Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

NoLance.com: Entrevista conta a origem e história do BR-Linux

O Tiago Camata, do site No Lance, escreveu recentemente um artigo sobre os sites nascidos diretamente nas comunidades de tecnologia, que se desenvolveram a ponto de ocupar posição de alguma influência na sua própria comunidade, mas se mantiveram independentes - fenômeno que transformou estes sites em "os bons ditadores da web", na concepção do autor - embora o BR-Linux não seja ditador de nada ;-)

Ele procurou os mantenedores de diversos destes sites para entrevistas que ajudem outros autores a compreender os modelos adotados. A entrevista sobre o BR-Linux foi publicada hoje, e segue abaixo o anúncio sobre ela enviado pelo próprio Tiago.


“Depois do artigo sobre os "Bons Ditadores" da Web, entrei em contato com os responsáveis pelos sites citados. O primeiro a responder foi Augusto Campos, responsável pelo BR-Linux.

O Augusto me respondeu quase que imediatamente e com uma atenção incrível, isso começa a explicar o sucesso do BR-Linux pra mim, e olha que vindo de alguém como ele, a resposta podia ser simplesmente "não, obrigado", que eu entenderia e agradeceria só por ter sido respondido. Mas fazendo jus à comunidade que representa tão bem, Augusto Campos demonstrou durante toda a entrevista uma concepção centrada e responsável naquilo que faz, humildade e responsabilidade.

O BR-Linux começou há cerca de 10 anos como um repositório de documentação sobre Linux, com o surgimento de vários outros repositórios tupiniquins, o formato do site mudou e passou a centralizar as principais notícias do universo Open Source. Hoje o BR-Linux se institui como a maior referência em Linux na Web Brasileira, mais um dos nossos "Bons Ditadores" da Web. Leiam a entrevista dada por Augusto Campos ao
Nolance.com.”


Enviado por Tiago Camata (contatoΘnolance·com) - referência (nolance.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ars351
mais que justa a matéria.: mais que justa a matéria. acompanho o site há quase oito anos, e o reconhecimento do br-linux como referência é mais que justo.

parabéns novamente, augusto.

grande abraço.
hasta.
a.

--
alexandre ribeiro da silva
Comentário de Mateus Leme
Bom dia Augusto, o link: Bom dia Augusto, o link http://br-linux.org/article.php?storyid=3 não está funcionando.
Comentário de brain
obrigado!: Obrigado, Mateus, vou verificar!
Comentário de Manoel Pinho
br-linux: O Augusto como sempre é muito inteligente e coerente em suas atitudes, entrevistas, editoriais, notícias e artigos. Parabéns pelo br-linux ser um espaço democrático de informação e debate de tudo que é relacionado com software livre.

O formato semelhante a um blog dá uma descontração maior para esse tipo de troca de idéias e é muito mais apropriado para essa nossa época de uso intensivo da internet.

Gostei muito da parte da entrevista que ele rebate o termo xiita. Já estou farto de gente que tenta associar quem defende o linux e outros softwares livres e os ideais de liberdade como seguidores fanáticos de uma religião. Primeiro, porque liberdade não combina com seitas fanáticas e países governados por princípios religiosos. Segundo, porque é pejorativo e tende na cabeça de muita gente desinformada e de defensores da Microsoft e de windows a colocar quem usa linux como crente ou fanático. Na história humana os idealistas sempre são duramente combatidos, ridicularizados, presos e mortos, mas graças a muitos deles chegamos a um mínimo de civilidade social e humana. São eles e, infelizmente, as guerras que geram os verdadeiros saltos evolutivos na humanidade.
Comentário de pinguin caolho
Ridiculo: "a colocar quem usa linux como crente ou fanático."

Ridícula a frase acima. um exemplo claro quanto a intolerancia religiosa de alguns infelizes que se acham superiores por ser ateu ou fazer parte de algum grupo religioso de maioria nacional.
Comentário de João Melo
Formadores de Opinião: O espaço e o respeito conquistado pelo Augusto e o seu sítio BR-LINUX.ORG é mais do que merecido. Grande parte porque o Augusto buscou desde o início focou seu trabalho no Software Livre, notadamente o GNU/LINUX. Mas, e principalmente, como ele trata os freqüentadores, de forma democrática, respeitosa e elegante, dando a todos o espaço para as opiniões, tanto convergentes quanto divergentes.
Por isso, acho que o sítio BR-LINUX.ORG é um formador de opinião e não um "bom" ditador de opinião. Até porque, ditadura não é e nem nunca será boa.
Parabéns ao sítio NoLance.com e seu autor.
Comentário de Eri Ramos Bastos
Também acompanho o BR-Linux: Também acompanho o BR-Linux desde a época que a URL ainda era linux.trix.net (aliás, acabei de testar e ver que ela ainda funciona!).
Com o layout preto e letras amarelas me tirou de apuros várias vezes e me ajudou a dar uma turbinada nos meus conhecimentos.
Na era pré-google, as únicas opções para boa documentação em português eram o BR-Linux, o ano2001 (alguém lembra?) e um outro site que não me lembro bem o nome do mantenedor. Hugo Cisneros, eu acho.

Tirando o saudosismo de lado, gosto muito do formato atual. Não sou de comentar muito, mas o trends do meu Google Reader diz que leio 99% das notícias. ;)

Parabéns a toda a comunidade e também ao Augusto. (ou seria ao contrário?)

[]'s
Eri
Comentário de Burro Demais
"embora o BR-Linux não seja: "embora o BR-Linux não seja ditador de nada"

Contra outra vai... :-D
Comentário de Burro Demais
"embora o BR-Linux não seja: "embora o BR-Linux não seja ditador de nada"

Conta outra vai... :-D
Comentário de Morvan
É inestimável: ... o trabalho do BR-Linux, e, por conseguinte, de toda a equipe técnica que o mantém, não tão-somente o Augusto e a sua grande disposição de sempre contribuir para com o debate, mas aquele funcionário anônimo que mantém o sítio "em pé", cuidando do "trabalho sujo", do "hard work"; mas eu colocaria, ademais, no mesmo patamar dos "ditadores", nesta honorável acepção, também o Viva o Linux (http://www.vivaolinux.com.br/), pois, mesmo tendo focos ligeiramente distintos no que concerne ao público e / ou tipo de debate travado, ambos têm sido o esteio de muito aprendizado de inúmeros colegas de trabalho, assim como eu mesmo, que sempre os visito. Homenagem justíssima aos colegas Augusto e Fábio, do VOL.
Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de Tiago A. C. Camata
É Verdade: Essa foi a idéia da pergunta, ver alguém como o Augusto tratar esse termo de xiita, infelizmente alguns nos vêem assim, prefiro até a classificação de Militante, combina mais com minhas convicções sobre o Software Livre
Comentário de Copernico Vespucio
cuidado com a interpretação: A frase, no meu entender, não faz alusão a nenhuma religião em particular.

Avaliando a palavra que poderia provocar algum mal-entendido, creio que uma religião seria implicada se a palavra usada fosse "protestante".

"Crente", amigo, significa literalmente indivíduo que crê em alguma coisa, qualquer coisa.

E acredito que seja utilizada nesse contexto para sugerir que, para aqueles que estão sendo criticados, software (no caso, o Linux) seria uma questão de "fé" de "fanáticos".

Não vi nenhum contexto religioso, ateu ou coisa que o valha no comentário. Não acho que ninguém deva se sentir ofendido dessa forma.

[]s
Comentário de Manoel Pinho
crente: Usei a palavra "crente" não por preconceito mas porque tem uma conotação religiosa e também erradamente é tratada pela grande maioria pejorativamente, assim como xiita é uma ramificação do islamismo.

Não tenho nenhuma religião mas não sou ateu e nem desprezo nenhuma religião, inclusive o islamismo xiita e os evangélicos. Deus é muito mais do que religião e embora eu não precise de intermediários respeito quem acredita em qualquer religião.
Comentário de CWagner
Por nada não, mas no: Por nada não, mas no contexto,ou melhor, no texto, ela faz sentido sim.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004