Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Entrevista na ComputerWorld: Conheça Richard Stallman, o verdadeiro pai do software livre

““Por favor, não chame o GNU de Linux”, pede o americano Richard Stallman, fundador da Free Software Foundation, que alerta para a iminente guerra jurídica contra a Microsoft e pergunta ao leitor: "De que lado você está?" -- Esta é a chamada para a entrevista de RMS publicada no Brasil pelo site da ComputerWorld.

Na entrevista, o fundador do GNU trata de patentes, marcas e copyrights (que o entrevistador chamou de propriedade intelectual), a importância comparada de desenvolvedores e usuários, DRM, código aberto, o nome dado aos sistemas operacionais que usam o kernel Linux, seu respeito pelo direito de Linus Torvalds expressar suas opiniões sobre licenças de software, patentes de software e suas conseqüências, software livre no governo brasileiro e até sobre o uso de máquinas para votar. Trecho:

COMPUTERWORLD – O que é mais importante para você, a grande base de desenvolvedores do GNU ou a sua enorme base de usuários?

STALLMAN – Eu aprecio a ambas, mas nenhuma delas é o que mais importa. Nós não desenvolvemos o GNU apenas para obter um triunfo técnico ou só pelo sucesso. Nosso objetivo era ganhar liberdade, para nós próprios e para você.

O que é importante sobre o GNU é que ele fornece um meio para usar computadores com liberdade. Mas esta conquista é precária. Existem centenas de distribuições GNU/Linux, e quase todas elas incluem algum software não-livre. Em 1992, o GNU/Linux tornou possível pela primeira vez usar um PC e manter-se livre. Em 2000, ironicamente, cada versão do GNU/Linux incluía software não-livre e assim convidava os usuários a render suas liberdades ao instalá-los. Hoje, fico feliz em dizer, as distribuições Ututo e o gNewSense são 100% software livre. Com eles você não pode errar, a menos que saia por aí atrás de programas não-livres.


Se você tem interesse pelas opiniões do fundador da FSF, não pode deixar de ler!”


Enviado por Helge Panzer Kampfwagen - referência (computerworld.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nobody
Para variar, ele falou: Para variar, ele falou muitas verdades...mas daqui a pouco, tropas aparecerão, munidas de escopetas com cano serrado, prontas para a execução.

"Não dê pérolas aos porcos, pois eles se voltarão contra ti e te devorarão".

O Stallman simplesmente ainda não entendeu essa frase...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004