Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Entrevista exclusiva: 4 anos de Cooperativa Solis

A Solis, cooperativa pioneira na adoção do desenvolvimento de aplicativos em software livre como base do modelo de sustentação de uma organização de desenvolvedores, está prestes a completar 4 anos de atividade, e a inaugurar sua nova sede. Como trata-se provavelmente do mais bem desenvolvido exemplo de continuidade e qualidade no desenvolvimento coletivo de software aplicativo GPL economicamente sustentável - não apenas no Rio Grande do Sul, mas possivelmente no Brasil todo -, a Mariana, repórter especial do BR-Linux, prontificou-se a ir mais uma vez a campo fazer algumas perguntas ao pessoal da cooperativa e ajudar a iluminar este exemplo para todos nós.

Agradeço ao Júnior Alex Mulinari, presidente da Solis, e ao Marcone Thiesen, seu diretor comercial, por terem aceito receber a Mariana e responder suas perguntas. E a visita ainda rendeu um convite para o churrasco de inauguração da nova sede. A Mariana já avisou que vai, e depois compartilha as fotos conosco.

Veja abaixo a íntegra da entrevista.



Temos visto que conforme o interesse por software open source aumenta, a cooperativa Solis está crescendo. Que atitudes vocês estão tomando para garantir que este crescimento ocorra de forma ordenada?

Sim, graças ao empenho coletivo, a cooperativa está crescendo. Buscando agilidade e flexibilidade na gerência de processos e projetos, estamos buscando consultorias especializadas na área de gestão administrativa e operacional. Estes trabalhos tem o objetivo de melhorar o aproveitamento coletivo das capacidades individuais, analisando cada perfil.

Sabemos que o carro chefe da Solis é formado pela dupla de softwares Sagu e GNUteca. Vocês poderiam descrevê-los, e aproveitar para falar sobre o número de usuários/clientes e quais as novidades que podemos esperar para o planejado Sagu2?

O SAGU e o GNUTECA, ambos projetos criados em parceria com a UNIVATES - Centro Universitário ( www.univates.br), são projetos que acabaram tendo uma visibilidade grande após seu desenvolvimento, principalmente porque são disponibilizados sob licença GPL. O GNUTECA (gnuteca.solis.coop.br) foi desenvolvido a partir de padrões internacionais adotados por bibliotecas (MARC21, ISO2709), e passou a atender qualquer biblioteca, sendo pública ou privada. Só na cidade de Lajeado, onde está localizada a sede da SOLIS, são mais de 14 bibliotecas municipais que utilizam o sistema, a Assembléia Legislativa do RS estará adotando o sistema, assim como vários outros casos que podemos citar. Em 1999, o SAGU (sagu.solis.coop.br) foi desenvolvido para atender as demandas e necessidades da UNIVATES. A instituição com maior número de alunos que utiliza o SAGU é a UEG - Universidade Estadual de Goiás, com mais de 30 mil alunos e 40 unidades.

O SAGU, em sua segunda versão, é um sistema que visa novamente atender as necessidades da UNIVATES, mas, ao mesmo tempo, ser um sistema modularizado e parametrizado com novas características. Uma das novidades é a utilização do framework MIOLO
(miolo.solis.coop.br), que utiliza conceitos como AJAX e WEB2.0. Outra novidade é a possibilidade de gerenciar as permissões de cada usuário. O SAGU 2 é um sistema que gerencia toda a relação do aluno com a instituição, desde sua entrada, no processo seletivo, até sua relação como aluno formando ou egresso. Em uma única tela conseguimos visualizar todo histórico do aluno na instituição. O sistema é 100% Web e permite disponibilizar serviços como, por exemplo, registro e consulta de notas, freqüências, conteúdo programático, situação financeira para corpo docente e discente.


Soube que a Solis está montando uma nova sede. Como será o novo espaço e o que terá de novidades para os cooperativados?

Estamos montando uma nova sede. Com nosso crescimento, nossa equipe aumentou, necessitando de uma maior espaço físico. Com a nova sede teremos, aproximadamente, o dobro do espaço, o que nos possibilitará uma melhor adequação de nossos setores, exemplo, uma sala especifica para Help Desk, treinamento, etc... Buscando a qualidade de vida, também dispomos de uma espaço para recreação, equipado com churrasqueira (não pode faltar para um bom gaúcho!). Nossa mudança está prevista para meados de janeiro, quando completaremos 4 anos!

O que vocês acharam da votação dos leitores do Br-Linux, onde a Solis ganhou na categoria de Empresa Nacional de Software Livre?

Primeiramente, foi uma alegria difícil de descrever. O reconhecimento da comunidade pelo trabalho que estamos realizando nos deixou muito contentes. Para a Solis, está claro que estamos no caminho certo! Construindo um modelo viável de negócio em Software Livre! Obrigado, a toda comunidade, pela lembrança e o apoio que constante recebemos! Parabéns a Solis e a Br-Linux (Augusto), por esta incrível iniciativa!



Antes de pensarmos em adotar a GPLv3, esperamos uma versão definitiva para então analisarmos a proposta.

Vocês acham que o interesse de grandes corporações no mercado open source gera negócios para quem presta serviços em open source? Esse interesse já se reflete em maior demanda pelos serviços da Solis?

O interesse de grandes corporações é mais uma prova de que o movimento de software livre está cada vez maior e maduro. É fato que a maior parte do mercado de TI ainda é de domínio destas grandes corporações. No momento em que elas demonstram interesse pelo modelo software livre, seus colaboradores e clientes também perceberão esta movimentação, fazendo com o que o modelo se popularize nestes segmentos.

A Solis é uma cooperativa, não tem um "dono" propriamente dito. Como são escolhidos os responsáveis pela sua administração?

A gestão deste Conselho Administrativo vai até março de 2008, encerrando na assembléia geral de fechamento do exercício de 2007. As eleições em cooperativas são regradas pelo estatuto social, no nosso caso, cada gestão tem a duração de 3 anos. O processo de eleição é constituído por uma comissão responsável por receber a candidatura de cooperados a cada cargo: Presidente, Vice-presidente, Tesoureiro e Secretário. As eleições são secretas e em assembléia ordinária. A Solis possui um grupo de colaboradores coeso e com os objetivos coletivos bem claros, facilitando a tomada de decisão para constituir um Conselho.

Para encerrar, quando teremos a festa da nova sede? Os leitores do Br-Linux poderão contar com minhas fotos? ^^

;-) A inauguração está prevista para segunda quinzena de janeiro. Certamente você e o Br-Linux (Augusto) são convidados!


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de cinz3nt0
financeiro...: faltou algumas perguntas sobre a saúde financeira da cooperativa. deve estar bom, pois estão mudando de prédio, mas ajudaria a quem tem dúvidas com relação a desenvolvimento open-source...

abraço
Comentário de Carlos E._Morimoto
^_^: A Mariana já está fazendo entrevistas melhores do que muitos jornalistas por aí :-O. Merecia uma coluna mensal ;)
Comentário de brain
Enviar o CV: Recomendo que a contrates como colunista pra revista do GDH logo, antes que alguém mais o faça!
Comentário de Carlos E._Morimoto
Isso é uma ameaça? ;): Isso é uma ameaça? ;)
Comentário de brain
exclusividade: Não, a vaga da Mariana aqui no BR-Linux não requer exclusividade ;-)
Comentário de rednaxel
Brain, bem que você podia: Brain, bem que você podia colocar no artigo o nome completo da Mariana.
Comentário de brain
Assinatura: Rednaxel, ela assina os textos dela só como Mariana mesmo.
Comentário de Richard GNU Barra Stallman
O nome completo dela é: O nome completo dela é GNU/Mariana...
Comentário de Sith
Eu conheço!: Hahaha, colocaram até GNU no nome da menina...
Mas eu conheço ela! Um dos poucos pessoalmente! Até o quarto dela CHEIO de TUX! E não igual um outro garoto que vai ler esse post e ficar enciumado! :D
Comentário de rednaxel
Branding: Eu acho que em termos de "branding" seria melhor adicionar algo mais, apenas Mariana pode não identificar imediatamente de quem se trata. Eu sei que é aquela guria, filha da Fabiana da Infomedia, mas eu sou de Porto Alegre. Outras pessoas podem não saber. Em tempos de Google, um sobrenome ou mesmo um apelido pode ajudar muito na localização de alguém. Experimente procurar por Rednaxel no Google...
Comentário de brain
Escolher sua assinatura: Rednaxel, eu acho que cada pessoa tem o direito de escolher a forma como assina seus trabalhos, e de quanto quer revelar sobre si, ou se quer ser localizada no Google ou não. Me parece que a Mariana só queria ser reconhecida como a pessoa que foi até a Solis fazer uma entrevista em nome do BR-Linux.

Ela assina com o primeiro nome, e para mim está ótimo. Outras pessoas preferem assinar só o sobrenome, ou mesmo um pseudônimo, e até mesmo a lei de direitos autorais prevê e autoriza isso.

Mas mesmo assim você fez o favor de expor aqui na notícia vários detalhes sobre ela que não são segredo, mas que ela optou por não divulgar neste momento. O que é uma pena pela insensibilidade, depois de eu já ter te lembrado que ela preferia assinar apenas como Mariana, e ainda mais por transformar o trabalho independente de uma pessoa em um trabalho feito pela filha de alguém.

Às vezes tenho dificuldade em fazer as pessoas enviarem para cá artigos assinados, e é uma pena perceber que para ser discreta como prefere, a Mariana teria feito melhor se tivesse escrito sob pseudônimo.
Comentário de Mariana Chan
Epa Opa: O foco da entrevista é a Solis.
Comentário de Rudá Moura
Engraçado o que um nome: Engraçado o que um nome próprio causa. Se ela assinasse "ursinha" ou "trinity",
ninguém iria questionar nada. Mas é só revelar um nome que já querem
sobrenome, CPF, idade, etc.
Comentário de rednaxel
OK: Pode deletar meu post, se quiser.

Já vi que está rolando um stress desnecessário...
Comentário de rednaxel
Esclarecendo: Eu estava apenas tentando ajudar. Achei que ela estava mesmo pensando em investir na carreira, no futuro - e para isso, nada melhor que um ter nome conhecido no mercado. Não sabia que havia toda essa preocupação com o anonimato.
Comentário de Mah-chan
Gente, vcs do SL não sao a: Gente, vcs do SL não sao a favor da liberdade?
Então, que acham da assinatura livre? =D
Aguarde meu entrevistado da semana que vem, aguardo audiência o/
Comentário de Mah-chan
Assinatura LIVRE!: Assinatura LIVRE!
Comentário de brain
Esclarecendo: Não é anonimato, ela assinou com o nome dela. Mas se ela prefere ser discreta quanto a outros detalhes da privacidade dela, acho que é um direito que pode muito bem ser respeitado.
Comentário de ...
se ela fosse feia ninguém: se ela fosse feia ninguém dava a mínima, talvez até achassem estranho...
Comentário de Jedi
caro sith : carot sith
meu filho
quem vive de passado eh museu...aposto q vc nao conheceu ela como eu a conheci, vc nao tem historia pra contar...
Comentário de Aldo Fernandes
financeiro...: não sei se a situação financeira vai tão bem assim, alugar uma sala maior não diz muita coisa. A Solis perdeu pessoas chave no último ano, coordenadores dos principais projetos, Mauricio de Castro do SAGU e Pablo Dall'Oglio do Gnuteca. E se não bastasse o Cesar Brod foi trabalhar para Microsoft, me parece que se afastando da SOLIS. Preocupante este cenário.
Comentário de Marcone Theisen
financeiro...: Olá,

O maior patrimônio da SOLIS é seu conhecimento, e assim como qualquer empresa, tem pessoas que entram e tem pessoas que saem da empresa em busca de outras oportunidades. Não é diferente na SOLIS. Os projetos, SAGU2 e GNUTECA foram muito bem absorvidos pela equipe interna, onde Vilson Gartner - coordenador de desenvolvimento soube envolver as pessoas em torno dos projetos. Jamiel Spezia atualmente coordena o projeto Gnuteca, tendo inclusive capacitação em AACR2 e MARC21, em parceria com a Control (www.control.com.br). O GNUTECA está tendo evoluções constantes, uma das novidades são os periodicos e o protocolo Z39.50 client. No SAGU2, Daniel Heisler, mais uma equipe de 5 pessoas detem de todo o conhecimento da tecnologia e dos processos. E quanto a Cesar Brod, este não se afastou da SOLIS, pelo contrário, participa ativamente da decisões da cooperativa.

Abraço,

Marcone Theisen
Diretor Comercial
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004