“O PackageKit (http://packagekit.org/) deve tirar a dor do gerenciamento de pacotes em sistemas GNU/Linux e criar um sistema que possa competir com o Windows e Mac. O Desenvolvimento está sendo realizado a largos passos e acredita-se que poderá estar presente no Fedora 9. Para conhecer melhor, o Projeto Fedora entrevistou Richard Hughes (https://fedoraproject.org/wiki/RichardHughes) e Robin Norwood (https://fedoraproject.org/wiki/RobinNorwood), os donos da nova funcionalidade do Fedora.
Trecho:
O que te motivou para inicializar o Projeto PackageKit?
Richard Hughes: Toda distribuição reinventa o mesmo tipo de ferramenta de gerenciamento de pacotes, e geralmente faz isso muito mal. O front-end do gerenciamento de pacotes são quase sempre mal localizados ou traduzidos para uma distribuição específica. O Fedora tem o pup e o pirut, Ubuntu tem o gnome-app-install e update-manager, e o Suse tem o programa de linha de comando libzypp e o zen updater. As outras distribuições basicamente colocam alguma interface gráfica sobre essas ferramentas de gerenciamento. Para competir com o Windows XP e o OSX, precisamos melhorar o que temos a oferecer no Linux, mesmo com sistemas totalmente diferentes como o gentoo com ebuilds e o Fedora com rpms binários.
Robin Norwood: Eu não poderia concordar mais. Também, devo adicionar que os desenvolvedores de aplicações que queiram instalar plugins ou adições no software, devem ter o benefício de utilizar uma API de empacotamento unificado.”
Aqui tem um vídeo que mostra o funcionamento
http://liquidat.wordpress.com/2007/09/06/klik2-a-new-linux-installer-for-the-masses/
Basicamente você baixa um arquivo e roda ele. Mais simples que next-next-finish.
O problema dos gerenciadores de pacote é que usuários vindos do Windows não conseguem entender o quão maravilhosos e práticos eles são e também não são bons para programas que não são famosos o suficiente para entrar em um repositório ou então aplicativos comerciais, portanto eu continuo preferindo usar o meu apt ou pacman para uso geral e adoraria a idéia de poder instalar aplicativos não suportados como por exemplo o Picasa por exemplo apenas dando dois cliques e abrindo. Ou então deixar os meus próprios aplicativos, que dificilmente irão para repositórios, disponíveis para serem instalados assim.
www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.