é a seção 7 da v3 que permite usar outras condições que somente a normal, aproximando e compatibilizando (segundo RMS) com outras licenças. Olhem só: http://gplv3.fsf.org/draft

Na entrevista ele tb explica que a licença não é totalmente anti-DRM(Digital Restrictions Management, ou Gerenciamento de Restrições Digitais) e sim contra o que ele chama de, traduzido porcamente, Tivolização. Segundo ele, fabricantes que incluam DRM nos seus programas e usem software livre licensiado pela GPL v3 deverá incluir tudo que seja necessário para que modificações possam rodar no mesmo contexto do original. O fabricante deve arrumar um jeito de permitir este uso. A única restrição realmente contra DRM é não permitir que usem a v3 em um programa que não respeite as liberdades do usuário.

Eu não ví nada de injusto nisso, a menos que você mude a visão do assunto para a do fabricante que quer proibir o uso de versões modificadas. É como ladrões reclamarem quando botamos grades nas janelas, que irão impedir o seu trabalho. Mas quem prefere ver as coisas por essa lógica, IMHO, não deveria estar nessa de SL mesmo.

Eu gostei da entrevista, achei interessante pois esclarece de fato o lance de uso em hardware com DRM e o licensiamento de software DRM pela v3.

[]s!

ps: Só para constar, o RMS fala sobre SL, Opensource e Linux por pedido do entrevistador. Você realmente deveria dar uma enfase a isso. ;)

pps: Vou parar de comentar coisas nesses tópicos... tem gente até achando que eu sou fiel seguidor do RMS. :P Vai entender!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004