04/01/07 23:14 #7436
A Solis, cooperativa pioneira na adoção do desenvolvimento de aplicativos em software livre como base do modelo de sustentação de uma organização de desenvolvedores, está prestes a completar 4 anos de atividade, e a inaugurar sua nova sede. Como trata-se provavelmente do mais bem desenvolvido exemplo de continuidade e qualidade no desenvolvimento coletivo de software aplicativo GPL economicamente sustentável - não apenas no Rio Grande do Sul, mas possivelmente no Brasil todo -, a Mariana, repórter especial do BR-Linux, prontificou-se a ir mais uma vez a campo fazer algumas perguntas ao pessoal da cooperativa e ajudar a iluminar este exemplo para todos nós.
Agradeço ao Júnior Alex Mulinari, presidente da Solis, e ao Marcone Thiesen, seu diretor comercial, por terem aceito receber a Mariana e responder suas perguntas. E a visita ainda rendeu um convite para o churrasco de inauguração da nova sede. A Mariana já avisou que vai, e depois compartilha as fotos conosco.
Veja abaixo a íntegra da entrevista.
Temos visto que conforme o interesse por software open source aumenta, a cooperativa Solis está crescendo. Que atitudes vocês estão tomando para garantir que este crescimento ocorra de forma ordenada?
Sim, graças ao empenho coletivo, a cooperativa está crescendo. Buscando agilidade e flexibilidade na gerência de processos e projetos, estamos buscando consultorias especializadas na área de gestão administrativa e operacional. Estes trabalhos tem o objetivo de melhorar o aproveitamento coletivo das capacidades individuais, analisando cada perfil.
Sabemos que o carro chefe da Solis é formado pela dupla de softwares Sagu e GNUteca. Vocês poderiam descrevê-los, e aproveitar para falar sobre o número de usuários/clientes e quais as novidades que podemos esperar para o planejado Sagu2?
O SAGU e o GNUTECA, ambos projetos criados em parceria com a UNIVATES - Centro Universitário ( www.univates.br), são projetos que acabaram tendo uma visibilidade grande após seu desenvolvimento, principalmente porque são disponibilizados sob licença GPL. O GNUTECA (gnuteca.solis.coop.br) foi desenvolvido a partir de padrões internacionais adotados por bibliotecas (MARC21, ISO2709), e passou a atender qualquer biblioteca, sendo pública ou privada. Só na cidade de Lajeado, onde está localizada a sede da SOLIS, são mais de 14 bibliotecas municipais que utilizam o sistema, a Assembléia Legislativa do RS estará adotando o sistema, assim como vários outros casos que podemos citar. Em 1999, o SAGU (sagu.solis.coop.br) foi desenvolvido para atender as demandas e necessidades da UNIVATES. A instituição com maior número de alunos que utiliza o SAGU é a UEG - Universidade Estadual de Goiás, com mais de 30 mil alunos e 40 unidades.
O SAGU, em sua segunda versão, é um sistema que visa novamente atender as necessidades da UNIVATES, mas, ao mesmo tempo, ser um sistema modularizado e parametrizado com novas características. Uma das novidades é a utilização do framework MIOLO
(miolo.solis.coop.br), que utiliza conceitos como AJAX e WEB2.0. Outra novidade é a possibilidade de gerenciar as permissões de cada usuário. O SAGU 2 é um sistema que gerencia toda a relação do aluno com a instituição, desde sua entrada, no processo seletivo, até sua relação como aluno formando ou egresso. Em uma única tela conseguimos visualizar todo histórico do aluno na instituição. O sistema é 100% Web e permite disponibilizar serviços como, por exemplo, registro e consulta de notas, freqüências, conteúdo programático, situação financeira para corpo docente e discente.
Soube que a Solis está montando uma nova sede. Como será o novo espaço e o que terá de novidades para os cooperativados?
Estamos montando uma nova sede. Com nosso crescimento, nossa equipe aumentou, necessitando de uma maior espaço físico. Com a nova sede teremos, aproximadamente, o dobro do espaço, o que nos possibilitará uma melhor adequação de nossos setores, exemplo, uma sala especifica para Help Desk, treinamento, etc... Buscando a qualidade de vida, também dispomos de uma espaço para recreação, equipado com churrasqueira (não pode faltar para um bom gaúcho!). Nossa mudança está prevista para meados de janeiro, quando completaremos 4 anos!
O que vocês acharam da votação dos leitores do Br-Linux, onde a Solis ganhou na categoria de Empresa Nacional de Software Livre?
Primeiramente, foi uma alegria difícil de descrever. O reconhecimento da comunidade pelo trabalho que estamos realizando nos deixou muito contentes. Para a Solis, está claro que estamos no caminho certo! Construindo um modelo viável de negócio em Software Livre! Obrigado, a toda comunidade, pela lembrança e o apoio que constante recebemos! Parabéns a Solis e a Br-Linux (Augusto), por esta incrível iniciativa!
Antes de pensarmos em adotar a GPLv3, esperamos uma versão definitiva para então analisarmos a proposta.
Vocês acham que o interesse de grandes corporações no mercado open source gera negócios para quem presta serviços em open source? Esse interesse já se reflete em maior demanda pelos serviços da Solis?
O interesse de grandes corporações é mais uma prova de que o movimento de software livre está cada vez maior e maduro. É fato que a maior parte do mercado de TI ainda é de domínio destas grandes corporações. No momento em que elas demonstram interesse pelo modelo software livre, seus colaboradores e clientes também perceberão esta movimentação, fazendo com o que o modelo se popularize nestes segmentos.
A Solis é uma cooperativa, não tem um "dono" propriamente dito. Como são escolhidos os responsáveis pela sua administração?
A gestão deste Conselho Administrativo vai até março de 2008, encerrando na assembléia geral de fechamento do exercício de 2007. As eleições em cooperativas são regradas pelo estatuto social, no nosso caso, cada gestão tem a duração de 3 anos. O processo de eleição é constituído por uma comissão responsável por receber a candidatura de cooperados a cada cargo: Presidente, Vice-presidente, Tesoureiro e Secretário. As eleições são secretas e em assembléia ordinária. A Solis possui um grupo de colaboradores coeso e com os objetivos coletivos bem claros, facilitando a tomada de decisão para constituir um Conselho.
Para encerrar, quando teremos a festa da nova sede? Os leitores do Br-Linux poderão contar com minhas fotos? ^^
;-) A inauguração está prevista para segunda quinzena de janeiro. Certamente você e o Br-Linux (Augusto) são convidados!
(postado por
Augusto Campos)
Comentários dos leitores
Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
abraço